4 fatos sobre a doença celíaca que você precisa saber

Os alimentos nas prateleiras já não são mais os mesmos que antigamente, não é mesmo? Vegetais com taxas elevadas de agrotóxicos, produtos enlatados e refeições congeladas são vistos aos montes por aí. Mas, saiba que os problemas de nutrição também podem ser causados por outros fatores! E eles vão além da qualidade do alimento! Por isso, hoje, vamos te contar mais sobre a doença celíaca! Você já ouviu falar dela?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O que é a doença celíaca e como ela se manifesta

A doença celíaca nada mais é do que uma reação do corpo, do sistema imunológico, à proteína do glúten!

Parece simples, não é mesmo? Porém, o grande problema é que ela está presente no nosso consumo diário: através de pães, bolos, salgados e outras receitas.

Normalmente, ela aparece ainda na infância mas também pode se manifestar mais tarde, durante a fase adulta. Saiba que a doença celíaca não é uma simples sensibilidade ao glúten.

4 fatos sobre a doença celíaca

Sintomas da intolerância 

Primeiramente, fique de olho em sintomas como:

  • Dor abdominal;
  • Constipação;
  • Gases;
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Osteoporose;
  • Câncer.

Além disso, o paciente também pode apresentar sintomas relacionados ao sistema digestivo, como anemia; dermatite herpetiforme; lesões na boca; cansaço; formigamento nas mãos e pés, dor nas articulações.

Alterações de humor também podem acontecer. Já as crianças podem representar déficits de crescimento na fase de desenvolvimento.

Diagnóstico: como reconhecer a doença celíaca em você

Observe como seu corpo reage à alimentos derivados do trigo, centeio, cevada e o malte. Afinal, pães, cervejas, bolos entre outras receitas contém uma quantidade elevada de glúten.

Fique atento a problemas gastrointestinais e sua reação à esses alimentos listados acima. Posteriormente, vá até um médico gastroenterologista.

O diagnóstico da doença celíaca é feito através de um exame chamado biópsia do intestino delgado.

Predisposição genética

Fique atento a esse detalhe pouco conhecido pela maioria da população: a doença celíaca também pode se manifestar em outros membros da sua família caso você seja diagnosticado com a patologia.

Isso porquê ela pode ser passada de geração em geração. Então, é importante procurar um médico e realizar exames genéticos complementares nos seus familiares.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Doença celíaca e a alimentação recomendada

No entanto, se você e/ou seus familiares forem diagnosticados com a doença celíaca, saiba que é possível conviver com ela!

Porém, uma mudança drástica deverá ser feita na sua rotina alimentar pois a alimentação sem glúten é um pré requisito para quem sofre com a doença.

Opções de receitas glúten free vão te livrar dos problemas causados pela proteína e, ao mesmo tempo, facilitar sua nutrição.

Suas refeições diárias não serão entediantes, pelo contrário! Hoje em dia, existem muitas criações na internet que vão complementar seu prato.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tudo que você precisa saber sobre saúde!

Por fim, saiba que você pode continuar recebendo informações de graça através da CEDRO Corretora de Seguros!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Não só sobre a doença celíaca, mas também outros conteúdos fresquinhos sobre como se prevenir de doenças crônicas e, ao mesmo tempo, aumentar sua imunidade e bem estar diário. Assine nossa newsletter por aqui, é fácil 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *