Cirurgia de diástase: saiba como funciona o procedimento cirúrgico

A diástase abdominal é bastante comum em mulheres que já engravidaram, mas também pode acometer àquelas que apresentam sobrepeso ou obesidade. A cirurgia de diástase é uma das formas utilizadas para realizar a correção desta patologia.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Seus resultados podem ser extremamente satisfatórios se forem as seguidas as recomendações médicas. E, além de uma melhora estética, a cirurgia também pode acabar com as dores lombares decorrentes da diástase abdominal.

Você tem dúvidas sobre este procedimento? Continue a leitura e saiba tudo sobre a cirurgia de diástase!

Afinal, o que é a diástase abdominal?

A diástase abdominal consiste em um afastamento do músculo da região do abdômen  do músculo reto abdominal. O resultado disso é a formação de um “espaço” entre o ventre direito e esquerdo, que pode chegar a até 10 centímetros.

O que causa a diástase abdominal?

É muito comum a diástase surgir no pós-parto, devido ao estiramento do músculo do abdômen, que fica mais flácido e enfraquecido nessa fase. Como consequência, surgem as dores abdominais e lombares.

A diástase pode ocorrer também nos seguintes casos:

  • Ganho de peso;
  • Idade avançada;
  • Prática exagerada de exercícios físicos que provoquem sobrecarga no abdômen, como agachamentos com carga de peso elevada;
  • Levantamento de objetos pesados com posturas erradas.

Além das dores, a diástase provoca também um desconforto estético ao paciente, pois o “espaço” formado entre os músculos do abdômen pode ficar bastante visível, dependendo do caso.

Como acabar com a diástase pós-parto?

Em um primeiro momento, segundo especialistas, a diástase pós-parto pode ser tratada por meio de fisioterapia e exercícios, como o pilates clínico. Esses tratamentos não invasivos podem ser recomendados em casos nos quais o afastamento entre os músculos é discreto, em torno de 1,5 ou 2 centímetros.

Cirurgia para diástase

Em alguns casos, os tratamentos não invasivos podem não proporcionar o efeito desejado. Sendo assim, a cirurgia de diástase pode ser recomendada.

Os especialistas responsáveis por tratar da diástase são os cirurgiões-gerais, cirurgiões plásticos ou cirurgiões do aparelho digestivo.

Como é feita cirurgia para diástase

Após a recomendação da cirurgia, o profissional irá solicitar os exames pré-operatórios para avaliação da saúde da paciente, como por exemplo exames de sangue e avaliação cardíaca, ou mais algum outro exame específico, que o médico julgue necessário.

A cirurgia é realizada mediante anestesia geral, ou raqui e tem duração de aproximadamente 3 horas. Nela, o profissional realiza três pequenos cortes na barriga e, com uma linha resistente, inicia o processo de “ costura” dos músculos, para juntá-los. Em caso de excesso de gordura, pode ser solicitada uma abdominoplastia.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Recuperação da cirurgia de diástase

Com dois ou três dias após a realização da cirurgia de diástase a paciente recebe alta.

Para diminuir o inchaço do pós-operatório, podem ser realizadas sessões de drenagem linfática, conforme indicação médica.

Exercícios físicos só são liberados geralmente com 6 semanas após a realização do procedimento. Inicialmente, é recomendada apenas a prática de atividades aeróbicas, como caminhadas.

O resultado final é visualizado 3 meses após a cirurgia.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Pode engravidar depois da cirurgia de diástase?

Sim, é possível engravidar após a cirurgia de diástase. Porém, existe o risco de ocorrer uma nova separação entre os músculos, conforme a evolução da gravidez.

Para que a paciente não volte a ter a diástase, é recomendado a prática de atividades físicas antes e durante a gravidez. Neste último caso, sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do nosso artigo? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e fique sempre por dentro de conteúdo interessantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *