Plano de saúde cobre abdominoplastia? Saiba mais

Você sabia que a obesidade é uma grave condição e que afeta tanto o físico quanto o psicológico? Então, pensando nas pessoas que vivem ou já viveram essa situação delicada, decidimos fazer esse artigo para informar se o plano de saúde cobre a abdominoplastia.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Emagreceu e ficou incomodada com o excesso de pele que se acumulou no abdômen? O indicado agora é fazer a abdominoplastia. Mas será que o plano de saúde cobre a abdominoplastia? Leia este artigo para saber!

Preciso de um plano de saúde?

Primeiramente, o plano de saúde costuma ser bastante associado a um alto investimento, mas você sabia que, hoje em dia, é possível encontrar diversas opções com um preço mais acessível?

Além disso, trata-se de um produto indispensável para a nossa vida, visto que a rede pública de saúde sofre com vários problemas e não proporciona a assistência médica que você e sua família merecem ter.

Passar por uma situação delicada relacionada à nossa saúde é sempre difícil, mas já pensou em não ter o suporte necessário? Parece desesperador, não é? Por isso mesmo que ter um plano de saúde deixou de ser luxo e passou a ser considerado como necessidade.

O que é a abdominoplastia?

Você sabia que as operadoras de plano de saúde não ofertavam cobertura para a abdominoplastia por entenderem que se trata de um procedimento exclusivamente estético? Pois é, mas isso mudou, felizmente!

O que acontece é que o excedente de pele pode comprometer a saúde e o dia a dia do paciente, podendo até causar infecções. Desse modo, estamos falando de uma cirurgia plástica reparadora, pois não é feita apenas por motivos estéticos.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica para a retirada de excesso de pele e flacidez na área do abdômen. Como há a remoção de pele, ela também retira as estrias deste local.

A cirurgia é capaz de deixar uma barriga lisa, porém, ela deixa uma cicatriz grande abaixo do abdômen.

Afinal, qual a diferença entre cirurgia reparadora e estética?

Muito se comenta que o plano de saúde não costuma cobrir cirurgias plásticas, mas você sabia que existem dois tipos? Entenda sobre cada uma e observe as diferenças:

Cirurgia plástica reparadora

Tem o objetivo de corrigir lesões, traumas e/ou defeitos congênitos ou adquiridos. O procedimento não é motivado apenas pela estética, mas sim por causar algum dano à saúde do paciente. Veja alguns exemplos:

  • Lábio palatal;
  • Reconstrução de mamas;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Correção de miopia e hipermetropia;
  • Septoplastia;
  • Incontinência urinária.

Cirurgia plástica estética

A finalidade é corrigir ou reconstituir alguma parte do corpo com o intuito de melhorar a aparência. Neste caso, podemos entender que esse tipo de procedimento não vai tratar alguma doença ou corrigir um prejuízo causado por enfermidades. Para exemplificar, podemos citar:

  • Rinoplastia;
  • Lipoaspiração;
  • Implante capilar;
  • Otoplastia;
  • Cirurgia LAD;
  • Blefaroplastia.

Para quem é indicada a abdominoplastia?

A abdominoplastia não é indicada para perda de peso, ao contrário, ela é indicada para quem já perdeu peso e, devido a isso, ficou o excesso de pele.

plano-e-estética

Esta cirurgia é indicada para quem perdeu peso rapidamente, como é o caso de quem passou pela cirurgia bariátrica, por exemplo. Bem como mulheres que tiveram filhos e a região abdominal ficou com excesso de pele e flacidez.

Além disso, pessoas que sofrem com flacidez excessiva na região da barriga também podem fazer essa cirurgia.

E quais são as contraindicações?

Antes de mais nada, assim como qualquer outra cirurgia, a abdominoplastia também possui as suas contraindicações. Será que você faz parte desse grupo? Calma, a gente vai te falar!

Em primeiro lugar, o procedimento não é recomendado nos casos em que gestações futuras estejam previstas. Além disso, pessoas obesas e fumantes fazem parte do grupo de risco e, por isso, não devem se submeter a essa cirurgia.

Pessoas magras, que possuem uma pequena barriguinha de gordura, não devem fazer este tipo de cirurgia. Para estes casos, é indicado a lipoaspiração ou a miniabdominoplastia, que são procedimentos menos evasivos.

A cirurgia pode ser feita tanto por uma questão de saúde ou de estética. Portanto, é importante saber o motivo da cirurgia para saber se o plano de saúde cobre a abdominoplastia.

Como funciona o pré-operatório?

Primeiramente, o pré-operatório já começa na consulta com o seu médico de confiança. Nesse momento, você deve aproveitar para conversar bastante com o profissional e tirar todas as suas dúvidas. Afinal, você não pode fazer uma cirurgia “no escuro”, não é mesmo?

Marquei a cirurgia, e agora? Alguns dias antes, todos os exames solicitados devem ser feitos e o uso de medicamento anticoagulante deve ser suspenso. Além disso, também é preciso evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas.

Outro ponto é sobre o jejum absoluto, pois deve ser realizado oito horas antes do procedimento. Sendo assim, fica proibido o consumo de alimento sólido e líquido durante esse tempo.

Por último, mas não menos importante, você não pode esquecer de preparar a casa e a sua família para ajudar no pós-operatório. Como fazer isso? Evitando escadas, cama muito alta e obstáculos pelo caminho.

Como é o procedimento da cirurgia?

A cirurgia é feita de forma invasiva, e leva em média de 2 a 4 horas. Ela ocorre em 3 etapas:

  • Anestesia: A mais comum é a epidural e sedação, mas em casos específicos pode-se aplicar a anestesia geral;
  • Eliminação de pele: Elimina-se a pele excessiva na área, assim como a flacidez. Nesta fase, se eliminam as estrias da área também;
  • Suturas: São colocadas suturas reabsorvíveis.

Como proceder após a abdominoplastia?

Como é uma cirurgia invasiva, é normal que nas primeiras 48 horas o paciente sinta dor e desconforto. O ideal é respeitar o repouso total e tomar as medicações indicadas pelo médico.

A seguir, algumas dicas de como proceder nas primeiras semanas para uma boa recuperação:

  • É importante tentar dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas;
  • Ande dobrando o tronco, com as costas curvadas e “segurando” a barriga;
  • Ao se sentar, opte por acentos que possa recostar totalmente e colocar os dois pés no chão;
  • Utiliza cinta modeladora por 8 dias, sem retirar. O indicado é não tomar banho de chuveiro durante esses dias;
  • Mexa os pés e as pernas pelo menos de 2 em 2 horas;
  • Fazer acompanhamento com fisioterapeuta; entre outros cuidados;
  • Evitar exposição ao sol, calor excessivo e compressas quentes no local da sutura;
  • Utilizar meias de compressão para evitar trombose.

Quais são os riscos da abdominoplastia?

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a abdominoplastia também pode oferecer alguns riscos. Descubra quais são:

  • Acúmulo de líquido na cicatriz;
  • Trombose;
  • Embolia pulmonar;
  • Deficiência na cicatrização;
  • Formação de fibrose;
  • Quelóides.

O plano de saúde cobre a abdominoplastia?

Ter um plano de saúde é fundamental nos dias de hoje. Porém, antes de fazer a sua cirurgia, é importante saber se o plano de saúde cobre a abdominoplastia.

Em geral, os planos cobrem cirurgias reparadoras, porém, é exigido laudo médico e justificativa, já que no caso de cirurgia estética, o plano de saúde não costuma cobrir.

As cirurgias plásticas cobertas pelo plano são:

  • Reconstrução da mama;
  • Reconstrução da face;
  • Tratamento de tumores na pele;
  • Tratamento de peles com queimaduras; e
  • Reconstrução pós-trauma.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde cobre abdominoplastia: perguntas frequentes

Assim como qualquer outra cirurgia, a abdominoplastia também merece uma atenção especial. Pensando nisso, separamos um tópico exclusivo para responder as perguntas mais frequentes e, com isso, esclarecer todas as suas dúvidas. Confira:

Quanto custa a abdominoplastia?

Se você ainda não tem um plano de saúde ou vai fazer a cirurgia apenas por motivos estéticos, você vai precisar desembolsar uma quantia considerada alta, entre 10 mil e 25 mil reais.

Vale ressaltar que o valor depende de diversos fatores, tais como: a cidade que você mora, extensão da cirurgia, se vai ser aliada a outros procedimentos e o médico também. Além disso, não podemos esquecer dos gastos no pós-operatório: malha compressiva, período de afastamento do trabalho, medicamentos e outros.

Qual é o tamanho da cicatriz?

A resposta para essa pergunta vai depender do excesso de pele, porque se for mais centralizado, a cicatriz pode ser como a de uma cesárea. Porém, se esse excesso for até as partes do lado da barriga, a cicatriz será maior, abrangendo toda essa área.

Qual profissional devo procurar para fazer abdominoplastia?

A abdominoplastia deve ser feita por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quanto tempo dura essa cirurgia?

A duração de uma abdominoplastia pode variar muito, principalmente se for associada a outros procedimentos. Mas, de modo geral, dura entre uma e três horas.

Como solicitar uma cirurgia plástica?

Primeiramente, você deve seguir todo aquele processo já conhecido: agendar consulta com o médico, manifestar o desejo de realizar o procedimento, passar por avaliação médica e realizar todos os exames solicitados.

E se a abdominoplastia for para fins estéticos?

No decorrer desse artigo, você aprendeu que os planos de saúde não são obrigados a cobrir cirurgia plástica estética. Contudo, é preciso saber que as operadoras não são proibidas de oferecer cobertura para esse tipo de procedimento. Logo, é essencial entrar em contato com a operadora do seu plano para verificar se existe essa possibilidade.

É possível engravidar após a cirurgia?

De início, a abdominoplastia não impede gestações futuras. Mas você precisa estar ciente de que o resultado obtido pode ser perdido parcial ou totalmente, dependendo do ganho de peso durante a gravidez.

A partir de quanto tempo já vejo o resultado?

O resultado final acontece cerca de seis meses após a cirurgia, pois não há mais inchaço no local e o contorno se torna mais definido. Porém, as mudanças já são perceptíveis a partir de um ou dois meses após o procedimento.

Como manter o resultado?

Essa é uma boa pergunta! Mais importante do que se submeter a cirurgia, é manter o resultado obtido. Neste caso, vamos te contar dois segredos: manter o peso ou emagrecer e praticar atividade física.

O que devo esperar de uma abdominoplastia?

Segundo Maieve Corralo, cirurgiã plástica, o máximo recomendado para a retirada é 5% a 7% do peso. Logo, o paciente não pode esperar um abdômen chapado. O intuito da cirurgia é a retirada de gordura, excesso de pele e melhorar o contorno corporal.

Posso tomar banho após a cirurgia?

Depois de realizar a abdominoplastia, é colocada uma cinta modeladora que só deve ser retirada após oito dias após a cirurgia. Sendo assim, fica proibido tomar banho durante esse período.

Mas como fazer a higiene? Para manter a higiene, você pode lavar o corpo parcialmente com o auxílio de uma esponja. Se preferir, pode pedir ajuda para algum familiar a fim de evitar esforço.

Existe alguma restrição alimentar no pós-operatório?

É preciso manter alguns cuidados com a alimentação durante o pós-operatório. Observe:

  • Ficar 4 horas sem comer nem beber;
  • Alimentar-se, 5 horas após a cirurgia, com pão ou torrada e beber chá.
  • 8 horas após a cirurgia já é permitido se alimentar com caldo, sopa coada, pão e beber chá.
  • No dia seguinte, você deve manter uma alimentação leve, beber muita água ou chá e consumir frutas e legumes.

Quando ir ao médico?

Se você apresentar alguns dos sintomas abaixo, nós te aconselhamos a consultar o seu médico ou se dirigir para uma urgência no hospital:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor intensa no local da cicatriz;
  • Sinais de infecção;
  • Manchas de sangue no curativo.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Plano de saúde cobre abdominoplastia: para concluir

Durante a leitura deste artigo, você pôde reconhecer a real importância de ter um plano de saúde e como proceder se você precisa de uma cirurgia plástica. Além disso, também foi possível aprofundar os conhecimentos acerca da abdominoplastia, como funciona, indicações, contra indicações, riscos e os cuidados que devem ser mantidos tanto no pré quanto no pós-operatório.

Se você ainda depende da rede pública de saúde, chegou a hora de mudar e se tornar beneficiária de um plano de saúde. Nós, da Cedro Corretora de Seguros, podemos te ajudar a encontrar a opção que mais atende às suas necessidades. Nossos corretores são especializados e estão prontos para te ajudar, basta falar com um deles!

Agora que você já sabe mais sobre a abdominoplastia, assine a nossa newsletter para saber mais sobre outros tipos de cirurgias, e ficar por dentro das novidades na área de saúde!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Por último, mas não menos importante: não esqueça que o plano de saúde cobre a abdominoplastia e pode te ajudar se você precisar se submeter a essa cirurgia, desde que não seja para fins estéticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *