Coronavírus e crianças: o que os pais precisam saber

Geralmente, as crianças não estão no grupo de risco do novo coronavírus. No entanto, é fundamental ter cuidado, pois elas podem ser assintomáticas e transmitirem às outras pessoas, inclusive idosos, como os avós. Neste artigos vamos te informar sobre coronavírus e crianças.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Em casos de crianças muito pequenas, o COVID pode causar problemas respiratórios e chegar a óbitos, como já aconteceu. Em crianças especiais e com doenças congênitas, ainda não se sabe as complicações que a pandemia pode ocasionar.

Em algumas crianças já infectadas pela doença, as complicações foram mais graves, como a síndrome inflamatória multissistêmica (SIM-P). Ela ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos e, até julho foram notificados 71 casos, de acordo com o Ministério da Saúde.

A seguir explicamos todos os riscos do coronavírus para crianças, de formas que os pais possam se precaver.

Quais os riscos de uma criança pegar COVID?

Os casos confirmados de coronavírus em crianças e adolescentes é bem baixo, algo entre 0,5 e 3,5%. Mas, mesmo sendo a faixa etária menos afetada pela pandemia, ela têm apresentado sequelas da pandemia. É o caso da síndrome inflamatória multissistêmica.

Com sintomas como febre duradoura, pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia e vômito, costuma ser bastante confundida com a COVID-19. Além dos casos no Brasil, nos demais países vítimas da pandemia a síndrome atingiu mais de 300 casos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

O que os pais precisam saber sobre o novo coronavírus?

Como as crianças não estão no grupo de risco, os pais podem, a princípio, ficar tranquilizados. No entanto, os especialistas ainda não têm uma explicação para a baixa incidência do novo coronavírus em crianças e adolescentes.

Pode ser genético, biológico ou ambiental. No entanto, uma das explicações mais plausíveis é a pandemia ter começado durante as férias, o que reduziu a transmissão entre essa população. Por isso, as crianças podem estar entre o grupo assintomático, que transmite o coronavírus a outras pessoas que podem ser do grupos de risco.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cuidados para evitar coronavírus nas crianças

Um dos maiores desafios dos pais para cuidar das crianças é a falta de discernimento delas, pois elas não cobrem a boca ao tossir e espirrar e não evitam abraços e beijos. Por isso os pais devem ficar ainda mais atentos.

Lavar sempre as mãos da forma correta, cantando “parabéns prá você” por duas vezes, para dar o tempo ideal. Utilizar a máscara o tempo todo, caso tenham que sair, para crianças maiores de dois anos. Restrinja bastante o contato social dos pequenos com familiares e amigos.

Outros cuidados é lavar brinquedos e bichos de pelúcia, bem como objetos de uso comum, como maçanetas, mesas, interruptores e controles de televisão. Evitar locais como parques e shoppings, assim como contato com pessoas doentes.

Dessa forma, você preserva a saúde de seus filhos e de outras pessoas que convivem com eles. Mais do que se preocupar com a pandemia, é essencial evitar a sua disseminação. Pense nisso!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Saiba sempre o que é melhor para a sua saúde e de seus filhos! O blog da Cedro sempre tem conteúdo atualizado sobre doenças, tratamentos e seguros! Assine a newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *