Mitos e verdades da amamentação: o primeiro é o mais importante!

Em primeiro lugar, nós queremos ressaltar que é de suma importância que o seu bebê se alimente, exclusivamente, com leite materno pelos 6 primeiros meses de vida, no mínimo. Além disso, também sabemos que muitos são os comentários sobre esse assunto, mas você sabe diferenciar os mitos e verdades da amamentação?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

No decorrer deste artigo, você vai tirar as suas dúvidas de uma vez por todas. Nosso intuito é trazer os mitos e verdades mais comuns e esclarecer todos eles. Ficou curioso(a)? Basta continuar acompanhando o texto para mais informações. Boa leitura!

Posso tomar qualquer medicamento durante o aleitamento materno: Mito ou verdade?

Mito! Esta é uma dúvida bastante comum, visto que vários medicamentos passam para o leite materno. No entanto, a maioria é transferida em pequenas quantidades e algumas substâncias podem não ser absorvidas pelo trato gastrointestinal do bebê.

Apesar disso, vale a pena ressaltar que você deve consultar o seu obstetra sempre que houver a necessidade de tomar um remédio. De modo geral, as mamães devem evitar a ingestão de medicamentos, mas existem algumas opções seguras que podem ser administradas a fim de evitar danos à saúde do bebê.

A seguir, confira alguns medicamentos que a lactante NÃO pode tomar:

  • Misoprostol;
  • Estradiol;
  • Tamoxifeno;
  • Lisurida;
  • Ganciclovir;
  • Amiodarona;
  • Anticoncepcionais orais combinados;
  • Antipirina.

Meu leite materno é fraco para nutrir o bebê: Mito ou verdade?

Mito! Em primeiro lugar, nós queremos te tranquilizar, pois essa história do seu leite materno ser fraco não procede. A verdade é que cada mãe produz o leite de acordo com as necessidades do bebê. Sendo assim, não há motivo para preocupação se o seu filho(a) está mamando regularmente e ganhando peso.

Mas você sabe de onde surgiu esse mito? Não? Então, a gente te conta! Trata-se de uma confusão que surge devido à comparação, já que o leite materno é mais claro e menos encorpado do que o leite de vaca.

Preciso dar os dois peitos a cada mamada: Mito ou verdade?

Mito! O ideal é que a mãe não reveze os seios durante a amamentação, ou seja, não se deve interromper a mamada do bebê. Isso acontece porque o esvaziamento da mama varia conforme alguns fatores, como: fome do neném, volume de leite armazenado, intervalo entre as mamadas e outros.

Contudo, se o seu bebê mamou até esvaziar uma das mamas e ainda permanece com fome, aí sim você pode oferecer o outro seio para ele mamar. No caso da próxima mamada, é recomendado que dê o peito diferente do oferecido anteriormente.

A alimentação da mãe interfere no leite materno: Mito ou verdade?

Verdade! Apesar de não ser necessário que a mãe faça uma série de adaptações em seu cardápio, é essencial que ela mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. O ideal é evitar o consumo de produtos industrializados, ricos em gorduras e bebidas alcoólicas.

Com relação ao café e ao chocolate, não é preciso se privar de comer. Nestes casos, o conselho é dosar a quantidade, ou seja, não consumir em excesso. Caso contrário, pode afetar negativamente o bebê.

Leite de fórmula é tão bom quanto o leite materno: Mito ou verdade?

Mito! De antemão, não podemos fazer esta comparação, porque o leite materno é único. Você sabia que o colostro que sai na primeira mamada é considerado como a primeira vacina do neném? Pois é!

Por outro lado, não podemos menosprezar as fórmulas atuais, pois tem suas próprias qualidades.

Estresse e nervosismo atrapalham a produção do leite: Mito ou verdade?

Verdade! Um dos fatores que atrapalha a produção de leite é justamente o estresse e o nervosismo, pois diminui a quantidade que é produzida. Portanto, é recomendado que a mãe descanse o quanto for possível. Mas fica tranquila quanto ao fato do estresse empedrar o leite materno, porque não é verdade!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Compressa de água quente ajuda no leite empedrado: Mito ou verdade?

Mito! O leite empedrado é uma situação bastante desconfortável e pode causar dor e inchaço nas mamas. Contudo, você sabia que compressa de água quente não é uma solução? Pois é! Isso acontece porque esta compressa aumenta a quantidade de leite retido, agravando o quadro. Dessa forma, o mais indicado é que você ordenhe o leite e faça massagens!

imprevistos-banner-2

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Mitos e verdades da amamentação: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de saber sobre os mitos e verdades da amamentação? Desejamos que sim! Agora, que tal adquirir ainda mais conhecimento gratuitamente? Saiba que isso é possível através do nosso newsletter, basta assiná-lo. É rápido de fazer e você não vai se arrepender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *