Álcool em gel é eficaz na prevenção ao coronavírus? Veja os detalhes

O novo coronavírus, conhecido dos brasileiros e do mundo todo desde o princípio do ano, já fez milhares de vítimas em todo o globo. Como prevenção, são recomendados pelo Ministério da Saúde o uso de máscara quando estiver na rua, a higiene constante das mãos e, é claro, o álcool em gel.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem o motivo de uso desse álcool. Afinal, por que tem que ser 70%? E qual a vantagem dele ser em gel?

Pensando em responder todas as suas dúvidas, elaboramos esse artigo, com informações corretas e objetivas. Confira!

Qual a diferença do álcool em gel para o líquido?

Mesmo que os dois sejam 70%, porcentagem indicada para a eliminação total dos micróbios das mãos e superfícies, o álcool em gel é indicado por secar mais devagar, entre 15 a 20 minutos, o que dá tempo de eliminar totalmente o vírus do COVID-19.

Por isso, dentro de casa, o cuidado deve ser redobrado. Espere secar totalmente das mãos antes de ligar o fogão, por exemplo.

Por isso, o álcool em gel é indicado para usar quando estiver na rua, sem água e sabonete próximos. Dentro de casa, com a disponibilidade desses dois elementos, dê preferência à lavagem normal das mãos, se usar o álcool em gel.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Importância da higiene durante o isolamento

Muitas pessoas, infelizmente, não podem fazer o isolamento, devido ao trabalho ser totalmente na rua, como por exemplo, os entregadores de aplicativos. Eles devem ter uma higiene ainda mais meticulosa, principalmente ao chegar em casa.

Antes de ter contato com a família, eles devem desinfetar os sapatos, colocar as roupas e a máscara para lavar assim que chegarem em casa e tomar um banho completo. A roupa da rua deve ser embalada separadamente, caso vá a alguma lavanderia, para não contaminar os funcionários de lá.

O contato social deve ser feito a distância, sem abraços e apertos de mão. Caso tenha alguém com o coronavírus em casa, utensílios em comum, como pratos, copos e talheres, devem ser separados.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Maneira correta de lavar as mãos

Segundo os especialistas da área de saúde, o tempo correto para lavar bem as mãos é de 20 segundos. Devem ser lavados os dedos, punhos, unhas, com todo o cuidado e dedicação, para não correr nenhum risco.

Para as crianças terem uma ideia de quanto é esse tempo, equivale a cantar “Parabéns para você” duas vezes. Dessa forma, a lavagem correta das mãos não só fica eficiente, mas também divertida.

Há algum tempo, foi divulgado um vídeo falando sobre a eficiência do vinagre, em detrimento do álcool em gel. O Conselho Federal de Química corrigiu essa informação. Embora o ácido acético presente no vinagre, seja muito usado para esterilização de instrumentos, ele não funciona na pele.

Outro alerta, é para as receitas caseiras de álcool em gel. A indústria especializada é que sabe a quantidade correta de água, álcool e espessante para fabricar o produto. Em hipótese nenhuma tente fazer em casa, pois você corre o risco de ter algum acidente e, além disso, não fabricar o produto certo. Não entre em pânico para se prevenir contra o coronavírus.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Não perca mais nenhum conteúdo do blog da Cedro! Nele, você sempre tem acesso às informações atualizadas sobre saúde, seguros e bem estar! Assine a newsletter e não perca nenhum artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *