Plano de saúde cobre DST? Saiba como funciona o tratamento para HIV

Certamente, você já deve ter ouvido falar nas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e tem ideia do quanto elas são perigosas para qualquer ser humano. Além disso, quem é portador de alguma dessas infecções ainda sofre com o preconceito da sociedade, pois tendem a ser excluídas por algumas pessoas. No entanto, sabemos que existe tratamento e que todos os portadores devem fazê-lo. Mas será que o plano de saúde cobre DST?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da AIDS por atacar o sistema imunológico, principalmente os linfócitos T CD4+. Sua reprodução é muito rápida e ele faz diversas cópias de si mesmo em pouco tempo. Por ser um retrovírus, o seu tempo de incubação é longo e, muitas vezes, os sintomas demoram a aparecer. Prevenir é essencial e tratar também, mas será que plano de saúde cobre DST?

Entre as DSTs mais frequentes estão cancro mole, gonorréia, sífilis e HPV. No entanto, a AIDS é ainda a mais preocupante, por não ter vacinas e nem cura.

Com a demora do aparecimento dos sintomas, o vírus pode tomar o sistema imunológico do paciente, chegar até os neurônios e comprometer muito a saúde da pessoa, até ela perceber algo errado.

Neste artigo, nós vamos te deixar muito bem informado sobre tudo aquilo que diz respeito às DSTs, como: quais são as mais comuns, sintomas, como tratá-las, quais são as formas de prevenção e os riscos para a saúde do indivíduo. Além disso, ainda vamos explicar o que acontece com a DST durante a gravidez e esclarecer algumas dúvidas sobre este assunto!

Ficou interessado e deseja saber mais? Saiba agora se o plano de saúde cobre DST. Confira!

DSTs mais comuns: quais são, sintomas e tratamento

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) surgem a partir de relações sexuais sem proteção da camisinha, seja ela masculina ou feminina. Estas doenças atingem homens e mulheres independente de sua faixa etária e o risco é ainda maior quando se tem vários parceiros em um mesmo período de tempo.

Neste tópico, nós vamos te contar quais são as DSTs mais comuns, seus sintomas e como tratar cada uma delas. Olha só!

AIDS

De antemão, a síndrome da imunodeficiência adquirida é uma das DSTs mais conhecidas e é causada pelo vírus HIV. Apesar de ainda não existir cura para esta doença, é possível ter uma boa qualidade de vida mesmo sendo portador da síndrome. Isso acontece devido ao tratamento realizado de forma adequada, o famoso coquetel.

Com relação aos sintomas, eles costumam surgir semanas ou meses após a contaminação e costumam ser parecidos com os da gripe: febre, dor de cabeça, diarréia, dor de garganta e outros.

Já no que diz respeito à transmissão, esta acontece por meio de relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, transfusão de sangue e de mãe para filho durante a gestação.

HPV

Primeiramente, essa DST é causada pelo papilomavírus humano e é possível evitá-la através da vacina. Sua transmissão acontece por meio de relações sexuais sem preservativo, contato com a pele contaminada e compartilhamento de objetos pessoais.

A maioria dos infectados é assintomática, ou seja, percebe a doença apenas quando há uma queda na imunidade e a doença se manifesta com o surgimento de verrugas com ou sem coceira nas regiões íntimas.

Com a confirmação do diagnóstico, é chegada a hora de iniciar o tratamento, o qual é feito à base de substâncias que estimulam a imunidade, tratar as verrugas por métodos químicos e cirurgia.

Gonorreia

Você sabia que a gonorreia e a clamídia podem ocorrer simultaneamente? Ambas são causadas por bactérias e podem atingir garganta, olhos e órgãos genitais. São transmitidas principalmente pelas relações sexuais desprotegidas, mas pode ocorrer através do compartilhamento de brinquedos sexuais e na hora do parto.

Com relação aos sintomas, eles começam a surgir dias após a contaminação e pode haver: dor ao urinar, corrimento amarelado, dor abdominal, hemorragia vaginal fora do período menstrual, bolinhas vermelhas na boca e dor no contato íntimo.

E como tratá-la? O tratamento consiste no uso de antibióticos e deve ser feito tanto pela pessoa infectada quanto pelos parceiros, ainda que não haja sintomas. Além disso, deve-se manter abstinência sexual total até a cura da doença.

Sífilis

Antes de mais nada, a sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e a manifestação dos sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Geralmente, o primeiro sintoma costuma ser o surgimento de uma ferida que não causa dor, coceira ou pus. A tendência é que apareça entre 10 a 90 dias após a contaminação e acomete justamente o local por onde a bactéria entrou no organismo.

A sua transmissão acontece por meio de relações sexuais desprotegidas e de mãe para filho, seja durante a gestação ou na hora do parto. Quanto ao tratamento, ele é feito à base do antibiótico penicilina benzatina.

Como posso me prevenir de uma DST?

Antes de falarmos se o plano de saúde cobre DST, é de suma importância que você não pule este tópico, pois nós trouxemos uma lista com as medidas de prevenção que você deve adotar a fim de evitar ser infectado por alguma IST. Veja abaixo:

  • Usar preservativo feminino ou masculino em todas as relações sexuais, independente da via de contato;
  • Vacinar-se contra o HPV;
  • Fazer o uso correto da camisinha;
  • Faça os exames necessários com certa regularidade;
  • Limitar o número de parceiros;
  • Não compartilhar objetos pessoais;
  • Utilizar agulhas e seringas descartáveis.

Quais são os riscos das doenças sexualmente transmissíveis?

Você acha que as DSTs atingem somente os órgãos genitais? Sim? Então, precisamos lhe informar que é um completo engano pensar dessa forma, visto que elas podem causar inúmeras consequências para o indivíduo quando não são tratadas corretamente.

Uma dessas doenças é a sífilis de grande risco é a sífilis, pois pode causar problemas cardíacos e neurológicos. No caso da gonorreia e clamídia, o risco é da paciente não conseguir engravidar devido a inflamação nas trompas.

Já o HPV facilita o surgimento de vários tipos de câncer, dentre eles o câncer de colo de útero. Certamente, você já ouviu falar na herpes e, caso seja transmitida para o recém-nascido, pode causar graves doenças, inclusive fatais.

Diante disso, não abra mão de manter todos os cuidados necessários a fim de evitar ser contaminado por uma DST. Lembre-se: a sua vida vale muito mais!

Diagnóstico da DST – HIV

O HIV só foi descoberto no Brasil, mais precisamente em São Paulo, em 1982. No entanto, o Programa Nacional de Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS somente foi criado em 1986.

Atualmente, o diagnóstico é muito mais rápido, inclusive o tratamento das doenças oportunistas. O coquetel antirretroviral é bastante eficiente, diminuindo muito os óbitos no país.

O diagnóstico do HIV tem ampla cobertura  planos de saúde, de acordo com o Rol de Procedimentos da ANS. Nele estão incluídos pesquisa de anticorpos, antígeno P24, carga viral por PCR e até mesmo o teste rápido de detecção do HIV em gestante e o teste de genotipagem, para casos suspeitos de resistência viral.

Plano de saúde cobre DST: como é o tratamento?

No últimos anos, o tratamento de HIV melhorou bastante, possibilitando maior qualidade de vida e redução no número de mortes por causa da AIDS. Contudo, vale reforçar que a prevenção, com o uso de preservativos sexuais nas relações oral, vaginal ou anal, ainda é o método mais eficaz.

Ao contratar um plano de saúde, o paciente deve se declarar soropositivo, para ter acesso aos exames e tratamentos cobertos pelo contrato. Em nenhuma hipótese a operadora pode se recusar a aceitar esse paciente.

Entretanto, deve ser observado o período de carência para doenças preexistentes, que costuma ser de dois anos. Durante esse tempo, alguns procedimentos como cirurgias de alta complexidade estão excluídos da cobertura integral.

Exames e medicamentos

Ser portador de HIV e ter AIDS são condições bem diferentes. A pessoa pode ter o HIV no organismo e não manifestar sintomas da AIDS. Por isso, o acompanhamento após o diagnóstico ser feito é fundamental para um tratamento efetivo.

O tratamentos para soropositivos, ou seja, quem tem o HIV no organismo, engloba acompanhamento de profissionais de saúde, exames periódicos e uso de medicamentos antirretrovirais.

Esse medicamentos impedem a multiplicação do vírus, aumentam a imunidade do paciente e evitam o aparecimento de doenças oportunistas, que podem desenvolver a AIDS.

Plano de saúde cobre DST, em específico, HIV?

Ainda hoje, muitos soropositivos são vítimas de preconceito e desinformação. Por causa disso, o Ministério da Saúde sempre promove campanhas, para que as pessoas com o HIV tenham uma vida normal, com respeito e dignidade e sem distinções.

Dessa forma, nenhuma operadora de planos de saúde pode se recusar a cobrir o tratamento de pacientes com HIV.

Se ele não souber dessa condição ao contratar o plano e descobrir posteriormente, nada será mudado no contrato. Além disso, os planos empresariais devem preservar o sigilo dessa condição dos soropositivos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde cobre DST: principais dúvidas

Se você chegou até aqui e leu com atenção, adquiriu muito conhecimento relacionado às DSTs. No entanto, por se tratar de um assunto bastante amplo, resolvemos trazer este tópico para esclarecer todas as suas dúvidas e trazer ainda mais informações. Vamos lá?

É verdade que as ISTs podem ser transmitidas pelo beijo?

Sim! Algumas doenças como herpes e sífilis podem ser transmitidas através da secreção de feridas, mucosas e lesões na boca. Apesar do risco ser baixo, ele existe!

É possível contrair alguma DST no assento do vaso sanitário?

Apesar de ser extremamente raro, é possível sim. Para isso acontecer, a secreção corporal teria de estar no local há pouco tempo. No entanto, você ainda pode contrair infecção urinária ou candidíase, então é válido manter cuidado ao utilizar banheiros fora de casa.

Posso pegar IST fazendo tatuagem ou na manicure?

Sim! Se os materiais utilizados não foram esterilizados corretamente e se entrou em contato com alguém infectado, você corre este risco sim. Portanto, só faça isso nos locais de sua confiança. No caso da manicure, dê preferência para usar os seus próprios materiais.

É preciso fazer os exames para detectar DST mesmo não apresentando sintomas?

Sim! Algumas doenças podem levar muito tempo para manifestar sintomas, então é necessário realizar os exames a fim de detectar e iniciar o tratamento o quanto antes.

Onde fazer os testes para detectar as ISTs?

A boa notícia é que o SUS disponibiliza gratuitamente o teste para as seguintes doenças: HIV, sífilis e hepatites B e C. Para isso, basta buscar uma unidade básica de saúde ou o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA).

O que acontece quando a gestante tem alguma DST?

Em primeiro lugar, ter uma DST pode ameaçar o sucesso da gravidez e a saúde do feto, podendo provocar o parto prematuro e infecção no útero após o parto. Além disso, DST durante a gravidez pode ocasionar uma série de complicações para o bebê, tais como: surdez, cegueira, meningite, dano cerebral, pneumonia, infecção no olho, doença renal crônica, parto natimorto e outras.

Portanto, é fundamental que todas as pessoas se previnam para evitar se infectar por alguma DST. No caso das mulheres, não abra mão de realizar o acompanhamento pré-natal, informar o seu obstetra sobre absolutamente tudo e fazer todos os exames que forem solicitados.

Ter HIV é a mesma coisa que ter AIDS?

Não! A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pelo vírus HIV, mas é válido mencionar que ter HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Isso acontece porque várias pessoas que são portadoras do vírus HIV podem chegar a não desenvolver a doença. Apesar disso, ainda podem transmitir para outras pessoas, por isso é importante não abrir mão da prevenção!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Plano de saúde cobre DST: adquira a sua proteção!

Gostou do artigo e do tema que trouxemos para abordar? Desejamos que sim, pois é um assunto que deve ser abordado sim e a população deve se conscientizar sobre a importância de se prevenir, bem como de se informar sobre as doenças, riscos, sintomas e tratamento.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Ainda ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Procure a Cedro, nós sempre buscamos esclarecer todos os problemas e questões de nossos clientes! Fale com o corretor agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *