Hábito diário: 3 razões importantes para usar fio dental

Saúde bucal não é brincadeira. Com um papel essencial na mastigação, fala e respiração, a boca também é porta de entrada para microrganismos que podem trazer grandes problemas à saúde. Nesse sentido, além da escovação, deve entrar em cena outro cuidado muitas vezes esquecido: usar fio dental.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Muita gente não sabe, mas pular essa etapa pode provocar desde uma simples cárie até graves doenças periodontais. Escovar os dentes após as refeições é mesmo fundamental para ter um sorriso saudável, mas a higiene não está completa sem o uso do fio dental.

Confira 3 razões imbatíveis para incorporar de vez esse hábito na rotina e tire suas dúvidas sobre o assunto!

3 motivos para usar fio dental todos os dias   

1. O fio dental higieniza as áreas que a escova não alcança 

A função do fio dental é justamente alcançar os espaços entre os dentes, onde nenhuma escova consegue chegar.

Muito mais do que tirar aquela casca de pipoca, o fio higieniza as áreas que não conseguimos enxergar, removendo a placa bacteriana.

De início, essa “sujeira acumulada” gera a sensação de dentes ásperos (formando o tártaro), podendo evoluir para outros sintomas mais sérios.

2. O fio dental previne diversas doenças orais 

Complementando a limpeza da escovação, o fio dental tem um papel decisivo para prevenir cáries, placas bacterianas, gengivites e a grave doença periodontal. Isso inclui sangramentos, inchaços e muitos desconfortos bucais.

Causada pelo acúmulo de resíduos na boca, a periodontite influencia até mesmo nos níveis de glicose, colesterol, contagem de glóbulos brancos e triglicérides. Quanto menos higiene bucal, mais o indivíduo tem chances de ter problemas com esses indicadores.

3. O fio dental combate o mau hálito e as manchas dentárias 

A higiene bucal inadequada está entre as principais causas do mau hálito. Enquanto a escova retira grande parte dos resíduos e higieniza a língua, usar fio dental remove restos de alimentos entre os dentes. Assim, o hábito finaliza a higiene do modo adequado e previne também as manchas nos dentes.

Por fim, vale lembrar que os fumantes e pessoas com diabetes não controlada apresentam uma reação mais grave à placa bacteriana. Por esse motivo, devem priorizar ainda mais os cuidados.

Qual é a frequência correta do uso do fio dental? 

O ideal é usar fio dental após cada refeição, juntamente com a escovação. No entanto, manter o hábito ao menos uma vez por dia já traz grandes melhorias para a saúde bucal. De preferência, aposte no cuidado depois da última refeição, antes de dormir.

É melhor antes ou após a escovação dos dentes? 

Mais importante do que a ordem para uso, é o uso diário do fio dental. Entretanto, especialistas recomendam passar o fio antes da escovação, removendo toda a placa entre os dentes. Em seguida, a escova finaliza a limpeza.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Qual é a maneira adequada de usar fio dental? 

Primeiro, enrole cerca de 40 cm do fio ao redor dos dedos. Depois, posicione-o com cuidado no espaço entre os dentes, garantindo que ele deslize por toda a superfície lateral. É importante encostar na gengiva, fazendo leves movimentos para cima e para baixo.

Para remover a placa bacteriana, é importante fazer uma leve pressão. Cuidado, porém, para não exagerar na força: o tecido gengival é frágil e pode se machucar. Para cada dente, use uma parte nova do pedaço de fio dental.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Mantenha consultas de rotina com seu dentista! 

Consultar o dentista para check-ups regulares e sempre que houver qualquer problema é fundamental. A saúde bucal é parte indispensável da nossa saúde geral, merecendo os devidos cuidados.

Ao oferecer os melhores planos odontológicos para cada necessidade, a Cedro Corretora de Seguros está com você na manutenção de um sorriso saudável.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como usar fio dental, assine a newsletter e fique por dentro de novos conteúdos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *