4 fatores sobre o balão gástrico para emagrecimento que você precisa saber

Atualmente, o balão gástrico tem sido um dos recursos para emagrecimento mais indicados pelos endocrinologistas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Você sabia que, até 2025, estima- se que 700 milhões de pessoas sofram com obesidade? É considerada uma doença crônica e é caracterizada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30.

É importante dizer que a maior taxa de crescimento aconteceu entre os adultos de 25 a 34 anos, chegando a 84,2%. Com relação às crianças, o Ministério da Saúde alerta que o número de crianças obesas entre 5 e 9 anos chega a 12,9%.

A saber, a obesidade não tratada durante a infância, pode tornar um adulto com problemas de saúde, além do excesso de peso.

Logo, esse é um dos problemas de saúde, que mais levam pessoas ao consultório médico, onde, pelo desejo de emagrecer.

Ou seja, o balão intragástrico é o mais novo procedimento que garante perda de peso e ganho de qualidade de vida, que você poderá conferir os fatores sobre ele no artigo a seguir.

Diante do exposto, decidimos por produzir um artigo voltado para o balão gástrico, trazendo informações sobre o que é, quais são os tipos existentes, se o paciente pode sofrer alguma complicação, quais são as vantagens desse procedimento e muito mais!

Ficou curioso e interessado sobre o assunto? Então, se acomode aí e preste atenção em cada detalhe do texto, pois será muito enriquecedor para a sua vida. Vamos lá? Boa leitura!

Balão gástrico: o que é e quais são os tipos?

Em primeiro lugar, o balão gástrico é uma bola de silicone extremamente resistente e é preenchido por um líquido (soro fisiológico e um corante azul). Por ter sido projetado para inflar dentro da câmara gástrica, é feito em ambiente ambulatorial e, portanto, não é considerado uma cirurgia. 

Além disso, o balão gástrico é colocado através de uma endoscopia, por isso a internação hospitalar não é necessária. O principal efeito do balão é justamente alterar a saciedade do seu portador, bem como alterações neurais e hormonais.

Com relação aos tipos existentes, é preciso dizer que são vários e que a escolha correta para cada caso deve ser feita pelo médico que realizará a sua colocação.

Os modelos de balão gástrico podem ter um único compartimento, mas também podem ser duplo ou triplo. Mas ainda tem mais, viu? Tanto pode ser inflado com solução salina quanto com ar, este último pouco utilizado no Brasil.

Quais são as vantagens do balão gástrico?

De antemão, o balão gástrico é uma alternativa segura e eficaz para aqueles indivíduos que precisam perder uma quantidade significativa de peso. Mas as suas vantagens não se resumem apenas à perda de peso, viu? Sendo assim, fizemos uma listinha dos benefícios deste procedimento, a qual você pode conferir agora:

  • É reversível, ou seja, o balão pode ser removido se o paciente desejar;
  • Não é uma cirurgia, então nenhum órgão é mutilado para que surta o efeito esperado;
  • Apresenta baixo risco de complicações graves;
  • O paciente pode realizar o procedimento mais de uma vez, desde que haja orientação médica;
  • A internação hospitalar não é necessária, então é possível retomar às suas atividades cotidianas rapidamente;
  • Proporciona uma considerável perda de peso. No Brasil, a perda chega a 20% do peso total do paciente.

E as desvantagens?

Assim como tudo na vida, o balão gástrico também possui as suas desvantagens. Mas não precisa se assustar, porque não é nada grave. Contudo, é essencial que você também saiba desse lado negativo. Veja:

  • Pode provocar episódios de náuseas e vômitos nos primeiros dias após a realização do procedimento;
  • É fundamental manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos após a sua retirada;
  • O refluxo ácido também é comum nos pacientes portadores de balão gástrico;
  • Há relatos de pacientes que têm dificuldade para dormir devido ao desconforto causado pela implantação do balão.

Como é o procedimento para colocar o balão gástrico no estômago?

A princípio, é um procedimento simples, onde se introduz o balão ainda vazio no estômago do paciente.

Em seguida, com o balão dentro do estômago, se coloca soro com um líquido azul, que funciona como um indicador, no caso de se romper, que, poderá ser verificado nas fezes ou urina.

Por ser uma técnica endoscópica, a inserção do balão dispensa internação hospitalar, e é um procedimento seguro, com baixo risco de complicações.

Além disso, o procedimento não altera o estômago, e pode ser removido quando médico juntamente com paciente, julgar necessário.

Como funciona?

Em resumo, o balão intragástrico, atua diretamente com a parte cerebral, de tal forma que, se “engana” o cérebro, enviando a mensagem que o estômago está “cheio”.

Logo, ajuda a emagrecer, pois, promove a saciedade, que inclusive, deixa a digestão mais lenta.

Além disso, a capacidade estomacal é reduzida quase que pela metade, logo, o individuo se alimentará menos também.

A perda de peso, após o procedimento, varia de um paciente para outro, mas a média é de uma redução de até 20% do peso atual.

Para quem é indicado?

Segundo avaliação de um endocrinologista, o procedimento é indicado para adultos, que a princípio, apresente IMC acima de 50.

Sobretudo, é considerado também o grau de risco ou comorbidade, bem como, se indica para pacientes que não obtiveram sucesso no tratamento clínico.

Contraindicações do balão gástrico

Algumas pessoas não podem utilizar desta técnica de redução de peso, tais como:

  • Que já realizaram cirurgia gástrica (redução do estômago);
  • Que sofrem de hérnia de hiato;
  • Problemas de coagulação sanguínea;
  • Histórico de alcoolismo e/ou drogas;
  • Lesões no trato gastrintestinal superior que tenham potencial hemorrágico;
  • Gravidez;
  • Doenças hepáticas consideradas graves;
  • Tumor estomacal.

Mas ainda, há outras contraindicações que estão relacionadas a cada pessoa de forma individualizada.

Saliente-se ainda, que segundo os endocrinologistas, o balão intragástrico, é apenas um estímulo para o paciente mudar seus hábitos alimentares.

Ou seja, um acompanhamento nutricional e psicológico deve somar a esse tratamento, visando reverter quadro de transtornos alimentares.

Como resultado, a técnica não só terá sucesso, como também evita que algum tempo depois, o paciente venha a engordar novamente.

Posso sofrer complicações?

Apesar de ser um procedimento que apresenta baixo risco, a implantação do balão gástrico pode causar algumas complicações no seu portador. Grande parte delas são consideradas raras, mas é fundamental conhecê-las. São elas:

  • Vazamento ou rompimento do balão com migração para o intestino;
  • Intolerância ao balão gástrico, ou seja, quando não ocorre a adaptação e o procedimento necessita ser revertido;
  • Durante sua permanência, seu uso pode favorecer úlceras, ocasionando perfuração do estômago e hemorragia;
  • Colonização de fungos, o que provoca o rompimento precoce do instrumento;
  • Pancreatite;
  • Favorece o aparecimento de esofagites de refluxo.

Quais exames preciso fazer antes do procedimento?

De antemão, o balão gástrico não precisa de tantos exames antes da realização do procedimento como acontece antes de uma cirurgia, por exemplo. No entanto, o médico pode solicitar alguns exames de rotina, como o hemograma completo.

Além disso, é provável que também seja necessário fazer um teste de gravidez para aquelas mulheres que estejam em idade fértil e desejam implantar o balão gástrico.

Por não se tratar de um procedimento cirúrgico, não há a obrigatoriedade de se fazer muitos exames. Contudo, sempre é interessante fazer uma investigação acerca do quadro de saúde do(a) paciente a fim de evitar possíveis problemas.

Balão gástrico: cuidados no pré e pós procedimento

Apesar de não se tratar de uma cirurgia e não haver exigência de uma lista de exames a serem feitos, a implantação do balão gástrico exige uma preparação especial. Dessa forma, é possível garantir o sucesso da realização do procedimento.

Sendo assim, vamos conhecer quais são as recomendações tanto antes quanto depois da implantação? A seguir, confira os cuidados conforme cada fase.

Antes do balão gástrico

  • Fazer jejum de, pelo menos, 8 horas;
  • Manter uma dieta leve nos dias que antecedem o procedimento, de preferência que seja a base de líquidos para dar um repouso ao estômago;
  • Suspender medicação à base de ácido acetilsalicílico durante 7 dias antes do procedimento.

Depois do balão gástrico

Como dito anteriormente, o desconforto estomacal é bastante comum entre os pacientes que portam o balão gástrico, sobretudo nos primeiros dias. Portanto, os cuidados após a realização do procedimento existem para minimizar esses desconfortos e garantir o sucesso do tratamento. A seguir, veja quais são:

  • Nos 10 primeiros dias após a implantação do balão, o paciente deve manter uma dieta puramente líquida;
  • É bom evitar o consumo de líquidos gasosos e o consumo de açúcar;
  • Manter uma dieta de baixas calorias conforme orientação de um nutricionista;
  • Praticar atividades físicas para a manutenção dos resultados;
  • Não engolir goma de mascar.

Cirurgia bariátrica X Balão gástrico: qual é o melhor?

A verdade é que perder peso é um desejo de muitas pessoas. No caso da obesidade, a perda de peso se torna indispensável para que o paciente tenha uma melhor condição de saúde e qualidade de vida.

Dessa forma, a procura por “métodos emagrecedores” é alta, sendo a cirurgia bariátrica e o balão gástrico os mais procurados. Mas, afinal, qual é o melhor? A Corretora Cedro explica!

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a gastroplastia é considerada uma cirurgia, já o balão gástrico não é considerado como tal. Com base nisso, os possíveis efeitos colaterais são maiores na cirurgia bariátrica do que na implantação do balão.

Com relação à recuperação do paciente, a cirurgia bariátrica necessita de uma atenção especial, porque é um procedimento invasivo, requer uma estrutura hospitalar e exige o uso de anestesia geral, sobretudo de internação.

No que diz respeito à perda de peso, o paciente submetido à cirurgia bariátrica perde, aproximadamente, de 30 a 40% do seu peso corporal. Por outro lado, a aplicação do balão gástrico proporciona uma perda de peso que chega a 20% do peso corporal, em média.

Hábitos saudáveis para uma vida melhor

Pode até parecer clichê, mas adotar hábitos saudáveis é de extrema importância para conquistarmos a tão sonhada qualidade de vida e uma boa condição de saúde. Partindo deste princípio, selecionamos algumas dicas para te ajudar neste processo de mudança de vida. Vamos lá? Confira:

  • Beba mais água;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Priorizar uma boa noite de sono;
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Meditar;
  • Adote o hábito da leitura;
  • Reserve um tempo para o lazer e fazer o que gosta;
  • Faça alongamentos no decorrer do dia;
  • Sorria mais, pois o riso traz inúmeros benefícios para o corpo;
  • Ser grato;
  • Afaste-se de tudo aquilo que não te faz bem;
  • Organize sua vida pessoal e profissional a fim de encontrar um ponto de equilíbrio;
  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;
  • Cuide da sua saúde e visite o médico periodicamente.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Balão gástrico: dúvidas comuns

Ainda restou alguma dúvida sobre o balão gástrico? Fica tranquilo, porque nós vamos te esclarecer tudo. Por isso, selecionamos as dúvidas mais comuns para responder e te trazer ainda mais informações. Acompanhe:

plano-e-estética

Quanto custa o balão gástrico?

O procedimento para a implantação do balão gástrico custa, em média, R$8.500,00.

Com qual idade já é possível aplicá-lo?

A verdade é que não existe uma idade correta para se submeter ao balão. Contudo, sempre é indicado esperar o fim da fase de crescimento da criança. De qualquer forma, apenas um médico pode te responder com precisão e de orientar da melhor forma possível.

Qual é a duração do balão gástrico?

Geralmente, a garantia do balão gástrico é de seis meses. Após este período, é recomendado realizar a sua retirada imediatamente.

Como a retirada é realizada?

O explante do balão gástrico acontece de forma semelhante à colocação, ou seja, é feita através de uma endoscopia. Depois disso, é fundamental a manutenção do resultado por meio de hábitos saudáveis.

Existe risco de morte com o uso do balão gástrico?

Não podemos negar que a implantação do balão gástrico já provocou alguns óbitos, mas não é o método por si só que causa o falecimento. Segundo o gastrocirurgião Eduardo Grecco, as mortes citadas pelo FDA têm relação com dois motivos: o procedimento foi realizado em ambiente inadequado ou problemas de adaptação.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Conhecimento ajuda a emagrecer

A Cedro corretora de seguros, está empenhada a ajudar as pessoas no combate à obesidade.

Por meio de conteúdos atualizados sobre saúde e qualidade de vida, queremos chegar até você, e assim, tornar seu estilo de vida melhor.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Portanto, aproveite para assinar agora nosso newsletter e receba informações complementares sobre emagrecimento e saúde, como essa sobre balão intragástrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *