Benefícios das sementes: conheça 5 grãos poderosos para a saúde

Como anda seu consumo de sementes no dia a dia? É isso mesmo: muita gente não sabe, mas uma alimentação balanceada deve incluir esses grãos nutritivos e importantes para a saúde. Os benefícios das sementes, afinal, são variados e poderosos!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Além de desempenhar um papel valioso na agricultura (propiciando o cultivo de muitas espécies), essas pequenas notáveis também possuem representantes comestíveis que fazem toda a diferença na nossa dieta.

Confira a leitura para conhecer 5 sementes saudáveis e ficar por dentro da melhor forma de consumir esses alimentos!

Up na dieta: a variedade de sementes comestíveis

Nos últimos anos, o interesse em torno de alguns grãos (como chia, linhaça e cânhamo) cresceu entre os praticantes de esportes e as pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável. De fato, a variedade de sementes comestíveis é extensa e muito bem-vinda nos hábitos alimentares de todos.

Gergelim, semente de abóbora, semente de girassol… encontrados em diferentes fontes e tipos, os benefícios das sementes incluem o fornecimento de proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, além da prevenção de diversas doenças crônicas.

Tipos e benefícios das sementes: 5 grãos para incluir na dieta

Semente de abóbora

Verdadeiros combos de potássio, vitaminas e ferro, as sementes de abóbora também são ricas em magnésio, um mineral extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Melhoras na dor de cabeça, nervosismo e hipertensão arterial estão associados ao consumo desse nutriente.

Chia

Grande aliada da saúde digestiva, a chia é campeã de fibras, aumentando a sensação de saciedade e melhorando os níveis de colesterol no sangue. A semente também previne a diabetes tipo 2, uma vez que retarda a absorção do açúcar.

Linhaça

A linhaça é uma grande protetora da saúde do coração. Rica em ômega 3, a semente ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, além de ser uma aliada das mulheres na menopausa. Isso porque contém fitoestrógenos, que ajudam a amenizar os sintomas dessa fase.

Gergelim

Muito além de ser o “grãozinho do pão de hambúrguer”, o gergelim é rico em cálcio e fibras alimentares. Assim, a semente não só melhora a saúde do intestino como também promove benefícios para os ossos e os dentes. O grão ainda tem efeitos benéficos no tratamento dos sintomas relativos à TPM.

Semente de girassol

Os benefícios das sementes de girassol são variados: fortalecimento do sistema imunológico, melhora das funções da tireoide e ação antiviral e antioxidante são alguns deles.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como consumir sementes?

As sementes podem ser acrescidas à dieta do dia a dia de diferentes maneiras, com destaque especial para a refeição do café da manhã e os lanches da tarde. Adicionadas ao iogurte, polvilhadas na salada de frutas, batidas em vitaminas, shakes, sucos, smoothies: essas são apenas algumas das formas simples e rápidas de consumo.

Para consumir as sementes de forma mais elaborada, algumas ideias são triturar os grãos e acrescentá-los à massa de tortas e bolos; rechear a tapioca; incluir os grãos no preparo de massas, carnes e até omeletes.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Recomendações de consumo: há alguma restrição?

Embora sejam grandes aliadas da saúde, as sementes comestíveis possuem algumas contraindicações:

  • crianças com menos de 2 anos devem evitar o consumo dos grãos;

  • a linhaça (dourada e marrom) não é indicada para: crianças antes da adolescência, gestantes, mulheres com histórico de câncer de mama na família e pessoas com problemas associados à tireoide. Adultos com boa saúde podem ingerir de 1 a 2 colheres do grão por dia.

Por fim, é importante destacar que as quantidades ideais para o consumo de sementes variam de acordo com as necessidades nutricionais e os objetivos de cada indivíduo. Não deixe de procurar um nutricionista ou médico de confiança para fazer uma avaliação!

Benefício das sementes e outras informações pra você!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

E então, gostou do conteúdo? Agora que você sabe mais sobre os benefícios das sementes comestíveis, aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e bem-estar!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *