Lordose: O que é, causas, sintomas e tratamento

Conhecida como uma projeção para trás na região lombar, a lordose não é motivo para preocupação.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O maior problema é quando essa curva é muito acentuada, caracterizando a hiperlordose. O contrário, ou seja, as costas muito retas, também são um problema, conhecido como hipolordose.

Em uma pessoa normal, quando virada de lado, é possível perceber três tipos de curvaturas ao longo da coluna. Duas delas, na região do pescoço e da lombar, são as lordoses.

Outra, é voltada para a frente e está na região torácica, é a cifose. Ela também pode apresentar problemas, mas não é o assunto deste texto.

A seguir, falamos tudo sobre a lordose. Confira!

Causas

Alguns casos de hiperlordose lombar podem ser considerados normais, como nos casos de obesidade e gravidez, para compensar o peso do corpo e, consequentemente, o desequilíbrio corporal.

No caso dos idosos, é normal verificar a hipolordose, que pode desenvolver um problema conhecido como desequilíbrio sagital.

A maior parte das curvaturas anormais da coluna, não têm uma causa em comum. Algumas vezes, pode ser por alterações genéticas, congênitas ou maus hábitos adquiridos ao longo da vida. Inclusive os hábitos posturais inadequados, junto a tabagismo, vida sedentária, obesidade, atividades físicas inadequadas e tumores estão entre as causas mais comuns da hiperlordose.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Sintomas da lordose anormal

Além das dores lombares, os pacientes também costumam sentir formigamento ou choques na região.

Dificuldades para caminhar e alívio com algum tipo de apoio também é observado nessas pessoas, bem como a flacidez na barriga e dores no pescoço.

No entanto, assim que começarem os sintomas, é indicado procurar imediatamente um médico. Nos casos mais avançados, as vértebras podem escorregar e começar a aparecer transtornos neurológicos.

Além disso, os membros inferiores podem paralisar e começar a perder as forças. Nos agravamentos, é comum perder o controle da bexiga e dos músculos das pernas e dos braços.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento

Quando diagnosticado no princípio, o tratamento é feito com a correção postural, geralmente com exercícios físicos ou fisioterapia.

Exercícios localizados como Pilates ou Reeducação Postural Global (RPG) são os mais indicados. Caso o paciente sinta dores, analgésicos e anti inflamatórios são recomendados pelo médico, além de tratamentos alternativos, como a acupuntura.

O ideal é começar o tratamento a partir da puberdade, em que é mais fácil retomar a postura correta. No entanto, na maioria das vezes, o paciente demora para procurar ajuda médica.

Nos casos mais graves, podem ser utilizadas cintas e, na obesidade, emagrecimento o quanto antes. As cirurgias de correção postural somente são indicadas para pacientes adultos em situações muito especiais.

Segundo alguns médicos, não tem como prevenir a lordose, por cada pessoa ter um tipo de coluna vertebral diferente.

No entanto, algumas mudanças de hábitos prejudiciais pode ajudar. Um deles é o sedentarismo. A prática de exercícios físicos regulares é uma boa forma de manter a coluna ereta.

No entanto, fique atento ao modo de fazer as atividades. Movimentos bruscos ou intensos, com muito peso, podem piorar o quadro.

Observe também o tipo de calçado que você usa e evite saltos muito altos o dia todo. Em caso de dor ou desconforto na coluna, procure imediatamente um médico e evite a automedicação.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

O blog da Cedro sempre tem conteúdos novos sobre saúde, finanças e bem estar! Assine a newsletter agora mesmo e não perca mais nenhuma informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *