Entenda 8 principais riscos ergonômicos

Atualmente o trabalhador, tem cada vez mais aumentado suas horas de atividades laborais, e como resultado, pode vir a sofrer alguns dos principais riscos ergonômicos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Por isso, empresário e colaborador, devem estar cientes sobre o conceito da ergonomia para aplicá-las no ambiente de trabalho.

Segundo a norma regulamentadora NR 17, o empregador deve garantir que o local de trabalho seja seguro e em boas condições, resguardando os aspectos físicos e psicológicos de seus empregados.

Então, qualquer situação no ambiente que seja diferente do que se trata na norma, expõe o trabalhador.

Sendo assim, fique atento ao artigo a seguir e saiba mais sobre os principais riscos ergonômicos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

8 principais riscos ergonômicos

Confira mais adiante, os 8 principais riscos ergonômicos encontrado nas empresas e veja também, como evitá-los.

Esforço físico

Certamente, ao levantar ou transportar um objeto sozinho, com um peso excessivo, pode resultar em graves prejuízos à coluna.

Portanto, pedir ajuda de um colega ou utilizar algum equipamento que auxilie o transporte da carga, reduz o esforço físico.

Repetição de execução de trabalhos, sem pausas para descanso

Em outras palavras, trabalhar com digitação, ficar sentado ou em pé por longos períodos, sem pausas equilibradas traz problemas à saúde.

Isso porque, o esforço repetitivo, causa doenças, tais como, síndrome do carpo nas mãos, enquanto nas pernas, aparecem as varizes.

Enfim, fazer pausas de acordo com o ritmo de trabalho é essencial para a produtividade, concentração e saúde.

Pressão por produtividade

Esse é um dos problemas que além do esforço físico exigido em alguns casos, há também a exposição psicológica.

Para evitar que distúrbios mentais apareçam, é preciso que o empregador compreenda os limites dos colaboradores, procurando assim, dividir melhor a equipe para as atividades.

Longas jornadas de trabalho

Às vezes, em épocas sazonais, vivenciadas principalmente pelos comerciantes e lojistas, as horas extras, são uma das principais queixas dos funcionários.

Segundo estudos, trabalhar por longos períodos causa também doenças cardíacas, além de aumentar a chance de ficar doente.

A dica é encontrar um consenso para atender a demanda sem prejudicar saúde e qualidade de vida.

Mobiliário das áreas de trabalho

Para evitar acidentes de trabalho, como quedas, lesões e má postura, é preciso que as mobílias sejam adaptadas ao funcionário do setor.

Equipamentos para execução de um trabalho

Tão importante ter equipamentos que auxiliem as etapas do processo, é ter identificações para ele.

Assim, é preciso treinamento para usá-los, bem como, ter acessórios que protejam o funcionário de queimaduras, vapores, objetos cortantes etc.

Meio ambiente do local de trabalho

Por exemplo, se é uma indústria que manipula substancias químicas, é necessário um ambiente com boa circulação de ar e instrumentos de segurança.

Principalmente, quando esse funcionário é uma mulher gestante, que deve ter sua condição respeitada.

Além disso, um local iluminado, com pisos regulares, temperatura controlada, assim como, teto e paredes em boas condições, não somente evitam acidentes como, preservam os equipamentos de trabalho.

Organização do trabalho

Por fim, um ambiente organizado é sobretudo a soma dos itens anteriores, incluindo também a disposição dos setores e objetos da empresa.

imprevistos-banner-2

Visualmente falando, uma empresa organizada, ajuda na ergonomia, no tempo para executar tarefas, evitando stress, fadiga e acidentes.

O empregador pode contar com a ajuda do funcionário de cada área, com o objetivo de facilitar e assegurar a rotina do trabalho.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como prevenir riscos ergonômicos no trabalho?

Sobretudo, tanto empresa como empregador, devem estar preocupados com a segurança e saúde durante a execução das atividades laborais.

Logo, um dos meios para prevenir, inclusive os principais riscos ergonômicos encontrado nas empresas é por meio da análise AET.

A saber, é uma análise ergonômica do trabalho, embasadas na NR 17, para evitar doenças de trabalho por exposição aos riscos.

Sobretudo, funcionário saudável é mais produtivo, faz menor uso do plano de saúde e ainda garante boa reputação à empresa.

Saber mais evita doenças

A Cedro corretora de seguros, apoia empresas que visam garantir de alguma maneira a saúde e segurança de seus funcionários.

Mais que comercializar planos de saúde, queremos que você acesse informações que melhorem sua saúde e qualidade de vida.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Portanto, assine e receba nosso newsletter em seu e-mail principal, para saber sobre qualidade de vida, além de conhecer os principais riscos ergonômicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *