Hipertensão e COVID-19: saiba mais

Você sabe qual é a relação entre hipertensão e COVID-19? Nos dias de hoje, muito se tem falado sobre as comorbidades e doenças crônicas que trazem complicações para o quadro de coronavírus.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Vale reforçar que, com a importância de se proteger os indivíduos mais vulneráveis e conter ao máximo a pandemia, o isolamento social é a melhor medida para o bem-estar de todos – quer sejam grupos de risco ou não.

No artigo de hoje, abordamos a associação entre a famosa pressão alta e o coronavírus, destacando os motivos que levam a possíveis problemas e cuidados importantes para quem é portador da condição. Confira!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Hipertensão e COVID-19: entenda os riscos e complicações

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a hipertensão é uma condição crônica caracterizada por altos níveis de pressão sanguínea nas artérias. No Brasil, o problema afeta um a cada quatro adultos, abrangendo cerca de 35% da população.

Quando trazemos o COVID-19 para a conversa, já se sabe que a pressão alta (assim como quaisquer outras enfermidades crônicas) aumenta o risco de contrair vírus que atingem os pulmões, trazendo mais complicações para esse tipo de infecção.

A hipertensão, assim como a diabetes, também enfraquece os neutrófilos, que são os glóbulos brancos mais numerosos do organismo. Esses elementos são como uma primeira linha de defesa do nosso corpo contra invasores, incluindo vírus e bactérias.

Nesse sentido, o enfraquecimento dos neutrófilos faz com que o corpo não consiga eliminar o coronavírus tão rapidamente quanto o necessário.

Em se tratando dos pacientes hipertensos e a COVID-19, há também uma teoria adicional: a de que os medicamentos para controlar a pressão alta contribuiriam para a ação do novo vírus.

Medicamentos de hipertensão e COVID-19: conheça a possível relação

Suspeita-se que alguns medicamentos para hipertensão possam elevar o nível das enzimas ECA-2, que estão presentes nas células de órgãos como pulmões e rins.

Isso poderia ser um agravante do quadro de coronavírus porque, uma vez no organismo, o COVID-19 utiliza essas mesmas enzimas para infectar as células. Todo essa situação, por sua vez, facilitaria a replicação do vírus e a intensidade da doença.

No entanto, fique atento: trata-se apenas de uma hipótese! Os pesquisadores ainda estão longe de comprovar a suspeita. Os estudos, de fato, ainda nem selecionaram os tipos de medicações ou investigaram se houve a administração correta das mesmas.

Em outras palavras, os pacientes hipertensos não devem, de maneira nenhuma, interromper seus tratamentos medicamentosos. Especialistas afirmam que é bastante provável que quem apresenta uma pressão arterial descontrolada corra riscos muito maiores.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cuidados especiais para hipertensos e portadores de outras doenças cardiovasculares

  • Adote as medidas de prevenção de forma ainda mais intensa, com destaque para a higienização das mãos e principalmente o isolamento social;

  • Mantenha uma rotina o mais saudável possível, cuidando da alimentação, tendo boas noites de sono e fazendo exercícios regulares;

  • Evite qualquer contato com pessoas que manifestam sintomas similares aos da gripe;

  • Fique por dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que já divulgou as datas específicas para cada público-alvo (e dá prioridade para os grupos de risco).

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe não tem efeitos contra o COVID-19 em si, mas auxilia na proteção do sistema respiratório e previne complicações do vírus influenza. Dessa forma, essa “defesa extra” também pode auxiliar a conter a gravidade do coronavírus.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

E aí, o que achou do conteúdo? Já conhecia a relação entre hipertensão e COVID-19? Para te manter sintonizado com importantes informações de saúde no período atual (e qualquer fase da vida), a Cedro Corretora de Seguros oferece uma newsletter com as últimas atualizações. Não deixe de assinar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *