6 passos para cuidar da saúde mental

“A ansiedade é o mal do século”: já ouviu falar nessa frase? De fato, distúrbios psicológicos como o próprio estado ansioso e a depressão são uma dura realidade dos nossos tempos – e o aumento no número de casos reacende a importância do tópico da saúde mental.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Considerando que manter uma condição mental saudável é tão importante quanto cuidar do corpo, é fundamental adotar hábitos positivos para o bem-estar no dia a dia.

A seguir, saiba mais sobre o assunto e confira 6 dicas para manter a saúde psicológica em ordem!

Saúde mental: o que é e qual a importância?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o conceito de saúde mental vai muito além da ausência de doenças psicológicas.

Nesse cenário, é importante desmistificar a crença que vincula esse aspecto da nossa saúde a intervenções psiquiátricas e a um completo “descontrole emocional”.

Para se ter uma ideia, segundo a definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.

Nessa perspectiva global, o bem-estar pessoal é fundamental para que sejamos indivíduos realizados, produtivos e colaborativos para com as pessoas do nosso convívio.

Basta analisar o aumento do número de casos de burnout  (estresse acumulado por grandes volumes de trabalho)  para perceber o quanto negligenciar a saúde mental afeta diretamente a qualidade de vida.

É interessante lembrar, ainda, que a saúde psicológica está diretamente relacionada à saúde física: se as emoções não vão bem, nosso corpo dá sinais alarmantes.

Não há saúde completa sem saúde mental!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

6 passos valiosos para cuidar da saúde mental

1. Entregue-se ao bem-estar da rotina

Parece banal, mas manter uma rotina bem-estruturada faz maravilhas para a nossa saúde mental.

Além de evitar estresses desnecessários, ter tarefas, responsabilidades e refeições em horários definidos ajuda o organismo (mente e corpo) a se manter em equilíbrio.

Ao invés de ser uma “prisão”, a organização diária permite relaxar e diminuir o nível de preocupações. É só começar para notar os resultados!

2. Não reprima seus sentimentos

Reprimir os sentimentos ruins como tristeza e raiva, ignorando o que você sente, só faz com que a sensação de culpa aumente e o seu corpo comece a somatizar, exteriorizando o desgaste mental.

Permita-se sentir e diga a si mesmo que está tudo bem, aprendendo com os erros e seguindo em frente. Com essa libertação, as sensações negativas desaparecem com mais facilidade.

3. Invista em atividades físicas regulares

O efeito positivo das atividades físicas no nosso cérebro é químico e comprovado: os exercícios liberam dopamina, o hormônio da felicidade.

Além da sensação de bem-estar e dos benefícios para a saúde corporal, movimentar-se com frequência também age como um refúgio na correria do cotidiano, voltando o foco para o momento presente.

4. Dedique-se a um hobby

Em um mundo que nos cobra produtividade e retorno financeiro a todo instante, ter um hobbie (pela simples felicidade que ele traz) é uma revolução importante.

Procure inserir, no seu dia a dia, uma atividade prazerosa que te faça bem: pode ser aula de pintura, um esporte, desenhar, andar de bicicleta… não deixe sua alegria de lado!

5. Cuide do seu sono

Dormir bem é primordial para o funcionamento de todo o organismo, principalmente o cérebro.

Períodos prolongados de má qualidade e privação do sono favorecem até mesmo os problemas mentais, incluindo estresse, ansiedade e depressão.

Mas atenção: tanto a falta quanto o excesso são prejudiciais. A depender das necessidades do seu corpo, busque dormir de 6 a 8 horas por noite, priorizando horários similares para dormir e acordar.

6. Terapia é chave: conte com apoio profissional

O acompanhamento com um profissional traz benefícios imensuráveis para o bem-estar.

O psicólogo é uma peça-chave para nos apoiar na organização da nossa rotina, na administração das nossas emoções e na superação de conflitos e traumas.

Vale destacar, inclusive, que a terapia não está restrita às pessoas em situações mentais críticas, mas seus efeitos positivos se estendem a todos.

Além das coberturas dos planos de saúde que abrangem a psicoterapia, o SUS também disponibiliza espaços para atendimento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Informe-se sobre seus direitos e não deixe de se cuidar!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cuidar da saúde mental é priorizar a saúde como um todo!

Esperamos que nossas dicas te ajudem a priorizar seu bem-estar psicológico e viver uma vida mais plena.

A Cedro Corretora de Seguros está com você na jornada por mais saúde e tranquilidade!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Para ficar por dentro de mais dicas e conteúdos relevantes sobre vida saudável, não deixe de assinar nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *