Mitos e verdades sobre o colesterol: o que você precisa saber está aqui!

Você sabia que o Dia Nacional de Combate ao Colesterol é dia 8 de agosto? Apesar desta data não ser hoje e nem estarmos tão próximos dela, todo dia é dia de abordar o tema visando conscientizar a sociedade sobre a importância de se prevenir. Sendo assim, nós da Corretora Cedro decidimos trazer os mitos e verdades sobre o colesterol mais comuns e esclarecer todas as suas dúvidas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Após a leitura deste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o colesterol e vai conseguir distinguir as informações que você ouve por aí. Afinal, nada melhor do que adquirir conhecimento de um tema tão relevante em uma fonte confiável, não é mesmo? Então, continue acompanhando e boa leitura!

Existem dois tipos de colesterol?

Verdade! O colesterol é um tipo de gordura que possui estrutura química única e pode ser dividido em dois tipos: o HDL (mais conhecido como colesterol bom) e o LDL (comumente chamado de colesterol ruim).

Enquanto o HDL aumenta com a adoção de hábitos saudáveis e atua na prevenção de doenças cardiovasculares, o LDL faz exatamente ao contrário e acaba causando danos à saúde do indivíduo.

Ter colesterol alto é fator de risco para doenças?

Verdade! Ter uma alta taxa de colesterol já uma doença por si só, a qual chamamos de hipercolesterolemia. Além disso, o colesterol alto também é considerado como um fator de risco para várias doenças, tais como: aterosclerose, AVC, infarto, doenças vasculares obstrutivas periféricas e outras.

É possível controlar o colesterol apenas com alimentação?

Verdade! Apesar do uso de medicamentos ser indispensável em alguns casos, é possível controlar os níveis de colesterol apenas com hábitos de vida saudáveis, incluindo uma boa alimentação. Neste caso, o ideal é que você dê preferência para alimentos naturais, preparações caseiras e opções que possuam menos gorduras.

O colesterol alto gera sintomas?

Mito! A hipercolesterolemia faz parte do grupo das doenças silenciosas, ou sejam, se manifesta sem causar sintomas. Se por um lado isso é bom por não causar sofrimento ao paciente, por outro lado é ruim devido ao fato de dificultar o tratamento. A tendência é que você permaneça com seus hábitos convencionais se não sabe que possui determinada doença.

Dietas que “cortam” os carboidratos auxilia na redução do nível de colesterol?

Mito! Você pode até estranhar a resposta para esta pergunta, mas a verdade é que a tendência é que o nível de colesterol aumente quando você diminui drasticamente o consumo de carboidratos. O ideal é que você mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, assim você garante todos os nutrientes que o seu organismo necessita.

Praticar exercício físico ajuda a controlar o colesterol?

Verdade! Praticar atividades físicas regularmente é um dos pilares na redução do nível do colesterol, além de favorecer o emagrecimento e melhorar a resistência à insulina.

Apenas pacientes obesos tem colesterol alto?

Mito! Engana-se quem pensa que o colesterol alto é exclusividade de quem sofre com sobrepeso ou obesidade. A verdade é que nem todo excesso de peso indica colesterol elevado e até pessoas magras podem sofrer com esta doença.

Uma das melhores formas de controlar o colesterol é a estatina?

Verdade! Você sabia que o uso regular das estatinas pode reduzir o colesterol em até 70%? E por consequência, os riscos de doenças associadas à ele diminuem também. Contudo, é indispensável que você vá ao médico de sua confiança para que faça uma avaliação da sua saúde e indique a melhor forma de tratá-lo.

Vale ressaltar que a Corretora Cedro NÃO recomenda a auto medicação em hipótese nenhuma, visto que esta atitude pode lhe trazer sérias consequências para a sua saúde. Portanto, nosso conselho é que você marque uma consulta com seu médico antes de consumir qualquer medicamento!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Alimentos ricos em fibras auxiliam no combate ao colesterol?

Verdade! Talvez você não saiba, mas as fibras solúveis e insolúveis são extremamente benéficas no combate ao colesterol alto. Isso acontece porque as solúveis contribuem com a redução do colesterol ao nível do intestino, enquanto as insolúveis auxiliam na produção de substâncias que diminuem a síntese corporal do colesterol.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Mitos e verdades sobre o colesterol: saiba mais!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Por fim, nós da Corretora Cedro desejamos que este artigo tenha sido útil para a sua vida de alguma forma. Além disso, nosso conselho é que você assine nosso newsletter para receber mais conteúdos importantes como este de mitos e verdades sobre o colesterol. Adquirir conhecimento nunca foi tão simples!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *