Ginecomastia pelo plano de saúde: 5 coisas que você precisa saber

Você já ouviu falar em ginecomastia? Essa condição clínica se refere ao aumento benigno das mamas nos homens. Se você é homem e sofre com isso, chegou a hora de saber como funciona a cobertura para ginecomastia pelo plano de saúde!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Segundo a Dra. Luciana Pepino, a ginecomastia é uma das cirurgias estéticas mais comuns entre os homens. Além disso, alguns fatores contribuem para esse crescimento acontecer: obesidade, uso de hormônios e anabolizantes, hipopituitarismo, alterações endócrinas, síndrome de Klinefelter e outros.

Ginecomastia pelo plano de saúde

A cirurgia tem como objetivo corrigir o excedente da mama masculina que pode ser formado tanto pela glândula quanto pela gordura, ou até mesmo pelos dois fatores.

Mas como funciona a ginecomastia pelo plano de saúde? Se você ainda não sabe, a gente te informa: a cirurgia de ginecomastia está presente no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ou seja, o plano de saúde cobre esse procedimento sim!

A ginecomastia afeta a saúde do homem e causa prejuízos à saúde do homem. Sendo assim, o plano é obrigado a cobrir a cirurgia para que o paciente volte a ter qualidade de vida.

Diferença entre ginecomastia e pseudoginecomastia

Você sabia que existe a ginecomastia e a pseudoginecomastia? Ambos os casos são caracterizados pelo aumento da mama dos homens, mas possuem causas diferentes.

  • Ginecomastia: possui causas variadas e afeta a saúde do homem, incluindo a saúde mental, pelo fato da autoestima do paciente ser prejudicada;
  • Pseudoginecomastia: este caso é causado pelo excesso de peso, então não interfere diretamente na saúde do homem.

Com relação ao plano de saúde, a cobertura é apenas para a ginecomastia “real”, pois a saúde é prejudicada. Já no caso da pseudoginecomastia, entende que se trata apenas de uma questão estética, então o plano de saúde não cobre.

Preparação antes da consulta

Assim como nas demais especialidades médicas, aqui você também precisa ter uma atenção especial. Para te ajudar, selecionamos alguns aspectos importantes que você deve checar antes da consulta. Acompanhe:

  • O médico deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível verificar no site da instituição;
  • Obrigatoriamente, o profissional deve fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
  • A cirurgia deve ser feita em um hospital com capacidade para realizar cirurgias de médio porte;
  • Converse com alguém que já tenha feito cirurgia com o mesmo médico. Pergunte sobre o procedimento e resultados.

Exames de ginecomastia pelo plano de saúde

O diagnóstico da ginecomastia pode ser feito pelos seguintes profissionais: clínico geral, endocrinologista, mastologista e cirurgião plástico. Mas para que o diagnóstico aconteça, é necessário que você faça alguns exames. Veja quais são:

  • Hemograma completo;
  • Dosagens de sódio, potássio, ureia e creatinina (para analisar a função renal);
  • Coagulograma completo;
  • Glicemia em jejum;
  • Eletrocardiograma;
  • Ultrassonografia das mamas;
  • Exame de urina comum.

A partir daí, o médico vai analisar e dizer qual a melhor forma de tratamento.

Tem como acabar com a ginecomastia sem cirurgia?

Com base no diagnóstico e em qual fase se encontra a ginecomastia, o médico pode recomendar um tratamento com medicamentos para equilibrar a função hormonal.

O tratamento clínico deve ser feito por um médico especializado e é mais eficaz nos estágios iniciais. Veja quais medicamentos podem ser utilizados:

  • Andrógenos, como testosterona e danazol;
  • Inibidores de aromatase;
  • Antiestrogênio, como o tamoxifeno.

Vale ressaltar que a automedicação é perigosa, pois esses medicamentos possuem efeitos colaterais e podem causar algumas complicações para o paciente.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Riscos da cirurgia de ginecomastia

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de ginecomastia pode provocar hematomas, equimoses, abertura da incisão, infecção e necrose da pele. As complicações sérias são raras, assim como quelóides.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Ginecomastia pelo plano de saúde: para finalizar

Se você é homem e sofre com essa condição, esse artigo te trouxe as informações necessárias para que você dê o primeiro passo e procurar seu médico. Afinal, cuidar da saúde é fundamental e a ginecomastia pelo plano de saúde é possível.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Assine nosso newsletter e fique por dentro de muitos conteúdos que, com certeza, vão te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e tirar todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *