7 coisas que você precisa saber sobre implante dentário

O implante dentário é usado para repor um ou vários dentes. Ele pode até mesmo substituir toda arcada dentária. Entre suas funções estão: ajudar na mastigação correta, aprimorar a dicção e melhorar a estética do sorriso.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Além disso, o implante pode evitar diversas doenças bucais. Por isso, esse procedimento não é apenas pela beleza, mas também pela saúde da pessoa.

Apesar de parecer complicado quando alguém ouve o termo, na verdade, é um processo muito simples e seguro. Então, confira 7 fatos que você precisa saber sobre o implante dentário.

1. O implante dentário não é apenas para idosos

A ideia que apenas idosos podem fazer implantes dentários é um mito. A maior parte das pessoas pode fazer procedimento, desde esteja saudável e tenha concluído o crescimento ósseo. Contudo, ele não é recomendado para gestantes e crianças.

2. Diabéticos e fumantes podem receber o implante

Portadores de diabetes podem implantar seus dentes, seja em uma clínica particular ou em seu plano odontológico. Para isso é importante que a diabetes esteja controlada e com liberação médica.

Além deles, quem fuma também pode fazer o procedimento, mas devido aos danos causados pelo fumo, há mais riscos de perder o implante. Por isso, o ideal é não voltar a fumar após o implante dentário.

3. É um mito dizer que o organismo rejeita o implante

O material do pino do implante é em titânio, um componente que se adapta sem problemas aos ossos. Se ocorrer alguma rejeição, isso é mais comum quando há problemas na cirurgia, no período pós-operatório ou na resistência óssea.

4. O implante dentário nunca é feito com dentes naturais

Os implantes dentários são estruturas metálicas, geralmente de titânio. Eles são integrados no osso maxilar abaixo da gengiva por uma cirurgia. Então, o dentista pode montar dentes de porcelana nesse suporte.

5. Existe mais de um tipo de implante dentário

Entre os tipos mais comuns estão o Implante Dentário Unitário, que integra o dente de porcelana diretamente no osso maxilar.

Já a Prótese Protocolo é parafusada, fixada sobre 4 a 8 implantes. Assim, Ela é ideal para quem quer fugir da dentadura.

Além disso, existe a Prótese Overdenture que é uma estrutura removível sobre o implante. Logo, ela exige menos implantes, de 2 a 6, sendo a mais econômica entre os tipos existentes.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

6. O procedimento é simples e seguro

Atualmente existem dois modos comuns e colocar um implante. A primeira é a Cirurgia Tradicional, feita com uma incisão para colocar as estruturas.

Nela é preciso esperar de três a quatro meses na região superior e cerca de dois meses na parte inferior para que colocar os dentes definitivos. Contudo, há a opção de Carga Imediata, para finalizar todo o processo no mesmo dia.

Há também a Cirurgia de Implante Guiada, na qual uma impressora 3D monta uma guia cirúrgica para que não seja necessário fazer cortes na gengiva. Logo, o implante é colocado apenas com um furo pequeno.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

7. Os cuidados após o implante dentário são essenciais

O paciente deve ter uma alimentação líquida e gelada por 12 horas após a colocação do implante. Então, deve passar para os alimentos pastosos, podendo ingerir comidas sólidas apenas depois de 24 horas.

Além disso, também é importante dormir com a cabeça mais alta que o corpo, evitando bochechar ou cuspir. Por outro lado, pode retornar ao trabalho no dia seguinte, apenas esperando alguns dias nos seguintes casos:

  • trabalhe expostos ao sol;
  • faça trabalhos que exijam esforço físico;
  • tenha uma profissão em que precise falar muito.

Por fim, o paciente que recebe um implante dentário deve manter sua rotina de higiene, consumir alimentos que ajudam na bucal e fazer visitas regulares ao dentista. Logo, com esses cuidados é possível ter implantes de durem por toda a vida.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de saber mais sobre a sua saúde bucal? Então, que tal receber conteúdos sobre bem-estar e qualidade de vida? Para isso, você precisa apenas assinar a newsletter gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *