Foliculite: conheça os tratamentos para cada área do corpo

A inflamação pode ser causada por bactérias ou fungos. E também pode ter ou não a ocorrência de pus. As áreas mais propensas para o aparecimento de foliculite são o rosto, o couro cabeludo, as axilas, as pernas, as nádegas e virilhas. Seu tratamento pode ser feito com o uso de sabão antisséptico, mas varia para cada área do corpo.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Embora possa ocorrer com qualquer pessoa, negros, asiáticos, obesos e pessoas com baixa imunidade estão mais propensos à desenvolver essa infecção. Ela pode ser ocasionada por pelos encravados e seus principais sintomas são a pele avermelhada e pequenas bolhas, que podem apresentar queimaduras e coceira.

A seguir, falamos mais sobre cada área mais afetada e como a foliculite pode ser tratada nessas regiões do corpo.

Rosto e barba

Mais comum em homens, a foliculite por causa da barba acontece mais quando o barbear é feito com lâmina. Para evitar o encravamento dos pêlos, é aconselhável utilizar o barbeador elétrico ou a depilação a laser, que evitam a vermelhidão e coceira.

Para o tratamento da foliculite no rosto e barba, é aconselhável lavar a região com sabão antisséptico e água morna, após isso feito, continuar o tratamento com cremes específicos. Se a foliculite estiver em estado avançado, é recomendável procurar um dermatologista.

Couro cabeludo

É rara de acontecer, mas pode ocorrer por causa de grande proliferação de fungos e bactérias nessa região. Nos casos mais graves, a pessoa pode ter queda de cabelo. Geralmente, os sintomas são vermelhidão, pequenas bolhas com pus e coceira no couro cabeludo.

O tratamento deve ser feito por indicação de shampoos especiais, feita pelo dermatologista. Ele é quem vai diagnosticar se a foliculite foi causada por fungos ou bactérias.

Dependendo do agente causador, o shampoo pode ser antifúngico ou bactericida, além de, nesse último, o tratamento ser complementado com antibióticos.

Nádegas e virilhas

A foliculite nessas regiões é mais comum em pessoas que frequentam muito ambiente com água, como piscina hidromassagens, por exemplo.

Como as nádegas e virilhas ficam molhadas por mais tempo, isso auxilia o crescimento de fungos e bactérias, o que aumenta a propensão de inflamação dos pêlos e o aparecimento de acnes e foliculite.

Além de evitar a depilação com lâminas, é essencial procurar um dermatologista, para a indicação de antifúngicos ou antibióticos para um tratamento eficaz.

Pomadas com esses componentes fazem parte do tratamento mais usual, por isso procure o quanto antes o médico antes que os sintomas se agravem.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Pernas

Mais comum, a foliculite costuma ser causada por bactérias que vivem na pele. Devido a depilação com lâminas, elas podem causar infecção e irritação na pele. Roupas muito apertadas também são outra causa comum de foliculite nas pernas.

O tratamento pode ser feito com o tratamento das feridas com água morna e sabão neutro. Além disso, pomadas recomendadas pelo dermatologista ajudam a aliviar os sintomas. O tratamento pode durar de 7 a 10 dias.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Axilas

As bolinhas nas axilas, muito comuns após a depilação com lâminas podem ser sinais de foliculite. Além de preferir depilações com cera ou a laser, é preciso tomar cuidado com as lesões na pele dessa região, que podem auxiliar o aumento de bactérias e, consequentemente, uma infecção.

Os tratamentos são feitos com pomadas receitadas pelo dermatologista, além da higiene do local. Muitas vezes, principalmente na adolescência, pode ser indicado o uso mais frequente de sabonetes antissépticos.

Alguns tratamentos caseiros, como compressas mornas, sabão neutro na hora do banho e evitar coçar ou mexer nas bolinhas são bastante eficazes. No entanto, sempre procure um dermatologista assim que aparecerem os primeiros sintomas.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você já sabe tudo sobre tratamentos para foliculite! Continue conosco e amplie os seus conhecimentos! O blog da Cedro sempre tem novos conteúdos sobre saúde e bem estar! Assine a newsletter e não perca nenhum texto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *