Aparelho Ortodôntico: Para quem, qual usar e como cuidar?

O que é um aparelho ortodôntico? 

Vale ressaltar que, o uso do aparelho ortodôntico não é apenas estético. É uma forma de obter um sorriso mais harmônico, bonito e saudável.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Os famosos ferrinhos, também conhecidos como bráquetes podem corrigir uma série de problemas odontológicos. Incluindo dentes tortos, lacunas entre os dentes, alinhamento de “mordidas tortas” e doenças periodontais.

Dependendo da necessidade do paciente, podem variar de tipos e procedimentos, tais como:

  • Aparelho lingual
  • Aparelho fixo
  • Aparelho fixo estético
  • Expansor Palatino
  • Aparelho móvel

Embora, os planos de tratamento sejam adaptados para cada paciente, a média de uso varia de um à três anos. Esse tempo é necessário para que os materiais aplique uma força constante e suave, movimentando os dentes que requerem ajustes.

O resultado positivo depende exclusivamente da cooperação do paciente durante esse período de utilização.

Você já sabe as diferentes maneiras de higienizar seus dentes, usando um aparelho ortodôntico? Quais são os alimentos mais recomendados? Existem comidas que podem até comprometer o tratamento?

Veja a seguir respostas para todas essas e outras dúvidas relacionadas.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais as recomendações para quem usa aparelho ortodôntico?

Primordialmente, quando se usa aparelho ortodôntico é preciso cuidar da alimentação. Antes que, seja irritante se preocupar tanto, tenha em mente o que pode, e o que não pode comer durante este período.

Isso evitará situações onde pequenos pedaços de comida ficam presos nos fios e nas partes elásticas.

Se você estiver com dificuldades para manter seus dentes limpos e saudáveis, estas são as dicas que precisa lembrar:

1. Beber bastante água

Por analogia, a água ajudará você a lavar a comida presa em seus fios e suportes. Adquira o hábito de fazer gargarejo depois das refeições, para que os detritos sejam removidos.

2. Evite comer alimentos duros

Nozes, amêndoas, castanhas, pipoca, maçã, cenoura e outros alimentos sólidos que precisam de reforço na mordida devem ser evitados, pois podem soltar ou quebrar os bráquetes . Você pode triturá-los antes de comer, fazer um puré ou umedecê-los para mudar o seu cardápio.

3. Não coma batatas fritas

Mesmo que seja um grande fã de batatas fritas, esqueça-as! Estes e outros alimentos com maior solidez podem ficar alojadas entre os arcos dos seu aparelho ortodôntico. Além disso, a oleosidade fica na superfície dos dentes e vai formando uma placa envolta do metal.

4. Limpe bem seus dentes

Para que seus dentes fiquem mais limpinhos, a dica é utilizar escovas ortodônticas e interdental para melhorar o manuseio do fio dental, por exemplo.

Usando esse pequeno conjunto de cuidados corretamente, você consegue prevenir seu sorriso de doenças bucais e seguir com o tratamento de maneira saudável.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O tratamento com aparelho ortodôntico causará desconforto?

Em suma, é comum que os dentes e a boca se tornem doloridos durante os primeiros dias do tratamento. Nessa etapa de adaptação do paciente aos novos hábitos alimentares é natural um desconforto.

Geralmente, os pacientes reclamam dos dias que os fios são trocados e ajustados, por isso, prepare uma dieta leve e analgésicos (como os usados ​​para dores de cabeça).

Outra coisa que ajuda a evitar desconforto são as ceras ortodônticas, os géis e as pomadas orais, Elas podem ajudar a aliviar as bochechas e os lábios doloridos.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Para saber mais quais são os planos que a Cedro Corretora de Seguros oferece cobertura neste tipo de aparelho ortodôntico, Fale Conosco ou assine a Newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *