Melasma na gravidez: saiba como tratar as manchas na pele

Melasma na gravidez, você sabe o que é? São as famosas e indesejadas manchas que podem aparecer em diversas fases da vida da mulher, mas especialmente durante o período da gravidez. Por isso, hoje, no texto, vamos falar das causas e sintomas do melasma na gravidez.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Além disso, você vai descobrir como evitar e cuidar delas.

Causas e Sintomas do melasma na gravidez

É nessa época que, devido a tantos hormônios em ação, ocorrem muitas transformações na estética feminina. A barriga vai aos pouquinhos aumentando de tamanho e a pela também sofre essa influência.

E as manchas escuras que surgem no rosto nessa fase da vida também são o produto das alterações hormonais típicas da gravidez. Eles estimulam a produção e a formação de mais melanina em algumas áreas do rosto, causando assim o melasma (também conhecido cientificamente como cloasma gravídico).

Geralmente, elas possuem uma cor amarronzada e costumam surgir por volta do sexto mês da gestação. Além disso, o melasma é mais comum na região do rosto mas não está restrito a essa parte do corpo.

Também podem surgir na barriga, virilhas e em outros locais como as axilas. Mulheres que estão passando pela menopausa, ou possuem condições médicas devido à outras alterações hormonais, também estão mais vulneráveis as tão indesejadas manchas.

A importância da prevenção e do protetor solar

Agora, existe sim uma maneira de previnir e até evitar o aparecimento do melasma. A principal medida de ação preventiva é usar protetor solar, e muito! A exposição ao sol pode intensificar o aparecimento das marcas. Dicas:

  • Evite exposição frequente ao sol; porém não deixe de aproveitar. O período ideal para tomar aquele solzinho importante é entre às 10h e após às 16h.
  • Passe filtro solar corretamente e espalhe bem ao longo do corpo. Lave bem o rosto, espalhe uma ou duas camadas pela manhã. Repita o processo a cada duas horas, mas antes lave o rosto com um produto adequado. Além disso, use bonés, viseiras e chapéus para proteger as áreas mais sensíveis do seu rosto.
  • Consuma vitamina C tópica depois do terceiro trimestre de gestação. Mas, antes, procure seu ginecologista e confirme que não há nenhuma restrição médica.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como tratar o melasma na gravidez?

Mas, se o problema já apareceu, ainda sim há soluções: existem tratamentos estéticos que podem ser feitos ao longo da gravidez.

Um bom exemplo são as diversas opções de peelings de aminoácidos, com composição de frutas ácidas na fórmula.

Porém, atenção! É necessário consultar um médico dermatologista para averiguar o problema. Só ele poderá realizar testes e confirmar o tratamento adequado para cada gestante.

Assim, o mesmo acontece para as manchas que aparecem depois do bebê nascer. Ainda é possível realizar o tratamento, mas somente depois da amamentação. A partir disso, existem muitas opções:

  • Peelings;
  • Sessões de laser;
  • Cremes e óleos despigmentantes;
  • Tratamento com ácidos e etc.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cuidados durante a gestação

Concluindo, todo cuidado é pouco durante esse momento tão especial na vida de uma mulher. Se previna sempre, pois outras vulnerabilidades surgem ao longo da gestação.

O melasma na gravidez é uma delas, porém não é a única.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Pensando nisso, a CEDRO corretora está sempre postando novos conteúdos pra você se atualizar e cuidar bem da sua saúde e do seu bebê. E para ter acesso é fácil: assine nossa newsletter por aqui e enviaremos tudo para você!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *