Como identificar a depressão pós-parto?

Nove meses de espera, alegria, apreensão e cuidados. Gravidez é um momento especial porque é a celebração da coisa mais importante que existe: a vida! É a chegada de uma nova vida e a transformação eterna daqueles no entorno. Mas infelizmente as mães podem nesse momento passar pela temível depressão pós-parto.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cada vez mais comum, a depressão pós-parto vem se tornando um problema real para mulheres. A boa notícia é que ela pode – e deve – ser tratada! Então leia nesse artigo sobre essa condição, como indentificá-la e formas de tratamento.

O que causa depressão pós-parto?

Estima-se que entre 70% e 80% das novas mães no mundo são afetadas pela doença, e no Brasil, uma em cada quatro novas mães sofrem com o quadro. Não se sabe ao certo o que causa a depressão pós-parto.

Assim como casos normais de depressão, é um transtorno de humor, que pode ser repentino ou não, e provoca uma série de alterações negativas no cotidiano e muitas vezes, para o próprio bebê.

Ainda que não haja uma causa, estudos dizem que a depressão pós-parto é uma resposta do cérebro para os grandes impactos que a mulher tem depois de dar a luz. Os cuidados com o bebê podem ser cansativos, como as famosas noites de sono perdidas.

Além disso, trata-se de um momento no qual a mulher teve sua vida transformada por nove meses para depois tudo a sua volta mudar outra vez. Aquela rotina de gestante, cheia de exames e espera, muda sem aviso.

A responsabilidade de ter uma criança pode ser um peso muito grande, e é aí que entra a importância de entender que a depressão pós-parto não é culpa da mulher, mas sim algo que pode acontecer com todo mundo.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Sintomas da depressão pós-parto

Identificar a depressão pós-parto é difícil. Porque os sintomas são muito confundidos com uma tristeza momentânea ou aqueles momentos que não queremos ver ninguém. Mudanças de humor, episódios de choro, ansiedade e dificuldade para dormir são alguns dos sintomas mais frequentes.

Outros sintomas incluem concentração reduzida, problemas de apetite, tristeza e falta de energia.

Quando esses sintomas incapacitam a mãe de fazer algo simples ou até de cuidar do bebê, significa que é hora de procurar ajuda.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento

A boa notícia é que a depressão pós-parto pode ser tratada pelo seu plano de saúde. A maioria dos planos, inclusive os planos mais populares, possuem áreas para o tratamento de transtorno mentais.

Não é vergonha procurar ajuda! A consulta com um psicanalista e psicólogo é importante para a mãe que passa por essa situação. Aceitar ajuda é como tirar um peso dos ombros, e seu plano de saúde te ajuda nisso!

A meditação também é uma importante aliada porque ajuda a relaxar a mente. Manter uma rotina ativa de exercícios físicos, alimentação balanceada e misturar atividades de lazer com o trabalho também ajuda.

Ver os amigos e as amigas, tirar momentos para cuidar apenas de você mesma são algumas das atitudes recomendadas. A depressão acontece em momentos de desequilíbrio psicológico, por isso é fundamental estar sempre buscando o equilíbrio de tudo!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

O blog da Corretora Cedro trás muitas informações sobre assuntos importantes e atuais, como este que você leu. Então não esqueça de assinar nossa newsletter e receber, no seu email, mais dicas e sobre saúde e bem-estar, finanças e seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *