Conheça essas dicas para fortalecer os ossos

Com o passar dos anos, os ossos vão se enfraquecendo, precisando, assim, de maiores cuidados. Saiba como fortalecer os ossos através da alimentação e do estilo de vida saudável.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A importância de fortalecer os ossos

Conforme envelhecemos, vamos perdendo massa óssea, o que chamamos de osteoporose, e isso é ainda mais frequente na população feminina. Para evitar este problema, os cuidados devem ser iniciados o quanto antes, mesmo na infância.

A aquisição da massa óssea é feita, principalmente, durante a adolescência, onde ocorre a incorporação de minerais nos ossos, como cálcio e fósforo. Seu pico chega por volta dos 20 anos, quando não há mais aumento destes minerais nos ossos.

As mulheres, ao chegarem no período da menopausa, começam a perder, consideravelmente, a massa óssea, daí então a importância de fortalecer os ossos.

Este fortalecimento pode ser feitos através de alimentação e exercícios físicos.

Suplementos de cálcio são eficientes?

Os suplementos de cálcio são utilizados, na maioria das vezes, sem indicação médica, o que já faz com que seja prejudicial, já que o paciente não sabe ao certo a quantidade a ser tomada. O ideal é que todos os nutrientes para fortalecer os ossos sejam ingeridos através da alimentação.

Tratamento para fortalecer os ossos e as articulações

Além da alimentação balanceada, os exercícios físicos e a ingestão de vitamina C são alguns fatores que ajudam a fortalecer os ossos.

Mas saiba que o fortalecimento das articulações ajudam e muito no fortalecimento dos ossos. Para isso, é importante a ingestão de alimentos ricos em cálcio, e a prática regular de exercícios físicos.

Porém, deve-se saber que não é qualquer atividade física que vai lhe ajudar com o fortalecimento dos ossos e das articulações. O ideal é que se procure por atividades que favoreçam a contração muscular.

Alimentos que ajudam a fortalecer os ossos

Agora vamos te dar uma lista com 5 alimentos que ajudam efetivamente no fortalecimento dos ossos, continue lendo e saiba mais:

  • Brócolis: Em regra, as folhas que possuem coloração verde-escuro são fontes ricas em cálcio e ferro. O brócolis, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina K, principalmente quando são ingeridos crus;
  • Peixes: Peixes são excelentes fontes de ômega 3, mas também são ricos em outros nutrientes, como o cálcio. Porém, não é qualquer peixe, temos como exemplo o salmão e a sardinha. O salmão é rico em vitamina D, que faz com o organismo absorva o cálcio. Já a sardinha, que é um dos mais acessíveis à população, é rica em cálcio, vitamina C e D;
  • Soja: A soja é um dos alimentos mais ricos em vitamina K, que também ajuda na absorção do cálcio pelo organismo, assim como na coagulação sanguínea. É fonte também de isoflavona, substância que ajuda a absorver minerais e ajuda na redução do LDL, o colesterol ruim;
  • Ovo:O ovo contém vitamina D, que, como dito, ajuda a absorção do cálcio pelo organismo. É recomendado que se coma ovo, pleo menos, 3 vezes por semana;
  • Ameixa preta:Excelente fonte de cálcio e vitaminas, como A, C, E e K, e as do complexo B: B1, B2, B3 e B6. Tais nutrientes evitam a degradação dos ossos, e ainda auxiliam em sua regeneração.

Melhores exercícios para fortalecer os ossos

Fazer atividade física regularmente, pelo menos 30 minutos diários, ajuda muito a fortalecer os ossos. Melhor ainda se for ao ar livre, com exposição ao Sol, dessa forma, além de se exercitar, você estará embaixo da fonte natural de vitamina D!

Os exercícios indicados para estes casos são: pedalar, correr, caminhar, futebol, natação, ginástica, entre outros que podem ser feitos em locais abertos. Se não for o caso, opte por lugares com iluminação natural. É muito importante pegar, nem que seja um pouquinho, dos raios de sol.

Lembre-se de que, antes de se exercitar, é importante a visita a um médico, para que seus exercícios façam o efeito esperado, e não o efeito reverso.

Não deixe de procurar um especialista em casos de fraqueza óssea ou outros problemas relacionados.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

A Corretora Cedro pode te ajudar a encontrar um plano de saúde que seja ideal para você, com os especialistas que você procura. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *