Coparticipação por internação no plano de saúde: entenda as regras

Você já ouviu falar em plano de saúde com coparticipação? Essa modalidade é mais indicada para quem deseja economizar sem abrir mão de usufruir dos serviços médicos de qualidade que o plano oferece. Mas será que o plano de saúde pode cobrar coparticipação por internação? A gente vai te explicar!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Coparticipação por internação no plano de saúde

Antes de mais nada, plano de saúde por coparticipação é uma modalidade em que o consumidor paga uma parcela das despesas médicas além da mensalidade. Ou seja, você arca com uma parte dos custos de cada serviço utilizado.

Apesar de parecer que tem um custo mais alto, o que acontece é justamente o oposto: a mensalidade desse tipo de plano costuma ser menor.

Mas você sabe o por que existe a coparticipação? É bem simples: incentivar o uso consciente dos serviços do plano, ou seja, não realizar consultas e exames sem necessidade. Resultando em um custo menor para as operadoras e, por consequência, o cliente não sofre com reajustes tão elevados.

O que é cobrado no plano de saúde por coparticipação?

Primeiramente, a responsável por cuidar e regulamentar os planos de saúde é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a qual tem o objetivo de beneficiar e proteger o consumidor. Dessa forma, algumas regulamentações são atualizadas e, com a coparticipação não poderia ser diferente.

Como foi dito anteriormente, o cliente arca com uma parte dos custos de cada serviço utilizado no plano de saúde por coparticipação mas algumas novas regras foram definidas e não pode haver cobrança de coparticipação em alguns procedimentos. Veja quais são:

  • Consultas realizadas por médico generalista (pediatria, clínica geral, médico de família, geriatria e ginecologia) em consultório ou domicílio.
  • Exames preventivos, tais como: mamografia, citologia oncótica cérvico-uterina, sangue oculto nas fezes, colonoscopia, glicemia em jejum e outros.
  • Tratamentos crônicos: hemodiálise, radioterapia e quimioterapia oral e intravenosa. Além de hemoterapia crônica e imunobiológicos para doenças definidas nas Diretrizes de Utilização (DUTs).
  • Exames de pré-natal: teste de COOMBS direto, toxoplasmose, cultura de urina, 10 consultas com obstetra, no mínimo 3 exames de ultrassonografia, tipagem sanguínea, EAS e mais.
  • Exames de triagem neonatal: teste do pezinho, teste da orelhinha, teste do olhinho e teste do coraçãozinho.

Como funciona a coparticipação por internação?

Ninguém deseja precisar ficar internado em um hospital, mas é essencial saber como funciona no plano coparticipativo. Então, o que falar sobre a cobrança de coparticipação por internação?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o valor cobrado durante o atendimento realizado na internação será fixo e único, não podendo ser superior ao valor da mensalidade.

Quando essa modalidade é útil? O plano de saúde com coparticipação é indicado para as pessoas que não utilizam muito os serviços do plano. Se o objetivo é economizar, com o uso excessivo, neste caso, o efeito será contrário.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde com coparticipação vale a pena?

Ficou curioso(a) para saber as vantagens do plano de saúde com coparticipação? Então fique atento(a)!

  • A mensalidade é mais barata;
  • A cobertura é não sofre alteração;
  • É ideal para quem não tem doença crônica e deseja tranquilidade.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Coparticipação por internação: para concluir

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você gostou de saber como funciona a coparticipação por internação e deseja contratar o seu plano de saúde? Então não deixe de entrar em contato com um de nossos corretores para solicitar a sua cotação. Não perca tempo, pois a sua saúde não pode esperar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *