Dicas para trânsito seguro: saiba como você pode colaborar

Trânsito louco e motoristas descuidados?! Fuja disso, aprenda dicas para um trânsito seguro. Continue a aproveitar as facilidades que os automóveis proporcionam no dia-a-dia sem arriscar a sua vida. Faça sua parte.

Hoje em dia, sabemos quando a frota de veículos está aumentando no país. Pensando nisso, vamos te explicar como se prevenir de acidentes na estrada. Hábitos simples que todos podem seguir para um trânsito mais seguro e amigável. Faca sua parte.

Boas práticas no trânsito

Primeiramente, cuide do seu veículo e da sua condução. Muitos acidentes podem ser evitados se você seguir as dicas para transito seguro descritas abaixo:

Faça revisões anuais no seu veículo 

Seja ele uma moto, carro ou caminhão.

Verifique o estado dos pneus, lanternas, freios e outros componentes. Dessa maneira, muitos problemas mecânicos podem ser evitados.

Afinal, ninguém quer ficar parado no meio da estrada com um automóvel quebrado ou, pior, acabar causando um acidente. Seja prevenido.

Fique atento as regras de trânsito!

Respeite os limites de velocidade

Fique atento as placas de sinalização que indicam o limite de km/por hora de cada rua e estrada.

Isso porquê os limites são definidos com base em fatores de risco, como fluxo e tipo de pedestres que costumam circular no local, nível de periculosidade de curvas e outras variáveis.

Portanto, não ultrapasse o limite estipulado pela prefeitura local.

É proibido usar o telefone ao conduzir, e beber quando for dirigir

Se atenha as regras de trânsito. Muitos acidentes podem ser evitados se você se concentrar no trânsito.

É comprovado que motoristas se distraem no trânsito ao verificar mensagens ou atender chamadas de telefone.

Além disso, e ainda mais importante, é não beber e depois dirigir. O álcool é um veneno para manter os reflexos visuais.

Ele aumenta os riscos de acidentes graves, além de ser uma infração passível de multas, perda de pontos na carteira de motorista e até prisão.

Utilize os acessórios de segurança

Sempre use o cinto de segurança, seja como motorista ou passageiro. Além disso, se você possuí bebês ou crianças no carro, é importante respeitar a lei. Compre e use uma cadeirinha de bebê de acordo com a idade da criança.

Por fim, uma das dicas para um trânsito seguro diz respeito à educação.

Sua e dos demais. Ou seja, primeiro mantenha uma distância segura de outros automóveis.

Dê espaço para eles e, caso um problema surja, não se envolva em discussões com outros motoristas.

Os altos níveis de estresse nas grandes cidades, por causa de engarrafamentos e acidentes, podem acabar elevando o animo de muitos motoristas.

Não caia nessa! Não inicie discussões, brigas verbais ou físicas.

Ou seja, seja pacífico com outros motoristas e também com pedestres e ciclistas.

Preste atenção no bem estar deles e na faixa destinada a cada um. Afinal, a regra de cordialidade pode evitar muitos acidentes e situações negativas desnecessárias.

Dicas e muito mais informações de segurança!

Continue se informando com a CEDRO Corretora de Seguros. Assine nossa newsletter para mais dicas para trânsito seguro, hábitos de saúde, benefícios de plano de saúde e muito mais. Te esperamos no nosso blog e nas redes sociais.