Higiene ocupacional: como proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores

Antes de mais nada, é de suma importância mencionar que é indispensável que a empresa assegure um ambiente de trabalho seguro, até porque é um dos fatores que contribuem para uma baixa produtividade e o aumento da rotatividade de funcionários. Sendo assim, não podemos deixar de falar de higiene ocupacional, os seus princípios e como aplicá-la.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Falar em segurança do trabalho também significa cuidar da saúde dos nossos colaboradores. Para te ajudar a entender melhor um pouco mais sobre isso, nós da Corretora Cedro preparamos este conteúdo focado em higiene ocupacional. Ficou curioso? Então, vamos lá!

Você sabe o que é higiene ocupacional?

Em primeiro lugar, a higiene ocupacional é um ramo da medicina do trabalho que visa prevenir, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais dentro dos ambientes de trabalho. Inclusive, estas ações também estão relacionadas ao fato de reduzir as chances de doenças ou danos causados à saúde do trabalhador acontecerem.

Como sabemos, os problemas de saúde são mais comuns do que imaginamos e são causados por diversos fatores, dentre eles a falta de uma higiene eficaz e adequada. E, também é de nosso conhecimento que a prevenção ainda é o melhor remédio, principalmente quando estamos falando dos sérios impactos que isso pode trazer para a empresa, como: baixa produtividade, acidentes de trabalho, processos trabalhistas, alta taxa de rotatividade e absenteísmo.

Quais são os fundamentos da higiene ocupacional?

De antemão, para uma higiene ocupacional eficaz, é primordial conhecer e entender quais são os seus princípios e, depois disso, colocá-los em prática. Se você ainda não sabe quais são, fica tranquilo, pois nós vamos te explicar. A seguir, confira quais são estas etapas:

  1. Antecipação de riscos: antes de realizar qualquer mudança dentro da empresa, é fundamental avaliar quais são os riscos potenciais e adotar medidas preventivas.
  2. Reconhecimento dos riscos: depois da avaliação feita na fase anterior, aqui você fará um reconhecimento completo a fim de identificar todos os riscos e agentes que podem colocar a saúde do trabalhador em risco.
  3. Avaliação dos riscos: esta avaliação é essencial e visa entender e classificar os riscos dentro de uma escala já definida. Os parâmetros utilizados são os estabelecidos na NR 15 do Ministério do Trabalho, a qual nos traz os limites de tolerância para cada risco.
  4. Controle de riscos: essa é a última fase da higiene ocupacional e tem como objetivo controlar, eliminar ou mitigar os riscos ocupacionais que foram previamente identificados naquele ambiente de trabalho.

Quais são os principais agentes de risco dentro da empresa?

Antes de mais nada, é válido mencionar que os agentes de risco podem variar bastante conforme o cargo ocupado pelo colaborador. Contudo, é possível citar quais são os mais comuns com base nos problemas de saúde mais recorrentes. A seguir, veja quais são:

  • Vírus;
  • Protozoários;
  • Parasitoses;
  • Verminoses;
  • Fungos;
  • Bactérias.

Tome nota: ainda que não seja possível garantir uma saúde ocupacional perfeita e erradicar todos os problemas de saúde, é possível agir preventivamente e evitá-los através de uma  higiene ocupacional eficaz.

O que é preciso para trabalhar com a higiene ocupacional?

Primeiramente, para implementar uma higiene ocupacional eficaz e assegurar a saúde de todos os seus funcionários, é indispensável que a empresa siga à risca todas as etapas citadas anteriormente. E, claro, sem esquecer de seguir o que está estabelecido nas NRs do Ministério do Trabalho.

Além disso, a corporação também pode investir em um bom plano de saúde empresarial e fornecê-lo aos seus colaboradores. Dessa forma, eles podem cuidar da própria saúde fora do ambiente de trabalho também e ambos os lados saem ganhando, pois os benefícios são para todos!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Qual é a relação e diferença entre higiene ocupacional e segurança ocupacional?

De modo geral, é uma dúvida bastante comum e que muitas pessoas confundem e acham que se trata de uma coisa só. Apesar de serem diferentes um do outro, é possível estabelecer uma relação de respeito à segurança e integridade física do funcionário.

No que diz respeito à diferença entre os termos, podemos dizer que a higiene ocupacional é focada em avaliar os riscos que possam causar alguma doença ocupacional. Já a segurança ocupacional visa prevenir e controlar os riscos relacionados à operação.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Higiene ocupacional: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre higiene ocupacional e como garantir a segurança do trabalhador, que tal adquirir ainda mais conhecimento sobre os mais diversos assuntos sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e segurança? Para isso, basta assinar nossa newsletter. É simples, fácil, gratuito e você não vai se arrepender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *