Cirurgia de miopia: tudo o que você precisa saber

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo. Porém, com o passar do tempo, é comum surgirem dificuldades para enxergar como: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Então, entenda mais sobre a cirurgia de miopia e descubra como ela funciona.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

As dificuldades para enxergar bem variam entre problemas para ver de perto (hipermetropia), ver de longe (miopia) ou ambos (astigmatismo). Por isso, é essencial cuidar desses casos assim que forem detectados.

O que é a miopia?

Quem tem miopia apresenta o formato do globo ocular mais longo do que o normal. Assim, os raios de luz são absorvidos antes de chegar à retina. O resultado são imagens distorcidas que causam a dificuldade para enxergar. Esse processo é chamado de alongamento axial.

Sendo assim, a miopia é a dificuldade em enxergar de longe. Isso ocorre porque a capacidade refrativa dos olhos em repouso é excessiva para o seu comprimento axial. Dessa forma, é preciso ter muitos cuidados já que ela faz com que a visão mude com frequência.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais são os tratamentos para miopia?

As formas para corrigir a miopia são: cirurgia refrativa, óculos de grau e lentes de contato. Ao optar por uma dessas soluções é possível evitar a evolução do grau, que pode aumentar com o tempo.

Cirurgia refrativa

Ela é realizada a laser e altera a curvatura da córnea. O objetivo é modelar seu formato para corrigir a miopia. Também é utilizada para astigmatismo e hipermetropia.

Contudo, ela normalmente apenas pode ser realizada para quem tem acima de 6 graus.

Óculos de grau

Eles apresentam um custo menor em comparação com as demais alternativas. Além disso, são adaptáveis às necessidades de cada pessoa.

A manutenção dos óculos é mais simples, se comparados às lentes de contato. Além disso, como não são colocados na parte interna dos olhos, é possível evitar o risco de infecção ocular.

Lentes de contato

É uma opção para quem não se sente bem com óculos por fatores estéticos. As lentes mais comuns são: gelatinosas, rígidas e tóricas. É preciso seguir cuidados específicos para preservar as lentes de contato.

A seguir, veja como é realizada a cirurgia de miopia e tire suas dúvidas sobre esse procedimento.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como é a cirurgia de miopia?

A técnica pode ser PRK ou LASIK. Já o processo é relativamente simples, com um laser, o médico consegue modelar a córnea fazendo com que ela fique mais plana.

Dessa forma, a miopia é corrigida já que a imagem começa a se formar sobre a retina.

Contraindicação

A cirurgia é indicada a partir dos 18 anos, mas o recomendado é que pessoa aguarde até completar 21 anos, com o grau estável há 12 meses.

As contraindicações para a cirurgia são: gravidez, amamentação, sofrer com olho seco, diabetes, lúpus e artrite reumatoide. Agora, acompanhe o passo a passo.

Passo a passo da cirurgia

  1. O médico coloca umas gotas de colírio anestésico no olho a ser tratado. Após isso, ele imobiliza as pálpebras do paciente com o bléfaro (uma espécie de grampo).
  2. Com um aparelho muito preciso, chamado microcerátomo, o especialista corta o epitélio, que é a membrana que reveste a córnea. Logo, uma tampinha de 9 milímetros é retirada parcialmente.
  3. Assim, o laser é utilizado atingindo o centro da córnea. Essa parte leva cerca de 30 segundos e pode corrigir até mesmo 10 graus de miopia.
  4. Depois de aplicar o laser, a tampinha é recolocada em seu lugar e a cirurgia acaba. Todo o processo dura menos de 20 minutos.

Recuperação

O paciente apenas não sai enxergando completamente, devido ao efeito dos anestésicos. Porém, é preciso ter alguns cuidados durante um mês. Nessa fase não é recomendado nadar, praticar esportes ou esfregar os olhos. Fora isso, a pessoa já pode retomar sua vida normal.

Benefício

O principal benefício é a diminuição ou a eliminação dos óculos e lentes. Isso possibilita mais desenvoltura durante atividades como natação, futebol, direção e em eventos sociais.

Agora que você sabe mais sobre a cirurgia de miopia, não há motivos para ter medo. Todo o processo é simples e a recuperação tende a ser rápida.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para assinar a newsletter e fique por dentro das novidades e outros assuntos relacionados a saúde e bem estar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *