Fibromialgia: o que é, causas, sintomas e tratamento

A fibromialgia costuma atingir de 0,5 a 5% da população mundial, sendo mais comum em mulheres com idade de 20 a 60 anos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

No entanto, não é uma doença ligada ao gênero, sendo que os cientistas ainda não conseguiram explicar o motivo dessa síndrome ser mais frequente entre mulheres do que homens.

No texto a seguir, falamos um pouco mais sobre a fibro, como é popularmente conhecida. Confira!

O que é fibromialgia?

Síndrome clínica, que costuma se manifestar com dores em todo o corpo. No entanto, são dores fortes e que permanecem por muito tempo, o que faz dela uma das doenças mais pesquisadas por cientistas e médicos nos últimos anos.

Por afetar seriamente o sistema nervoso central, o corpo não consegue interpretar a amenizar a dor sentida, o que faz o desconforto ser constante, principalmente nos tendões e articulações.

Mesmo sendo mais observada em mulheres de meia-idade, pode também ser encontrada em pessoas de todas as idades e gêneros.

Causas da fibromialgia

As dores dessa síndrome são as interpretações erradas do cérebro aos estímulos cutâneos. Dessa forma, um abraço ou aperto de mão, por exemplo, poder ser notados como agressões externas, causando uma dor intensa ao indivíduo.

No entanto, a ciência ainda não sabe explicar o que causa essas anomalias no sistema nervoso central. Todavia, já foi verificado em pacientes com essa doença um baixo nível de serotonina e que tensões, estresse e problemas hormonais podem auxiliar o aparecimento da doença.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Sintomas da fibromialgia

Além das dores por todo o corpo, a pessoa com fibromialgia também costuma sentir cansaço e sono fragmentado. Também o corpo fica rígido, principalmente no crânio, tórax e coluna. Dores de cabeça e alteração de memória são outros sintomas notados nesses pacientes.

E mais, o paciente também pode apresentar distúrbios psicológicos e emocionais, como ansiedade, depressão e alterações intestinais. Infelizmente, essa síndrome ainda é vista por muitos como frescura.

O próprio diagnóstico é demorado para ser feito, podendo muitas vezes a fibromialgia ser confundida com tendinite.

Para ter certeza, é necessário consultar um médico especialista que, na maioria dos casos é o reumatologista. Caso sinta dores por mais de três meses, é indicado procurar ajuda clínica.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como é o tratamento?

O tratamento da fibromialgia costuma ser feito com exercícios físicos regulares, massagens, fisioterapia e acupuntura. Analgésicos e anti inflamatórios, bem como antidepressivos também apresentam resultados positivos no tratamento.

A fibromialgia, infelizmente, não tem cura. No entanto, a prática de novos hábitos, como os já descritos no tratamento, a mudança da alimentação resultam em alívio dos sintomas, auxiliando o paciente a ter mais qualidade de vida e boas horas de sono reparador.

A alimentação deve ser rica em alimentos com triptofano, responsáveis por aumentar os níveis de serotonina. Peixes, mel, nozes, damasco e banana são alguns exemplos. O abacate e o cacau são antioxidantes e reduzem o estresse, o que alivia as dores da fibromialgia e permite ao paciente boas horas de sono e descanso.

Para reduzir os sintomas e conseguir ter uma rotina normal com a fibromialgia, é essencial o acompanhamento médico, juntos aos exercícios físicos, dieta equilibrada e tratamento clínico e alternativo, como massagens e acupuntura.

Muitas vezes, o plano de saúde costuma cobrir os procedimentos, no entanto, sempre é bom se informar antes da contratação.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Não perca mais nenhum conteúdo! Assine agora mesmo a nossa newsletter! O blog da corretora Cedro traz conteúdos importantes e relevantes para você diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *