Big data e saúde: saiba o que é e o que traz de bom para nossa saúde

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar no termo “big data”, já sabe que nunca se gerou e nem se consumiu tanta informação quanto hoje. Todos os dias, são tantas notícias, conteúdos e atualizações de redes sociais que é impossível acompanhar tudo. Mas e quanto à relação entre big data e saúde?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A grande questão é que esse imenso volume de dados gerado na atualidade, quando colocado em análise, pode trazer muitos impactos positivos para as mais diversas áreas, incluindo o segmento médico.

Fique por dentro do assunto, saiba mais sobre o big data e entenda os benefícios da tecnologia para o setor de saúde!

Big data: entenda o conceito 

Na esteira da revolução digital, o big data pode ser entendido como um imenso arquivo de dados (dos mais diversos tipos), tão grande que não pode ser analisado e processado somente por seres humanos.

Como mencionamos, a geração de informações na internet é uma importante fonte desse arquivo.

Ele pode ser alimentado a partir de bancos de dados privados e públicos, redes sociais, pesquisas científicas, arquivos empresariais, dentre outros.

Nesse sentido, o big data entra em cena para promover a análise e o processamento de todos esse conteúdo via tecnologia, filtrando e interpretando as áreas de conhecimento desejadas.

A partir dessa incrível capacidade, a ferramenta é cada vez mais utilizada para a tomada de decisões importantes em diferentes campos, tais como a economia, o mercado financeiro, o mundo corporativo em geral e, é claro, a saúde.

Vale acrescentar que o big data traz como vantagem o armazenamento seguro, informatizado e organizado de todas as informações.

Dessa forma, qualquer dado pode ser  localizado em poucos cliques.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Big Data e saúde: qual é a relação e quais são os benefícios? 

A essa altura, você pode se perguntar de que forma a análise desse imenso banco de dados pode beneficiar a medicina, ou seja, qual é a relação entre big data e saúde.

Pois bem: em primeiro lugar, é interessante destacar que os principais fornecedores de dados médicos são os prontuários eletrônicos, os laudos/exames online e todos os arquivos digitais provenientes de instituições como enfermarias, clínicas e instituições hospitalares.

De modo geral, a análise de informações promovida pelo big data possibilita um atendimento de mais qualidade para os pacientes, além de facilitar a atuação dos médicos e dos profissionais de recepção das instituições de saúde.

Vantagens do big data no segmento da saúde 

Como o big data permite uma análise altamente precisa dos dados armazenados, ele atua como um aliado e tanto na consulta do histórico médico de pacientes e na realização de diagnósticos, para citar alguns dos principais impactos.

A seguir, confira vantagens importantes dessa tecnologia aplicada à prática da medicina:

  • Mais velocidade e precisão nas pesquisas, o que beneficia a indústria farmacêutica, o desenvolvimento de medicamentos e novos tratamentos;

  • Maior controle de epidemias, tendo em vista que o cruzamento de dados do big data permite traçar um mapa de disseminação da doença e medidas eficazes de combate;

  • Mais entendimento acerca de doenças, como o câncer e o HIV. Dessa forma, agiliza-se o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e o melhor atendimento aos pacientes;

  • Melhor atendimento, mais eficácia na gestão e redução de custos nas instituições de saúde, já que o big data fornece análises que facilitam a tomada de decisões acertadas;

  • Atendimento mais personalizado do paciente, uma vez que a tecnologia facilita o acesso a todos os dados e registros do prontuário médico, comparando as informações com casos semelhantes e definindo o melhor tratamento.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Perspectivas para o futuro: previsões para o big data e saúde 

Em plena transformação, o segmento de saúde vem adotando cada vez mais as novas tecnologias na construção de um futuro digital.

Embora esteja longe de abarcar todo o sistema de saúde brasileiro, o big data já vem trazendo benefícios relevantes na velocidade e na precisão de diagnósticos, além do desenvolvimento de melhores medicamentos e tratamentos.

Nesse cenário, um desafio crescente é a questão da privacidade, considerando o risco de roubos e vazamentos do grande volume de dados médicos confidenciais.

A partir daí, tornam-se cada vez mais importantes a conscientização e a ação dos profissionais de TI na definição de políticas rígidas de segurança, além do cumprimento das emergentes legislação de dados em saúde.

E então, gostou do conteúdo? Esclareceu suas dúvidas sobre os paralelos entre big data e saúde?

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Trazendo informações relevantes sobre bem-estar e vida saudável, a Cedro Corretora de Seguros está ao seu lado na busca de uma vida mais plena. Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *