Aromaterapia é coberta pelo plano de saúde?

A Aromaterapia é uma terapia holística, utilizada desde o antigo Egito para curas físicas e emocionais. Nela, são utilizados óleos essenciais para diversas finalidades, como relaxamento, autoestima, bem estar e muito mais.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Os óleos essenciais não podem ser confundidos com as essências. Essas últimas podem provocar alergias e não têm os mesmos benefícios dos óleos. Por ser muito concentrados, eles devem ser utilizados com consciência e pelas pessoas que sabem.

Benefícios da Aromaterapia

Como são diversos óleos essenciais, também são inúmeros os benefícios da Aromaterapia. Eles são usados para tratamento de insônia, estresse, fadiga, ansiedade, baixa autoestima e muito mais. Inclusive na Medicina Veterinária, como tratamento auxiliar para pets a Aromaterapia pode ser utilizada com êxito.

Se utilizados com consciência, os óleos essenciais podem auxiliar no tratamento de doenças agudas e crônicas, como no combate à asma e à depressão. No entanto, eles são complementações ao tratamento médico usual. Auxiliam nos sintomas e não podem ser usados sozinhos como único remédio.

Uso dos óleos essenciais na aromaterapia

Ainda que naturais, por serem muito concentrados, os óleos essenciais não podem ser utilizados diretamente sobre a pele.

Para isso, existem os veículos carreadores. Muito usados para as massagens e outras situações que os óleos são absorvidos pela pele, eles são utilizados para diluí-los.

plano-e-estética

Podem ser usados óleos vegetais, gels naturais, como o aloe vera, e até mesmo cremes hidratantes!

Mesmo sendo naturais, alguns óleos essenciais possuem contraindicações. Um deles é o de Ylang-Ylang.

Perfume oriental e bastante forte, não é indicado para pessoas com pressão muito baixa. Existem outros que não são indicados para pessoas com hipertensão ou epilepsia.

Em gestantes, é desaconselhável o uso de óleos essenciais até o quinto mês de gravidez. Para as criança, pode apenas uma ou duas gotas no aromatizador de ambientes, ou seja, a dosagem mínima. Não é indicado aplicar na pele das crianças, mesmo diluídos nos veículos carreadores.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Tipos de uso

Os óleos essenciais podem ser utilizados de muitas maneiras. As mais usuais são:

Aromatizador

Pode ser de vidro ou cerâmica e é utilizado para o ambiente em que se está. Diluído em água, é colocada uma vela abaixo ou, simplesmente, deixe evaporar junto ao óleo essencial. Pode também colocar em um spray, diluído em álcool e borrifar no ambiente. É indicado colocar no quarto antes de dormir ou durante meditações, substituindo o incenso.

Escalda-pés

Depois de um dia agitado de trabalho, coloque 15 gotas de um óleo essencial bem relaxante, como o de lavanda, em um balde ou bacia com água morna. Depois do banho, mergulhe os pés e descanse!

Massagem

Dilua 60 gotas de óleo essencial em 120 ml de óleo vegetal, como sente de uva ou de amêndoas. Guarde em um recipiente de vidro escuro, para não alterar as propriedades da mistura e utilize sempre que precisar.

Banho

Pigue duas gotas no chão do box e desfrute da sua própria sauna! Caso prefira os de imersão, dissolva cerca de 7 gotas do seu óleo essencial preferido na água morna da banheira e aproveite!

Desde 2018, a Aromaterapia consta como prática integrativa do SUS. O recurso terapêutico é utilizado para prevenção de doenças como hipertensão e depressão. Dessa forma, junto a outras 28 formas de prevenção e promoção à saúde, o Brasil é líder na oferta dessas modalidades na atenção básica.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Mas afinal, plano de saúde cobre ou não a Aromaterapia?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde, ou ANS, a Aromaterapia faz parte do Rol de Procedimento e Eventos em Saúde, atualizado em 2018. No entanto, somente como Terapia Inalatória, também conhecida como Nebulização.

Dessa forma, é parte da cobertura básica de planos de saúde e deve fazer parte do contrato. Além dela, outras terapias como sessão de Acupuntura e Crioterapia fazem parte da lista de procedimentos da ANS.

A Aromaterapia feita com os óleos essenciais em massagens e outras formas já descritas aqui não constam no Rol da ANS, somente como inalação ou aromatização. Assim, o mais indicado é se informar com o seu plano de saúde para saber se cobre ou não. Afinal, cada plano de saúde é de um jeito!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora que você já sabe tudo sobre Aromaterapia, continue conosco! Assine a newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *