Infarto: saiba as causas e como evitar

Sabe aquela dor no peito associada à falta de ar e fadiga? Você já sentiu isso? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 17 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças cardiovasculares. Mas, afinal, como evitar o infarto?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Durante a leitura deste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as causas deste problema de saúde e como evitá-lo, seja através do uso de medicamentos ou da mudança no estilo de vida. Então, vamos lá? Não perca nenhuma informação e boa leitura!

Infarto x Infarto fulminante: qual é a diferença?

Sabe quando te contam a triste notícia que determinada pessoa morreu de ataque cardíaco? Você logo pensou que ele/ela teve um infarto, não é mesmo? Mas a verdade é que essa associação é equivocada e que existe diferença entre eles, porque ataque cardíaco não é sinônimo de infarto e pode ter relação com outros problemas de saúde.

De antemão, a verdade é que nem todo infarto está associado, obrigatoriamente, com o coração. Isso acontece porque infartar significa que houve necrose do tecido. Ou seja, pode ser muscular, pulmonar ou de outra classificação.

Por outro lado, nós temos o infarto fulminante (também conhecido por ataque cardíaco) que se trata da interrupção do fluxo sanguíneo decorrente da obstrução das artérias coronarianas, ocasionando morte celular.

Causas

Dentre os fatores que causam este problema, nós podemos citar 6 como os principais. Conheça quais são:

  1. Aterosclerose;
  2. Pressão alta;
  3. Diabetes;
  4. Tabagismo;
  5. Obesidade;
  6. Uso de drogas e álcool.

Além das causas mencionadas acima, o infarto também possui outros inimigos, tais como: transtornos psicológicos (depressão e estresse, por exemplo), sedentarismo e uso de algumas medicações.

Infarto entre jovens e adultos

Primeiramente, é fundamental falar que o infarto pode acontecer em qualquer fase da vida, seja você adolescente ou adulto. Portanto, é indispensável que a população mantenha hábitos de vida saudáveis e visite o médico regularmente para a realização do check-up.

imprevistos-banner-2

Você sabia que os casos de infarto em jovens adultos está crescendo cada vez mais? De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de incidência em adultos com até 30 anos subiu em 13% de 2013 para cá.

Sabe o que é mais perigoso nisso tudo? Quando a população jovem infarta, a tendência é que o infarto seja fulminante. Ou seja, provoca a morte do paciente no mesmo instante ou horas depois, não possibilitando muitas chances para salvar sua vida.

Para finalizar este tópico, nós queremos deixar uma dica para você poder reconhecer quando uma pessoa jovem está infartando. Os sintomas são: dor no peito que irradia para os braços, náuseas, vômitos e sudorese fria. Ao notar qualquer um desses sinais, busque ajuda médica o mais rápido possível!

Como evitar?

Devido não haver uma idade exata para o infarto acontecer, é indispensável que todos nós possamos nos cuidar a fim de evitar que possamos passar por uma situação tão delicada como essa. Para isso, selecionamos algumas dicas para responder a sua dúvida de como evitá-lo. Acompanhe:

  • Controlar a hipertensão e diabetes;
  • Fazer check-up médico regularmente;
  • Praticar exercícios físicos frequentemente;
  • Controlar o estresse;
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Controlar os níveis de colesterol;
  • Não fumar;
  • Evite o consumo exagerado de bebidas álcoolicas;
  • Manter o peso ideal para seu corpo.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

É possível prevenir o infarto através da alimentação?

Como você viu anteriormente, manter uma alimentação equilibrada é um dos pilares para evitar o infarto. Isso acontece porque alguns alimentos são capazes de promover uma limpeza nas artérias, equilibrando os níveis de colesterol.

Mas você sabe quais alimentos que são seus aliados nesta prevenção? Não? Então, confira a lista dos alimentos que reduzem o risco de você sofrer infarto:

  • Romã;
  • Abacate;
  • Cúrcuma;
  • Brócolis;
  • Caqui;
  • Berinjela.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como evitar o infarto: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Apesar da taxa de incidência do infarto ser crescente (inclusive entre os jovens), lendo este artigo você pôde ficar por dentro de tudo sobre como evitar o infarto. Se você gostou do texto e do tema abordado, saiba que é possível adquirir ainda mais conhecimento para melhorar a sua qualidade de vida. Para isso, é simples e gratuito: basta assinar nosso newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *