O que é Simpatectomia?

Você já passou por aquela situação em que a camisa fica manchada na região da axila devido ao suor excessivo? Para muitas pessoas, é algo bastante constrangedor. Mas o que ninguém te conta é que tem várias opções de tratamento, sendo a simpatectomia uma delas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Essa condição é chamada de hiperidrose e o indivíduo que sofre com isso tende a sentir vergonha, mesmo não tendo culpa de suar excessivamente. Ficou curioso para saber mais? Fica tranquilo(a), porque nós vamos trazer mais informações acerca do assunto!

Você sabia que é possível tratar o suor excessivo através de um procedimento chamado de simpatectomia?

Por ser um tema que provoca vergonha em quem possui hiperidrose, não é muito comentado. Mas nós estamos aqui para te ajudar através do conhecimento, assim você fica sabendo o que é, quais são as formas de tratamento e muito mais!

Então, para saber mais sobre o assunto e se o seu plano de saúde cobre o procedimento, leia esse nosso artigo.

O suor: o que é e para que serve

Antes de mais nada, vamos conhecer a definição do termo suor, a sua composição e sua finalidade? Pois bem, vamos lá!

O suor é uma substância composta principalmente por água, mas também possui alguns sais minerais em sua composição, como uréia e cloreto de sódio. Além disso, potássio, magnésio, cálcio, zinco e ferro também podem estar presentes no suor.

A produção do suor ocorre nas glândulas sudoríparas e a sua função, basicamente, é ajudar a regular a nossa temperatura corporal. E por ser controlada pelo sistema nervoso central, a sudorese também pode acontecer em momentos de estresse, acometendo áreas específicas, como mãos e pés. 

O que é hiperidrose?

De antemão, hiperidrose é uma condição caracterizada pelo suor excessivo produzido pelo corpo do indivíduo. Essa transpiração acaba se tornando desproporcional às necessidades fisiológicas do organismo, ou seja, ocorre sem motivo.

De modo geral, a produção excessiva do suor não possui um motivo específico. Contudo, algumas doenças e o uso de alguns medicamentos podem provocar este quadro. Mas ainda tem muito mais, viu? É só continuar acompanhando o artigo!

Vale ressaltar que qualquer parte do corpo pode ser afetada pela hiperidrose, sendo as mais comuns: mãos, pés, axilas e face. Por outro lado, a sudorese também pode ser focal, a qual atinge apenas uma região do corpo.

Quais são as causas da hiperidrose?

Em primeiro lugar, a hiperidrose primária não costuma ter causa aparente. Por outro lado, quando a sudorese excessiva é difusa ou surge após a fase adulta, alguns fatores podem ser levados em consideração. Conheça quais são as possíveis causas:

  • Diabetes;
  • Linfoma;
  • Alcoolismo crônico;
  • Menopausa;
  • Gota;
  • Tuberculose;
  • HIV;
  • Doenças da tireoide;
  • Uso de medicamentos, tais como: omeprazol, insulina, antidepressivos, hipoglicemiantes orais, tramadol, tamoxifeno, propranolol e outros.

Quando a hiperidrose é provocada por alguma outra doença, o indivíduo já apresenta alguns sintomas que facilitam a identificação desta enfermidade, por exemplo: é possível detectar que não se trata de um quadro primário quando o paciente tem febre, perda de peso, tosse e lesões na pele. Em outras palavras, é fácil suspeitar que a hiperidrose está associada à uma doença sistêmica.

O diagnóstico

Como sabemos, a produção de suor é natural e todos nós passamos por isso. Porém, a hiperidrose se trata do suor excessivo e é bom ficar atento(a) para buscar um médico. Mas, afinal, como perceber que você sofre com hiperidrose? A Corretora Cedro explica:

Hoje em dia, o diagnóstico da sudorese excessiva se dá através de alguns critérios, um deles é a sudorese focal excessiva que dure por mais de 6 meses e não tenha causa aparente. Associado a este fator, outros dois, no mínimo, devem se fazer presentes, entre eles:

  • Sudorese simétrica e bilateral;
  • Suor excessivo que ocorre, pelo menos, 1 vez por semana;
  • Quando o quadro se inicia antes dos 25 anos de idade;
  • Histórico familiar de hiperidrose;
  • Sudorese focal durante o sono;
  • Quando a sudorese atrapalha suas atividades do dia a dia.

Na presença de fatores que indiquem um quadro de hiperidrose, você deve procurar um médico especialista em cirurgia torácica e que tenha habilitação em videotoracoscopia. Se você tem dúvidas sobre quanto à qualificação do profissional, você pode fazer essa verificação no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Diante do diagnóstico, você não precisa se sentir tão envergonhado assim, pois você não está sozinho. Nós te falamos isso porque a hiperidrose acomete cerca de 3% da população brasileira.

Quais são as formas de tratamento?

De antemão, é preciso mencionar que a opção de tratamento escolhida vai depender de cada caso. Dessa forma, somente um profissional especialista pode recomendar a opção de tratamento que será mais viável e eficaz com base no seu quadro.

A seguir, confira quais são as formas de tratamento possíveis:

  • Antitranspirante: é possível que o médico indique o uso de antitranspirantes mais fortes a fim de controlar a sudorese excessiva;
  • Medicamentos: drogas colinérgicas podem ser úteis para inibir a estimulação das glândulas sudoríparas. Apesar de ser eficaz em alguns casos, o uso desses remédios é pouco recomendado e possui efeitos colaterais, como boca seca, problema de micção e tontura;
  • Toxina botulínica: a administração dessa substância é feita de forma injetável e pode ser aplicada nos pés, nas mãos e axilas. Neste método, podemos destacar que o ponto negativo é o incômodo que o paciente pode sentir no momento da aplicação;
  • Iontoforese: esse procedimento é realizado por meio da eletricidade, cujo objetivo é “desligar” as glândulas sudoríparas. Assim como a toxina botulínica, a iontoforese também é temporária;
  • Simpatectomia: trata-se de um tratamento cirúrgico e costuma ser indicado quando o tratamento clínico não surte o efeito desejado.

Como acabar com a hiperidrose?

De antemão, acabar com a hiperidrose não é algo fácil de fazer. Contudo, há algumas práticas que você pode adotar a fim de diminuir os desconfortos causados por esta condição. Vamos conhecer quais são? Então, preste atenção nas dicas que separamos para você:

  • Higienize bem as regiões afetadas para evitar a proliferação de bactérias;
  • Deixe os pés respirarem;
  • Mude as meias constantemente;
  • Dê preferência para sapatos e meias que são feitos de materiais naturais;
  • Use antitranspirantes nas partes do corpo acometidas;
  • Evite alguns tipos de alimentos, porque alguns provocam um aumento no ritmo cardíaco e na temperatura corporal;
  • Controle o estresse;
  • Cuide da sua pele, pois o suor excessivo também está associado ao entupimento dos poros;
  • Busque ajuda médica para avaliar o seu caso e determinar a melhor forma de tratar a hiperidrose;
  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros;
  •  Dê preferência para roupas de tecidos leves e que permitem que a pele respire;
  • Mantenha-se hidratado, porque beber muita água não vai te fazer suar mais.

Simpatectomia

Simpatectomia é um procedimento cirúrgico realizado para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo) nas mãos, planta dos pés, axilas, couro cabeludo, pescoço, costas, região lombar, tórax e abdômen.

Entretanto, o procedimento também é feito para tratar o rubor facial, a síndrome de Raynaud e algumas dores crônicas.

Como é feito a simpatectomia?

A simpatectomia é considerada uma cirurgia simples, de médio porte, realizada sob anestesia geral, a fim de retirar os gânglios que controlam o suor excessivo. O local da intervenção dependerá do efeito desejado.

Se por exemplo, o intuito é tratar o suor excessivo nas mãos, a cirurgia é realizada no tórax. Dessa maneira, se o suor em excesso acomete os pés, a cirurgia é realizada na região lombar.

O efeito do procedimento é imediato, assim, o paciente sente a diferença logo que acorda da anestesia.

Além disso, não havendo complicação, o paciente pode voltar para casa 24 horas depois do procedimento.

Que profissional está habilitado a fazer esse procedimento?

Geralmente o procedimento da simpatectomia é feito por um cirurgião torácico.

Existe algum risco ou possível complicação?

Como qualquer outra cirurgia a simpatectomia oferece alguns riscos e possíveis complicações.

Você sabia que é possível surgir alguns efeitos colaterais? Sendo um deles a hiperidrose reflexa compensatória, que é o aumento da sudorese em outras partes do corpo. Outro efeito colateral que também pode acontecer é o fato das mãos ficarem muito secas, especialmente nos primeiros meses após a realização do procedimento.

Além disso, em casos mais raros, pode acontecer: queda da pálpebra, colabamento pulmonar, hemotórax residual, pneumotórax ou perfuração do pulmão.

Porém, o procedimento realizado por videotoracoscopia traz menos riscos de complicações.

Para quem este procedimento é indicado?

Por ser considerado um procedimento radical para tratar a hiperidrose, ele só deve ser indicado para aquelas pessoas que não tiveram efeitos com outros tipos de tratamento para o distúrbio.

Entretanto, o procedimento também é indicado para quem sofre com fenômenos vasculares isquêmicos dos membros superiores ou inferiores, além de síndrome dolorosa regional complexa.

Ressaltando que a simpatectomia é eficaz em cerca de 95% dos casos.

O plano de saúde cobre a simpatectomia?

Sim, pois, a cirurgia faz parte do rol de procedimentos que os planos de saúde devem cobrir.

Além disso, o procedimento pode ser feito por videotoracoscopia, que é menos invasivo que o convencional.

Desse modo, realizar a simpatectomia pelo plano de saúde possibilita que o paciente escolha entre diversos especialistas, além de não ser necessário entrar em nenhuma lista de espera.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Simpatectomia: dúvidas frequentes

Em primeiro lugar, é válido mencionar que cada tópico foi pensado com muito cuidado, porque nosso objetivo sempre será de trazer um conteúdo relevante que ajude na sua vida como um todo.

No entanto, talvez ainda tenha restado algumas dúvidas na sua cabeça ou nem todas as informações foram expostas. Sendo assim, este tópico é destinado a te trazer ainda mais conhecimento sobre o assunto. Ficou curioso? É só continuar a leitura!

A hiperidrose costuma surgir em qual idade?

Os sintomas de hiperidrose tendem a aparecer entre os 6 e 16 anos. Partindo para um dado estatístico, em 95% dos casos é nessa faixa etária que os sinais se apresentam.

Quanto tempo dura a simpatectomia?

A cirurgia de simpatectomia dura, aproximadamente, 40 minutos.

Existe algum grupo que não pode fazer a cirurgia?

Assim como qualquer cirurgia, a simpatectomia também possui algumas contraindicações. São elas: pacientes com graves problemas cardíacos ou pulmonares, neoplasias, obesidade e alterações de coagulação.

Quais são as recomendações para o pré-operatório?

A preparação para a simpatectomia requer alguns cuidados especiais, tais como: consulta com a equipe anestésica, não fazer uso de medicamentos que tenham ácido acetilsalicílico em sua composição, jejum de 8 horas e não fumar durante 15 dias antes da cirurgia (se o paciente for tabagista).

Existe algum grupo de risco para hiperidrose?

De acordo com José Ribas Milanez, pacientes gordinhos e diabéticos possuem mais chances de desenvolver hiperidrose, condição caracterizada pelo suor excessivo.

Homens x mulheres: qual é o sexo mais afetado?

Estudos indicam que as pessoas do sexo feminino são, discretamente, mais atingidas do que o público masculino. Entretanto, trabalhos realizados apontam para o oposto na Arábia Saudita, ou seja, os homens são mais afetados.

Como fica a cicatriz da simpatectomia?

Você acredita que a cicatriz é discreta? É isso mesmo, são apenas dois pontinhos: um na axila e outro na altura da marquinha do biquíni/sutiã. Portanto, você não precisa se preocupar quanto à cicatriz da simpatectomia.

A partir de quanto tempo é possível perceber os resultados?

Felizmente, nós temos uma boa notícia! Assim que o paciente acorda depois da simpatectomia, ele/ela já pode perceber que as mãos e axilas não suam mais. Além disso, a transpiração é reduzida em 70%.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Simpatectomia: você precisa de tratamento

Gostou de conhecer mais sobre a hiperidrose, bem como a simpatectomia? No decorrer deste artigo, você pôde adquirir conhecimento sobre as causas que podem provocar um quadro de sudorese excessiva, quais são as formas de tratamento de suor, quais são as contra indicações do procedimento cirúrgico e muito mais.

A produção excessiva de suor pode afetar a saúde mental também, pois muitas pessoas se sentem incomodadas pelo constrangimento a ponto de sua autoestima cair. Ou seja, não se trata de uma questão meramente estética.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Portanto, se você não tem um plano de saúde e quer realizar a simpatectomia, ou simplesmente quer garantir tranquilidade e atendimento médico de qualidade, entre em contato conosco. Pois aqui na Cedro temos todos os produtos que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *