Como funciona o convênio médico para criança?

Inegavelmente a aquisição de um convênio médico para criança é o anseio da maioria daqueles que têm filhos pequenos. Já que o serviço ao oferecer atendimento de saúde específico para as crianças traz comodidade e tranquilidade aos pais.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Esse cuidado com as crianças é importante desde os primeiros dias de nascimento, assim como nos primeiros anos de vida. No entanto, você sabe como funciona um convênio médico para criança?

Neste artigo vamos te informar como funciona e as vantagens em ter um plano de saúde infantil.

Além disso, ainda vamos trazer informações valiosas sobre a saúde da criança, tais como: como fazê-la crescer saudável, como deve ser a alimentação, quais são as doenças mais comuns, as vacinas que devem tomar e, ao final, tirar suas dúvidas sobre o tema!

Ficou curioso e interessado para saber mais? É simples, basta ler o artigo e ficar ainda mais informado(a). Então, boa leitura!

5 dicas para o seu filho(a) crescer saudável!

A verdade é que, se você é pai ou mãe, faz de tudo para proteger o seu filho(a) para que nada ruim lhe aconteça. Mas sabemos que nem sempre é possível, devido a correria do dia.

Você já ouviu falar naquela expressão que diz “é melhor prevenir do que remediar”? Pois é, se você tem esse pensamento, saiba que é a mais pura verdade. Contudo, isso NÃO torna o plano de saúde inútil, viu? É essencial adquirir essa segurança, pois todos nós estamos sujeitos aos mais diversos imprevistos.

Neste tópico, nós queremos te ajudar a proporcionar um crescimento saudável para o seu bem mais precioso. Então, fique atento às dicas abaixo:

Amamente o seu filho até os seis meses, no mínimo

Em primeiro lugar, é importante mencionar que o processo para um crescimento saudável já começa logo quando o bebê nasce, através da amamentação. Entretanto, sabemos que algumas mamães não conseguem amamentar e, para elas, queremos tranquilizá-las e dizer que não precisa se culpar, porque você não tem culpa!

O leite materno possui vários benefícios e desempenha um papel fundamental na imunidade do bebê, porque possui ação bactericida, tem células de defesa e contém nutrientes que influenciam positivamente no aprendizado.

A recomendação de que o leite materno seja o único alimento até os seis meses de idade é universal: Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. A partir dessa fase, a introdução alimentar já pode ser iniciada.

Deixe a criança brincar ao ar livre

Pode até parecer contraditório, mas brincar ao ar livre traz inúmeros benefícios para o crescimento da criança, tais como: cria mais anticorpos, aumenta sua imunidade, contato com a natureza e outras crianças aumentam a qualidade de vida e, até mesmo, deixa os ossos mais fortes com a exposição ao sol de forma saudável e moderada.

Ensine os hábitos de higiene

A verdade é que manter hábitos de higiene é essencial em qualquer fase da vida. Logo, é fundamental ensiná-las a importância da higiene diária. Podem parecer atitudes simples, mas fazem toda a diferença: escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos e tomar banho.

Incentive a prática de atividades físicas

Desde que seja moderada, a prática de exercícios físicos é extremamente benéfica para as crianças, pois estimula o desenvolvimento físico, da musculatura e da coordenação motora. Indo além, ainda previne a obesidade (o mal do século) e incentiva o convívio com outras pessoas.

Mantenha as vacinas em dia

Você sabia que, até os seis anos de idade, as crianças devem tomar 12 vacinas? Pois é, isso vai auxiliar na prevenção dessas doenças. No decorrer deste artigo, nós vamos te informar quais são as vacinas que devem ser tomadas de acordo com cada fase.

Como meu filho(a) deve se alimentar? Corretora Cedro explica!

De antemão, sabemos que manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial em qualquer idade. Mas, afinal, como proceder com as crianças?

Antes de mais nada, é preciso estar atento(a), porque cada idade possui sua necessidade. Pode até parecer difícil, mas nós da Corretora Cedro vamos falar tudo que você precisa saber sobre a alimentação da criança. Confira:

  • 2 a 5 anos: para um bom desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, o consumo de hortaliças e alimentos que são fonte de cálcio é indispensável.
  • 6 a 10 anos: como a criança já se encontra em fase escolar, o apetite tende a aumentar. Entretanto, é importante ficar atento à escolha dos alimentos e evitar aqueles que não favorecem o sobrepeso. Exemplos de carboidratos saudáveis: batata doce, batata inglesa, batata baroa e aipim/macaxeira.
  • A partir de 11 anos: nesta fase, a tendência é que o desejo por fast food aumente. Dessa forma, o ideal não é proibir, mas sim limitar o consumo desse tipo de alimento.

Convênio médico para criança: doenças mais comuns

Não adianta: por mais cuidado que se tenha, as crianças acabam adoecendo em algum momento da vida. Mas você sabe quais são as doenças infantis mais comuns? Não? Pode ficar tranquilo, pois vamos te contar!

Catapora

O que é? Doença bastante contagiosa e também conhecida como varicela. É causada por um vírus e costuma surgir quando os pequenos estão em fase escolar.

Quais são os sintomas? Os principais sintomas são: inchaço da glândula, dor, febre, dores musculares e, até mesmo, dificuldade para mastigar e engolir.

Alergia

O que é? As alergias podem ser causadas por uma série de fatores e está na lista das doenças infantis mais comuns.

Quais são os sintomas? As alergias alimentares costumam provocar coceira, erupções na pele e diarreia. Já no caso da alergia respiratória, a criança pode apresentar espirros, congestão nasal e chiados no peito.

Infecções no ouvido e garganta

O que é? Existem a otite externa (casos leves) e otite média (casos graves) e é causada por excesso de umidade no canal auditivo ou acúmulo de secreção. Já a infecção na garganta é causada pelo contato com outras secreções contaminadas.

Quais são os sintomas? Em ambos os casos, a criança pode sentir dor na região, falta de apetite e febre.

Caxumba

O que é? É uma doença causada por vírus e atinge as glândulas produtoras de saliva. Em casos mais graves, pode chegar a afetar outros órgãos.

Quais são os sintomas? Os principais sintomas são: inchaço da glândula, dor, febre, dores musculares e, até mesmo, dificuldade para mastigar e engolir.

O que é um convênio médico para criança?

O convênio médico para criança é um serviço de saúde privada criado especialmente para atender os pequenos.

Em síntese, o serviço funciona como um plano de saúde comum, oferecendo assistência médica e hospitalar para os beneficiários.

Entretanto, algumas operadoras já oferecem opções de atendimento personalizadas para as crianças. Como, por exemplo, atendimento pediátrico domiciliar e acompanhamento de prematuros.

Como funciona a carência do plano de saúde para criança?

Nos planos de saúde com cobertura obstétrica, o filho recém-nascido tem assegurado a inscrição como dependente, isento do cumprimento da carência, se for incluído 30 dias depois do nascimento ou adoção.

Para isso, é necessário que o titular do plano já tenha cumprido 180 dias de carência. Já nos casos em que o plano for contratado diretamente para a criança existem outros prazos de carências.

Esses prazos máximos são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas podem variar para menos conforme a operadora. Entretanto, a maioria das operadoras libera os atendimentos de urgência e emergência, logo após a contratação.

Qual a importância de adquirir um plano de saúde infantil?

Existem diversos motivos que ressaltam a importância da contratação de um plano de saúde infantil. Veja abaixo os mais relevantes.

Consultas

Os primeiros anos de vida de uma pessoa é uma fase onde ela está mais vulnerável e suscetível às enfermidades. Isso acontece porque o sistema imunológico dos bebês e das crianças ainda está se desenvolvendo.

Sendo assim, esse é um período em que os pequenos precisam ter constantes consultas pediátricas.

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, do nascimento até completar 1 ano de idade a criança precisa de no mínimo 11 consultas com o pediatra. Essas consultas servem para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente e se está com o peso ideal.

Vacinas

Esse também é um período em que as crianças precisam receber diversos tipos de vacinas essenciais e obrigatórias. Nesta fase, é recomendado que os pequenos recebam cerca de 14 vacinas, como, por exemplo a BCG, contra a tuberculose.

Acidentes domésticos

Infelizmente, a infância é um período em que as crianças podem sofrer diversos tipos de acidentes domésticos.

Correr, pular, andar de bicicleta, todas essas brincadeiras inocentes podem acabar em um incidente que precise de atendimento médico. Neste sentido, nada melhor do que ter a disposição dos pequenos um atendimento médico rápido e de qualidade.

Cronograma de vacinação das crianças

Durante este artigo, a vacinação na infância já foi mencionada em alguns momentos. Mas você sabe quais são as vacinas que o seu pequeno deve tomar? Calma, porque vamos te informar quais são e em qual idade deve ser aplicada.

Antes de dar início, é válido mencionar que a vacinação é direito de todo cidadão e o objetivo é prevenir as doenças infecto-contagiosas. As vacinas são tão importantes que já chegaram a causar a erradicação de algumas enfermidades.

Agora, confira o cronograma de vacinação na infância:

  • Ao nascer: BCG-ID e Hepatite B (1º dose);
  • 1 mês: Hepatite B (2º dose);
  • 2 meses: Tetravalente, VOP, VORH, Antipneumocócica 10 valente conjugada (1º dose de todas);
  • 3 meses: Antimeningocócica C conjugada (1º dose);
  • 4 meses: Tetravalente, VOP, VORH, Antipneumocócica 10 valente conjugada (2º dose de todas);
  • 5 meses: Antimeningocócica C conjugada (2º dose);
  • 6 meses: Tetravalente, VOP, Hepatite B e Antipneumocócica 10 valente conjugada (3º dose);
  • 9 meses: Febre amarela (1º dose e o reforço a cada 10 anos);
  • 12 meses: SRC (1º dose) e Antipneumocócica 10 valente conjugada (reforço);
  • 15 meses: DTP (1º reforço). VOP e Antimeningocócica C conjugada (reforço);
  • 4 anos: DTP (2º reforço) e SRC (2º dose);
  • 10 anos: Febre amarela (1 dose e com reforço a cada 10 anos).

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Convênio médico para criança: dúvidas frequentes

Apesar de um artigo recheado de informações e dicas valiosas, é normal que ainda tenha restado alguma dúvida. Sendo assim, criamos esse tópico especialmente para responder às perguntas mais frequentes sobre convênio médico para criança e tudo o que foi abordado até aqui. Acompanhe:

Por que não posso oferecer açúcar à criança?

A verdade é que o açúcar prejudica a saúde de qualquer pessoa, independente da idade. No caso das crianças, os danos tomam proporções maiores: surgimento de cáries, obesidade e aumenta as chances de desenvolver doença crônica.

Posso incluir meu filho recém-nascido no meu plano de saúde?

A boa notícia é que sim, você pode incluir seu filho(a) recém-nascido como dependente no seu convênio médico. O titular tem até 30 dias após o nascimento para incluí-lo no plano sem que haja necessidade de cumprir o período de carência.

Como posso ter o cartão de vacinação do meu filho(a)?

O Cartão de Vacinação é o documento que comprova a imunização. A responsabilidade de emitir ou atualizar é das Unidades de Saúde.

Existe algum alimento que a criança não pode deixar de comer diariamente?

De antemão, existem 4 grupos de alimentos que não podem deixar de ser oferecidos para a criança. São eles: frutas e verduras, cereais, proteínas e lácteos.

Quanto custa um convênio médico para criança?

Você sabia que, hoje em dia, é possível encontrar convênio médico infantil a partir de R$100? Boa notícia, não é? Pois é, mas fique atento, pois o valor muda conforme alguns fatores: cobertura, operadora e tipo de plano contratado.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Convênio médico para criança: para finalizar

Viu só? São inúmeras as vantagens em adquirir um plano de saúde para os seus filhos pequenos.

E na hora de contratar um convênio médico para criançanão esqueça que a Cedro possui os mais diversos tipos de serviços de saúde privada. Conte conosco para proteger a sua família!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora, que tal falar com um de nossos corretores para encontrar a melhor opção de convênio médico para criança? Você não pode colocar a saúde do seu bem mais preciso em risco, principalmente em tempos de pandemia. Afinal, com a saúde não se brinca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *