Gestação na pandemia: saiba os cuidados na gestação e pós parto

A gravidez é um momento único na vida das mulheres e requer cuidados e atenção, tanto à gestante quanto ao bebê que está a caminho. Porém, na situação atual que estamos vivendo, os cuidados precisam ser redobrados, uma vez que as gestantes e puérperas estão enquadradas no grupo de risco do COVID-19, ou seja, compõe uma parcela da população que corre mais riscos de complicações caso seja infectada pelo vírus. Assim, a gestação na pandemia tornou-se um dos assuntos mais discutidos nos últimos meses.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, escrevemos este artigo. Continue a leitura!

Gestação durante a pandemia da Covid-19

Se a gravidez já causa várias mudanças no corpo e na rotina das mulheres, como será então uma gestação na pandemia? Além dos cuidados normais à fase, a mãe precisa se preocupar em não contrair um vírus cujo qual não tem como saber como seu corpo irá reagir.

Segundo o UNICEF- Fundos das Nações Unidas para a Infância, estima-se que 116 milhões de bebês nascerão pelo mundo inteiro em meio à pandemia. Somente no Brasil estima-se 2,3 milhões de nascimentos.

As incertezas desse momento geram ansiedade, medo e preocupação. Mas, é possível superar este momento de forma segura e tranquila, seguindo todas as orientações das profissionais da área.

É seguro continuar as consultas de pré-natal?

É indiscutível que tanto a grávida quanto o bebê precisam de acompanhamento médico. Sendo assim, como então elas podem ir às consultas de forma segura?

Tudo está se adaptando à pandemia, inclusive as consultas médicas. Planos de saúde já estão apostando na telemedicina, com consultas via internet e até mesmo por telefone.

Porém, existem alguns exames que necessariamente precisam ser realizados em um consultório adequado. Para isso, as principais recomendações são: agendar consultas em horários diferenciados, com menos movimento e fazer o uso da máscara e realizar sempre a higienização com álcool em gel ou 70° nas mãos.

Gestante pode transmitir Covid-19 para o bebê?

Segundo a UNICEF, ainda não existem evidências de que o COVID-19 pode ser transmitido da mãe para o bebê. Porém, é recomendado, para as mães de recém nascidos, que sentirem os sintomas da COVID-19 ou que forem diagnosticadas com o vírus, que tomem os devidos cuidados com higienização.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Mãe com suspeita de COVID-19 pode amamentar?

Segundo post publicado no site da UNICEF, referente a uma entrevista com Franka Cadée, presidente da Confederação Internacional de Parteiras, as mães com suspeita de COVID-19 ou com a doença já diagnosticada podem continuar amamentando, pois não há evidências da transmissão do vírus pelo leite materno.

Além disso, é importante a mãe manter o distanciamento do filho, para evitar o contágio.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Quais cuidados pós parto deve-se ter para evitar o COVID-19?

No pós-parto, a principal recomendação é não receber muitas visitas, a fim de evitar aglomerações e prevenir, tanto a mãe quanto o bebê da contaminação com o vírus.

No momento do parto, a grávida pode contar com a presença de um acompanhante, que deverá estar devidamente protegido e, de preferência, ser uma pessoa que já seja do convívio social da grávida.

A gestação durante a pandemia é algo delicado mas que, seguindo-se as orientações e cuidados necessários, é possível passar por essa fase com segurança e ainda aproveitar este momento mágico.

Gostou do artigo sobre gestação na pandemia?

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

O blog da Cedro está sempre em busca de desenvolver os melhores conteúdos para você. E, para ficar por dentro de todos os nossos artigos e recebê-los em primeira mão, assine agora a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *