Chá verde: 5 fatos sobre a erva que você precisa saber

Certamente, você já ouviu falar em chá verde. Talvez até já tenha escutado alguém mencionar que uma das funções desta erva é para emagrecimento. Mas será que tudo que falam é realmente verdade? Fica tranquilo(a), porque a Corretora Cedro vai te explicar!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Você pode até ter visto algo sobre o chá verde em outra ocasião, mas a leitura deste artigo vai aprofundar os seus conhecimentos, viu? Então, leia o texto com bastante atenção e descubra quais são os benefícios, se pode causar algum mal e, até mesmo como fazer. Vamos lá?

O que é chá verde?

Antes de mais nada, chá verde é uma bebida produzida a partir de uma folha chamada Camellia sinensis. Esta erva é rica em compostos fenólicos, os quais desempenham papéis de antioxidantes. Além disso, também é fonte de nutrientes que são fundamentais para a nossa saúde.

Não vamos detalhar as suas propriedades agora, pois cabem ser mencionadas no tópico sobre seus benefícios, o qual você acompanha um pouco mais a frente. Por outro lado, quais são as formas em que é possível encontrar o chá verde? São elas: cápsulas, pó solúvel e saquinhos de chá.

E como posso comprar? Você não terá muita dificuldade em encontrar algum estabelecimento que venda o chá verde, porque é possível comprar em supermercados, lojas de produtos naturais e, até mesmo, online.

Benefícios do chá verde para a saúde

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é esta erva e em quais locais você pode comprá-lo, chegou a hora de conhecer quais são os benefícios desta bebida. Porém, antes de citarmos os seus pontos positivos, é válido ressaltar que existem alguns mitos no que diz respeito à eles, viu?

Muitas pessoas acreditam que este tipo de chá é um forte aliado no processo de emagrecimento, mas será que ele realmente possui essa finalidade? Isso você descobre agora! Então, confira quais são os benefícios do chá verde na lista abaixo:

  • Atua na prevenção de vários tipos de câncer;
  • Retarda o envelhecimento das células do nosso corpo;
  • Melhora a saúde bucal;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Equilibra os níveis de colesterol e de açúcar;
  • Reduz o risco de inflamações e infecções;
  • Proporciona melhoria no seu desempenho durante o exercício físico;
  • Controla a pressão arterial;
  • Auxilia na perda de peso corporal.

Com relação à este último benefício citado, é válido mencionar que esse auxílio no emagrecimento se deve à presença da cafeína e catequina. Estudos indicam que o consumo regular da bebida pode melhorar o metabolismo, provocando a queima de gordura e a redução da circunferência abdominal.

Quais são os males que o chá verde pode causar?

Em primeiro lugar, os males que o chá verde pode causar estão relacionados com o seu consumo exagerado. Então, qual é a quantidade indicada? Profissionais da medicina recomendam que o consumo não ultrapasse 1 colher de chá rasa para cada xícara de chá apenas uma vez por dia.

O que pode acontecer comigo se consumir a erva em excesso? A seguir, confira quais são os males que o chá verde pode causar:

  • Toxicidade hepática;
  • Gastrite;
  • Anemia;
  • Úlcera gástrica com sangramento;
  • Quadros de insônia, ansiedade e irritabilidade;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Problemas de coagulação.

E qual quantidade é considerada como consumo exagerado? O excesso se caracteriza pela ingestão de 5 xícaras da bebida ou mais. No caso das cápsulas, é importante ficar atento(a) à dosagem, porque uma única unidade pode corresponder à 10 xícaras do chá verde.

Como fazer?

Para aproveitar os benefícios do chá verde na íntegra, é essencial fazer a bebida da forma correta. Sendo assim, você sabe como preparar o chá? Não? É só conferir o passo a passo abaixo:

  1. Aqueça água filtrada em uma chaleira ou panela. Desligue o fogo quando começar a borbulhar;
  2. Para cada litro de água quente, acrescente uma ou duas colheres de sopa da erva. Em seguida, tampe o recipiente;
  3. Deixe em infusão entre 3 e 5 minutos;
  4. O último passo é coar. Feito isso, o chá está pronto!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Qual é o melhor horário para tomar o chá verde?

De antemão, não existe um horário ideal para consumir a bebida, porque vai depender do seu perfil. Veja:

  • Se você apresenta algum problema para dormir, o recomendado é que você evite consumir o chá verde no período da noite, pois contém cafeína;
  • Quando você pratica atividade física, você pode ingerir a bebida antes do seu treino, porque seus compostos potencializam o gasto calórico e, consequentemente, a perda de peso.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Chá verde: adquira mais conhecimento

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você gostou de saber um pouco mais sobre o chá verde? Nós produzimos este artigo com o maior cuidado, então, desejamos que tenha sido útil para você. Mas você sabia que é possível adquirir ainda mais conhecimento e melhorar a sua qualidade de vida com informação? É simples e gratuito, basta assinar nosso newsletter!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *