Afta: conheça suas causas mais comuns e saiba como tratar

Aftas são lesões que aparecem na boca, geralmente nas bochechas e embaixo da língua. Elas são amarelas, com bordas vermelhas e costumam ter uma película branca por cima. Por ser vista como uma agressão ao corpo, nosso sistema imunológico ataca a afta de forma exagerada, o que faz surgir a inflamação e o desconforto.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

As aftas são de dois tipos. As menores, costumam sumir depois de duas semanas. As maiores, com quase um centímetro, demoram até um mês para cicatrizarem. Elas não têm nenhuma ligação com a herpes, mas apresentam outras causas.

Confira a seguir!

Afta e baixa imunidade

Acidentes ou escovações excessivas são algumas das causas da afta, mas a baixa imunidade costuma ser um sinal de alerta.

Quando há problemas imunológicos, as lesões na boca são mais frequentes, bem como a falta de vitaminas. No caso da afta, a deficiência das do tipo B12 são mais propícias ao seu aparecimento.

Outras causas comuns

O estresse e problemas hormonais também causam as aftas. Outra causa bem comum é a genética. Se os seus pais ou avós têm predisposição ao aparecimento de aftas, com toda a certeza você também terá.

Outra condição propícia é o uso de aparelho ortodôntico. Por ser algo invasivo à boca, costuma favorecer o aparecimento dessas lesões. Por isso se recomenda uma higiene bucal mais cuidadosa para quem usa aparelho.

Alimentos ácidos, como sucos e frutas, além de refrigerantes também são fatores de risco para o aparecimento de aftas. Geralmente, o pH da boca é neutro.

Com o consumo de alimentos ácidos, ele diminui, o que causa o surgimento de aftas. Pequenos machucados e feridas na boca também podem infeccionar e se tornar aftas.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Tratamento

A afta não é contagiosa, mas seus sintomas são bem desconfortáveis. Para amenizá-los, você pode colocar pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca. Bochechos com própolis também são eficazes para amenizar a dor.

Evite utilizar bicarbonato de sódio diretamente na ferida, pois pode causar queimaduras e piorar o quadro! Evitar consumir alimentos ácidos e condimentados enquanto está com afta também auxilia a aliviar os sintomas.

Caso sinta muita dor, procure um médico ou dentista. Eles são os mais indicados para prescrever pomadas analgésicas e anti inflamatórias.

Se você não conseguir engolir, as lesões também estiverem presentes nos lábios ou durarem mais de três semanas, procure imediatamente um médico, pois pode não ser apenas aftas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

É possível prevenir a afta?

Mais do que tratar as aftas, é necessário preveni-las. Ter uma alimentação balanceada, evitar comer muito fast food, aumentar a imunidade e sempre ter uma ótima higiene bucal são um adicional à proteção da sua boca, o que auxilia a prevenir as aftas.

Fontes de vitamina B e ferro, como vegetais com folhas verde escuras são uma grande proteção para a mucosa da boca. Identificar e tratar de problemas intestinais e estomacais são outras formas eficazes de proteção.

Úlceras e azias, por exemplo, causam muitas aftas, por causa do excesso de ácido clorídrico no estômago. Você se lembra dos alimentos cítricos, para ser evitados? Então, o suco gástrico em excesso também altera o pH da boca.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do conteúdo? Então não perca mais nenhum texto! Assine a newsletter agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *