Plano de saúde cobre DIU hormonal? Descubra como proceder, neste artigo.

Para que você possa fazer o seu planejamento familiar, é importante que você tenha um acompanhamento com o seu ginecologista. É ele quem vai te indicar o melhor método contraceptivo para você. Ele poderá lhe indicar o Dispositivo Intra Uterino (DIU). Mas você sabe o que é isso? E será que o plano de saúde cobre o DIU hormonal? Continue lendo e descubra.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O que é o Dispositivo Intra Uterino (DIU)?

O DIU é um método contraceptivo muito utilizado e com uma eficácia de 99,3%. É uma pequena estrutura, de cobre ou hormonal, colocada no interior da cavidade uterina através de um simples procedimento, que pode ser feito no próprio consultório médico.

No passado existia um mito sobre o DIU quando utilizado por mulheres jovens, pois diziam que prejudicaria uma futura gestação.

Porém, esse mito já foi desmentido por diversos estudos. Inclusive a sua utilização é aconselhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e se encontra no Rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde.

Existem 2 tipos de DIU: o de cobre e o hormonal (Mirena):

  • DIU de cobre: Não possui hormônios. Sua estrutura de cobre trabalha dificultando a fecundação e impedindo que o ovo se fixe.Porém, seus efeitos colaterais são o aumento de cólicas e sangramentos no período menstrual, podendo ser tão intenso que pode levar à paciente a desenvolver anemia;
  • DIU hormonal: Possui o hormônio progesterona, sendo assim, ele causa a diminuição do fluxo sanguíneo, logo, as cólicas menstruais também diminuem. Em alguns casos, ele pode até mesmo cessar o fluxo.Seus efeitos colaterais consistem em dores de cabeça, surgimento de manchas, dores nos seios e a cessação do fluxo. Algumas pacientes podem apresentar até mesmo depressão, perda de desejo sexual e aumento de peso.

Planejamento familiar pelo plano de saúde

O plano de saúde auxilia no planejamento familiar, que consiste em um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a terem ou não filhos.

Essas ações podem incluir médico ginecologista, assistente social, psicólogos, e o que mais se achar necessário para o aconselhamento. Esse direito está amparado pela Constituição Federal de 1988, e pela Lei 9263/96.

Como solicitar o DIU hormonal?

Para a colocação do DIU hormonal, a paciente deve, em primeiro lugar, buscar informações com seu médico ginecologista e pedir a prescrição.

A colocação do dispositivo é feita pelo próprio médico conveniado em seu consultório, com anestesia local, e deve ser feita no período menstrual da paciente.

Vantagens do DIU hormonal

O DIU hormonal possui mai vantagens do que o DIU de cobre, com certeza. Por exemplo:

  • Ele diminui o fluxo menstrual, podendo até cessá-lo, deixando apenas ocorrer alguns escapes;
  • É ótimo para mulheres na pós-menopausa ou com endometriose;
  • Protege contra o câncer do endométrio;
  • Protege contra o câncer cervical;
  • É o método contraceptivo mais seguro em relação à trombose.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O plano de saúde cobre DIU hormonal?

O melhor de tudo isso é que, por estar no Rol de procedimentos da ANS, todo plano de saúde é obrigado a cobrir o DIU hormonal, tanto o dispositivo quanto a sua colocação. Inclusive a sua recolocação depois de seu tempo útil, que é de até 5 anos.

Portanto, é importante que você tenha um plano de saúde para fazer todo o seu acompanhamento com o médico, e se você escolher engravidar no período em que está com o DIU, o plano de saúde vai cobrir a retirada do dispositivo, e todo o seu acompanhamento na gestação.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Se você ainda não tem um plano de saúde, fale com um corretor, ele vai te ajudar a escolher o plano de saúde mais adequado para suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *