Artrose: saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento

A artrose é uma doença bastante comum entre pessoas da terceira idade. Caracterizada por dores nas articulações ou nas famosas “ juntas”, segundo o Ministério da Saúde, essa disfunção acomete aproximadamente 15 milhões de brasileiros.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Resultado do desgaste natural do corpo, a artrose não é uma doença. Mas, acaba por ser a quarta principal causa da redução da qualidade de vida das pessoas que possuem mais de 50 anos.

Apesar disso, nós aqui da Cedro temos uma notícia boa: a artrose tem tratamento e é possível conviver com ela e ainda manter a qualidade de vida!

Quer saber como conviver bem com a artrose? Continue a leitura!

O que é artrose?

A artrose, como já dissemos, não é uma doença e sim, uma disfunção, que tem origem com o desgaste natural das articulações do corpo – chamada também de artrose primária.

Porém, também pode ser consequência de outras doenças, como por exemplo, a obesidade. Neste caso, pode acometer também pessoas mais jovens e, até mesmo, crianças, sendo chamada de artrose secundária.

Ainda não está claro o motivo, mas a artrose costuma ser mais comuns em mulheres.

Principais causas

Além da causa principal- idade avançada, a artrose tem outras causas ou fatores de risco, como:

Principais sintomas

A artrose é degenerativa e os sintomas progridem lentamente.

Os principais sintomas da artrose são:

  • Dores nas articulações, principalmente quando é realizado algum movimento;

  • Rigidez e diminuição da mobilidade articular;

  • Dormência e formigamento nas articulações;

  • Surgimento de pequenos nódulos duros nas articulações;

  • Inchaço nas articulações;

  • Perda total ou parcial da flexibilidade ao realizar os movimentos;

  • Rangidos e estalos altos das articulações.

Ao sentir qualquer um desses sintomas, mesmo que ainda sejam leves, procure orientação médica imediatamente.

Qual a diferença entre artrite e artrose?

A artrose costuma ser confundida com a artrite, pelo fato de que ambas afetam diretamente as articulações.

A principal diferença está na origem: enquanto a artrose se origina pelo desgaste das articulações e se caracteriza como uma disfunção, a artrite é uma doença, que tem como consequência inflamação nas articulações, tem como causa principal doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide. A artrite também pode ser causada pela artrose.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Articulações mais acometidas

As articulações que são mais atingidas pela artrose costumam ser àquelas responsáveis por suportar o peso do corpo, como quadril, joelhos e coluna. Porém, também pode atingir as mãos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como aliviar as dores

Para aliviar as dores e todo desconforto causado pela artrose, o mais recomendado é procurar ajuda médica. Apenas um profissional é capaz de indicar o tratamento mais adequado para você.

Listamos abaixo para você os tratamentos mais recomendados para artrose.

Fisioterapia

A fisioterapia ajuda bastante a reduzir as dores e melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com artrose. Para isso, o profissional fisioterapeuta irá focar em movimentos que ajudem a fortalecer os músculos da região acometida pela artrose, melhorar a flexibilidade e amplitude dos movimentos.

Medicamentos

Os medicamentos para artrose só devem ser administrados conforme orientação médica. Eles servem para tratar as dores, quando estão muito fortes e também para controlar os sintomas disfunção.

Dentre os mais indicados estão os anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo corticóides, para tratar as dores e possíveis inflamações.

Procedimentos cirúrgicos para artrose

Existem algumas cirurgias indicadas para a artrose. Porém, elas são indicadas apenas em casos mais avançados. Dentre as principais cirurgias indicadas estão: Osteotomia, que consiste em um realinhamento do músculo afetado ou também pode optar pela substituição articular, na qual são removidas as partes mais afetadas pela artrose e substituídas por próteses de plástico ou metal.

Exercícios

Os exercícios físicos são importantes tanto para prevenir quanto para tratar a artrose.

E, para quem já está acometido pela artrose, os exercícios também são recomendados, porém sempre devem ser praticados mediante orientação de um profissional de educação física.

Geralmente, os exercícios físicos da artrose são focados em redução de peso, no caso de pessoas com sobrepeso ou obesidade e também em fortalecimento muscular.

Vale sempre lembrar da importância de ter acompanhamento médico para indicar para você a melhor forma de tratar e conviver com a artrose.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do artigo? O blog da Cedro sempre está recheado de conteúdos interessantes para você. Para recebê-los em primeira mão, clique aqui e assine agora mesmo a nossa newsletter, desenvolvida especialmente para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *