Conheça a placa bacteriana e as consequências que ela trás para a saúde bucal

A placa bacteriana é um substância pegajosa e transparente, que aparece nos dentes ao final de cada refeição depois de nos alimentarmos. Por isso, é fundamental escovar os nossos dentes após cada refeição ou então três vezes ao dia.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Os restos de alimentos combinados às bactérias que já temos na boca, deixam a superfície dos dentes viscosa e enrugada.

A sensação de dentes “grossos” é devido à formação da placa bacteriana. A seguir esclarecemos mais sobre esse problema bucal em nossa saúde.

Consequências à saúde

A princípio, a placa bacteriana não traz muitos problemas à saúde. No entanto, se deixada por muitos dias, pode ocasionar sangramentos na gengiva, mal hálito, vermelhidão e maior sensibilidade.

Caso fique por bastante tempo, os sintomas só se agravam, podendo chegar a uma gengivite e até uma periodontite.

Se as bactérias caírem na corrente sanguínea, podem chegar ao tecido cardíaco. Essa ocorrência se chama endocardite bacteriana, que pode levar o paciente à morte.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Tártaro e placa bacteriana

A placa bacteriana é o primeiro estágio do acúmulo de bactérias. No entanto, por ser transparente, costuma ser desprezada pelas pessoas que, muitas vezes deixam de escovar os dentes diariamente e passar o fio dental, outra medida eficiente de limpeza bucal.

O tártaro é quando a placa bacteriana, juntamente com a saliva, mineralizam e endurecem, se tornando parte do dente. Uma parte bem prejudicial, pois a partir do tártaro aparecem as cáries e outros problemas bucais mais graves.

Diferente da placa bacteriana, o tártaro, também conhecido como cálculo dental, só pode ser removido completamente por dentistas, em uma limpeza completa, com ultrassom, chamada tartarotomia.

Já a placa bacteriana consegue ser eliminada com escovação diária, uso do fio dental e enxaguante bucal.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Crianças e gestação

A placa bacteriana, também chamada pelos profissionais de biofilme, afeta adultos e crianças. Por não saber muito bem como escovar os dentes, os pequenos podem fazer uma higiene bucal insuficiente, o que acarreta o aparecimento de cáries. Por isso, é essencial o acompanhamento dos pais para auxiliar a escovação diária.

Durante a gravidez, a mulher passa por diversas alterações corporais, que podem afetar também a saúde bucal. Como todo o corpo fica mais vascularizado, a proliferação de bactérias também aumenta na boca.

Além disso, a saliva fica mais ácida, o que favorece o acúmulo de bactérias no local. Portanto, as grávidas devem ter um cuidado maior com a higiene dos dentes.

Por ser transparente, muitas pessoas não sabem onde escovar direito para eliminar totalmente a placa bacteriana. Para eliminar esse problemas, existem os reveladores de placas.

No mercado eles estão disponíveis como líquidos, pastilhas e cremes. Em comum, um corante rosa, chamado eritrosina.

Antes de adquirir um deles, consulte o seu dentista e converse sobre qual o melhor método para revelar a ocorrência de placa bacteriana. As pastilhas geralmente são mastigadas por 30 segundos. Os de creme são espalhados com o auxílio de um cotonete e, finalmente, os líquidos são bochechados por 30 segundos.

Para saber se você tem placa bacteriana sem o auxílio desses reveladores é muito simples. As bactérias já existem em nossa boca, então você vai ter, em algum momento da vida, a placa bacteriana.

No entanto, é possível ver se ela é muito grave por sintomas, como o sangramento da gengiva. Por isso, não espere aparecer os indícios para se cuidar. Visite seu dentista regularmente e escove sempre os dentes.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora que você já sabe tudo sobre a placa bacteriana, continue conosco! O blog da Cedro sempre tem textos atualizados sobre saúde, bem estar e muito mais! Assine a newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *