Plano de saúde cobre dengue: saiba as novidades do Rol da ANS

Em tempos de pandemia da COVID-19, os alertas em relação a dengue foram praticamente esquecidos. Porém, ela é uma realidade muito recorrente. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza neste ano, 971.136 casos prováveis de dengue. Com a chegada do verão o cenário para o mosquito torna-se mais favorável, devido às chuvas em algumas regiões brasileiras. O receio da população em buscar atendimento em meio a pandemia, pode aumentar ainda mais o número de casos subnotificados. Sabendo que a dengue ainda é uma realidade, vamos responder a pergunta: o plano de saúde cobre dengue?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Essas e outras informações você encontra abaixo. Boa leitura!

O que é dengue e quais são os sintomas?

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, mas os sintomas podem ser amenizados por meio do uso de líquidos e analgésicos.

Casos mais graves exigem cuidados hospitalares. O vírus da dengue possui 4 variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmos sintomas.

Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.

Os principais sintomas são febre alta e dores no corpo. O vírus que provoca essa doença pertence ao grupo dos arbovírus, que são passados por picadas de insetos, principalmente mosquitos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde cobre dengue? E teste rápido para zika e chikungunya?

A ANS (Agência Nacional de Saúde) determina que os planos de saúde médicos, devem sim oferecer exames de diagnóstico em caso de suspeita, além de orientar as operadoras a buscar medidas de caráter educativo junto aos beneficiários.

Ou seja, o tratamento para controle dos sintomas deve ser integralmente coberto pelos planos de saúde. Os exames e procedimentos são os listados abaixo:

  • DENGUE :Testes Rápidos como sorologia Elisa e Antígeno NS1 tem cobertura obrigatória; além de exames complementares como hemograma, contagem de plaquetas, etc.

Além de exames para dengue, o plano também deve oferecer exames para zika e chikungunya, outras doenças infecciosas também causadas por mosquitos:

  • ZIKA: Diagnósticos de infecção pelo vírus obrigatório para gestantes e recém nascidos com má formação congênita sugestiva;
  • CHIKUNGUNYA: Novamente a sorologia Elisa tem cobertura obrigatória para todos os beneficiários.

Desde o ano 2000, os planos são obrigados a cobrir também a sorologia para Dengue. Se a operadora insistir em não fazer os procedimentos, está sujeita a multa, prevista no ROL da agência reguladora.

 

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Sua saúde merece atenção

Sabendo que a dengue ainda está presente no nosso dia-a-dia, torna-se cada vez mais importante o acompanhamento da sua saúde.

Diagnósticos rápidos e testes eficazes tornam-se ferramentas importantes para o combate dessas e outras doenças.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

A Corretora Cedro se importa com a sua saúde! Então assine nossa newsletter e receba sempre conteúdos ricos em informações úteis para você! Garanta a sua saúde e  a saúde da sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *