Desvio de septo: tudo o que você precisa saber a respeito

O septo nasal é a uma parede formada por ossos, cartilagens e mucosas, responsável por separar nosso nariz em narinas idênticas, certo? No entanto não é bem assim que funciona.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Oitenta por cento das pessoas nascem com desvio de septo. Na maioria das vezes, esse desvio é imperceptível e não prejudica a respiração do indivíduo. Mas, algumas vezes, o desvio de septo é tão grande que é preciso realizar  de uma intervenção cirúrgica.

No texto a seguir, explicamos melhor sobre essa anomalia, seus sintomas e como tratá-la.

Principais sintomas e tratamentos

Geralmente, pessoa com desvio de septo apresentam dores de cabeça, dificuldades para respirar, ronco e apneia do sono. Algumas vezes, os sintomas podem se agravar e a dor de cabeça se tornar uma enxaqueca, por exemplo.

Nesses casos mais graves, em que uma narina pode se entupir completamente, é necessário uma cirurgia simples, para corrigir o septo. Ela é recomendada após os 16 anos de idade, quando o septo já está completamente formado.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Desvio de septo causa doenças?

Doenças como a rinite alérgica podem piorar o quadro, por causa da inflamação causada pelos espirros. Nesse casos, a mucosa interna fica inchada e pode dificultar ainda mais a respiração de quem tem desvio de septo.

A sinusite é uma inflamação dos sinos da face, região próxima às narinas. Por isso, o desvio de septo pode agravar esse quadro, podendo até mesmo fechar as duas narinas completamente.

É possível perceber o agravamento do desvio de septo desde que a criança é pequena. Por isso, os pais devem ficar atentos se a criança dorme de boca aberta, ronca, costuma engasgar durante a noite e tem muitas crises de rinite e sinusite.

Apesar da cirurgia ser indicada somente para maiores de 16 anos, se a criança tive um desvio de septo muito grave, ela pode fazer a cirurgia antes. A cirurgia é simples, sem cortes externos, geralmente feita por endoscopia.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Qual médico devo procurar?

O otorrinolaringologista é o médico mais indicado para fazer o diagnóstico. Ele tem um aparelho próprio, que abre e visualiza o interior das narinas. Ele também pode pedir um exame, chamado nasofibroscopia, que é como uma endoscopia nasal e analisa toda a cavidade interna.

O desvio de septo também pode ser agravado por esportes como boxe e judô, que costumam quebrar o nariz. Nesses casos extremos, a cirurgia não só é recomendada como é indicada por muitos médicos.

Embora tenha cirurgias para corrigir o desvio de septo, a maioria da população convive tranquilamente com esse problema. Tanto que, ela somente é indicada quando impede a pessoa de respirar e, dessa forma, de viver normalmente.

Quando o desvio de septo é leve, são indicadas fitas nasais para abrir as narinas ou medicamentos. Descongestionantes e anti-histamínicos são recomendados para desobstruir as vias aéreas e melhorar a respiração.

Por isso, fique sempre atento a dificuldades para respirar, entupimento frequente de uma das narinas, cansaço sem motivos e outros sintomas. Caso tenha dúvidas, procure sempre o médico otorrinolaringologista.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Continue a cuidar da sua saúde, no blog da Cedro sempre tem conteúdo atualizado sobre saúde e bem estar, para você e a sua família! Assine a newsletter e não perca mais nenhum artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *