Plano de saúde para grávida: saiba como funciona, carência e os benefícios

A fase  mais aguardada e sonhada por uma mulher, certamente é a gravidez. Realizar o sonho de ser mãe e pegar seu bebê no colo é apenas o início de um caminho repleto de realizações e alegrias, mas também de alguns obstáculos, a exemplo de como contratar um plano de saúde para grávida.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Quando estamos grávidas, cuidados com a nossa saúde são muito importantes para uma gestação sadia, que garanta tanto a saúde da gestante quanto a do bebê. Isso ajuda não apenas durante a gravidez, mas também na hora do parto. Por isso, o ideal é ter um bom plano de saúde para grávida.

Indo além, nós ainda vamos te orientar sobre os cuidados com a saúde da gestante e quais são os mitos e verdades da gravidez. Com relação ao plano de saúde para grávida, vamos te informar quais são os direitos da gestante, qual é o período de carência e se a carência zero é possível.

Com tanto conteúdo assim, fica impossível passar despercebido por esse artigo, não é? Então, preste atenção em cada informação para tirar suas dúvidas e tenha uma boa leitura!

Saúde gestacional

Antes de mais nada, muitas mudanças acontecem na vida da mulher a partir do momento que recebe a confirmação da gravidez através do teste. Diante de tantos acontecimentos em um curto espaço de tempo, quais são os cuidados que a gestante deve ter? Qual a importância do pré-natal? Esses e muitos outros questionamentos, nós te responderemos a seguir.

Orientações para a gestante

Em primeiro lugar, precisamos mencionar que os cuidados durante a gravidez devem ser redobrados, de modo a proteger a saúde da mãe e do bebê. Mas quais são esses cuidados? Fique atento(a):

  • Iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez;
  • Ter acompanhamento médico regularmente;
  • Tomar todas as vacinas recomendadas para a gestante;
  • Não se medicar por conta própria;
  • Falar com seu médico, se notar algo estranho;
  • Não consumir bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, pois aumenta o risco de aborto espontâneo e má formação do bebê;
  • Redobrar os cuidados para evitar o mosquito (aedes aegypti) transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, devido aos casos de microcefalia no país.

Cuidados com o bebê

Você sabia que os cuidados com a saúde do bebê não devem ser feitos apenas após o nascimento? Pois é, tudo começa com o acompanhamento médico e o pré-natal, mas outros cuidados também merecem ser mencionados. Descubra quais são:

  • Praticar exercícios físicos com permissão médica e acompanhamento profissional. Além de ser bastante benéfico, ainda contribuem fortalecendo o corpo, melhorando o humor e a qualidade do sono;
  • Abandonar maus hábitos, ou seja, não consumir nenhum tipo de droga (lícita ou ilícita) e evitar o excesso de comidas não saudáveis (pizza, hambúrguer etc.);
  • Controlar o estresse e a ansiedade: tudo que a mãe sente é refletido no bebê, então cuide para não haver interferência na absorção de nutrientes e no ritmo cardíaco.

Por que devo fazer o pré-natal?

Em primeiro lugar, o pré-natal nada mais é do que o acompanhamento médico que a gestante e o seu bebê têm durante a gestação. Esse momento é marcado por exames laboratoriais, visando assegurar o pleno estado de saúde da mãe e do filho.

Se você ainda não sabe dos benefícios de fazer o pré-natal, chegou a hora de conhecer quais são. Confira:

  • Identificar doenças já existentes no organismo, mas que evoluem de forma silenciosa, tais como: hipertensão arterial, doenças do coração, diabetes, anemias, sífilis e outras;
  • Detectar problemas fetais, como a má formação;
  • Avaliar aspectos da placenta;
  • Identificar a pré-eclâmpsia de modo precoce, possibilitando o tratamento adequado;
  • Preparar a mulher para a maternidade.

Os cuidados com a saúde bucal devem mudar?

Você sabia que as consultas periódicas com o dentista fazem parte dos cuidados da mãe durante a gestação? Isso mesmo, pois a saúde bucal da mãe afeta diretamente o bebê, podendo até causar um parto prematuro.

Portanto, para você ficar ainda mais informada, criamos esse mitos e verdades sobre a saúde bucal na gravidez. Veja:

Meus dentes vão ficar mais fracos?

Não, quanto a isso você pode ficar tranquila. A fantasia de que os dentes da grávida ficam mais fracos por dividir o cálcio com o bebê é mito!

Os noves meses não vão desgastar os seus dentes. Porém, você deve manter uma dieta equilibrada e consumir a quantidade adequada para você e o bebê. Aqui, a principal dica é ingerir alimentos como leite, queijo, espinafre, iogurte, couve e outros.

É mais fácil ter cáries na gravidez?

Verdade! Durante a gravidez, as mulheres comem um pouco mais e as alterações hormonais causam uma redução do fluxo e da ação da saliva. Sendo assim, essa combinação ocasiona o aumento de acidez na boca, o que favorece a desmineralização dos dentes e a formação das cáries.

A produção de hormônios favorece um quadro de gengivite?

Verdade! O aumento da produção hormonal promove a dilatação dos vasos sanguíneos, provocando uma resposta exagerada por parte dos tecidos da gengiva. Dessa forma, as gengivas se tornam mais vulneráveis e com menor capacidade de regeneração, facilitando o surgimento das inflamações.

O parto prematuro pode decorrer de problemas na gengiva?

Verdade, pois o quadro inflamatório libera algumas substâncias que induzem o parto.

Vale a pena ter um plano para gestantes?

Sem dúvida alguma, o plano de saúde para a grávida é a melhor opção. Mas o ideal mesmo é que a mulher, ao pensar em engravidar, já contrate um plano de saúde. (Clique aqui para conhecer os planos de saúde da Hapvida e visualizar a tabela de preços)

Isso porque ela pode realizar as suas consultas de acompanhamento pelo médico ginecologista antes mesmo de engravidar. Outro ponto positivo de se contratar um plano antes de engravidar, é que a carência para a realização do parto é de 300 dias (10 meses).

Durante a gravidez, a mulher que possui um plano de saúde pode contar com um atendimento médico diferenciado, podendo ter uma maior assiduidade e mais facilidade para a realização dos exames pré-natais.

Inclui também nas vantagens do plano de saúde para grávida, o custo-benefício. Isso porque, se a gestante for pagar por cada consulta ou exame separadamente, sairá bem mais caro. Além de ter a opção de ter seu cônjuge como dependente, estando em união estável ou casamento.

Qual a diferença entre o plano de saúde para gestante e o plano convencional?

Normalmente, o plano de saúde para grávida costuma ser bem mais completo, pois, além da cobertura habitual de um plano de saúde convencional, ele conta ainda com a cobertura obstétrica. Isso inclui consultas de obstetrícia, exames pré-natais, maternidade, etc.

Além disso, muitos planos de saúde oferecem o planejamento familiar, onde você pode tirar suas dúvidas a respeito do assunto, como por exemplo, os melhores métodos anticoncepcionais para depois da gestação.

Existe plano de saúde para quem já está grávida?

Claro! Porém o que se deve prestar atenção ao contratar são os períodos de carência. Especialistas falam que até a 5ª semana de gestação é o prazo máximo indicado para a contratação do plano de saúde para grávida e, assim, obter o maior número de benefícios.

Porém, entre a 6ª e a 10ª semana ainda existem alguns benefícios a serem usufruídos pela gestante. Após este período, o único benefício é o atendimento emergencial.

Carências para exames de pré-natal e parto

Cada plano de saúde age de uma forma diferente na hora da carência. Porém, de acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o prazo máximo para alguns atendimentos são:

  • 300 dias para parto (10 meses);
  • 24hr para atendimento emergencial;
  • 180 dias para consultas e exames;
  • 180 dias para parto prematuro.

Existe plano de saúde carência zero para parto?

A carência para partos existe para que as empresas de plano de saúde não tomem prejuízos tendo a contratação apenas para a realização do parto.

Até o momento, a única forma de você conseguir contratar um plano de saúde sem carência é através da portabilidade. Ou seja, você pode mudar para outro plano sem que haja a necessidade de cumprir novo período de carência.

Apesar disso, o ideal é tentar se organizar e contratar o seu plano de saúde antes mesmo de engravidar. Dessa forma, você usufrui dos serviços por mais tempo e ainda pode detectar doenças e complicações que possam surgir durante a gravidez.

Posso incluir o recém-nascido no meu plano de saúde?

Sim! O recém-nascido está automaticamente incluso no plano de saúde para grávida até os seus 30 dias de vida.

Após este prazo, ele poderá ser incluído como dependente em um plano de saúde para recém-nascidos. Mas os responsáveis devem saber que esta inclusão não é feita automaticamente.

Eles têm o período de 30 dias para fazer esta inclusão para que o bebê tenha direito a todos os benefícios de seu plano.

Plano de saúde para grávida: os direitos da gestante

Primeiramente, é fato que, se você está grávida, ter um plano de saúde é essencial. Sendo assim, muitas dúvidas podem surgir sobre quais são os seus direitos no plano de saúde para grávida. Pensando nisso, viemos esclarecer as suas dúvidas. Veja alguns tópicos:

  • Acompanhante

De acordo com normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as beneficiárias de planos de saúde hospitalares com obstetrícia podem ter um acompanhante (de livre escolha) durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato.

  • Cobrança de honorários

A cobrança de honorários é conhecida como a taxa de disponibilidade para a realização do parto e é considerada indevida. Se o seu plano for hospitalar com obstetrícia, a operadora do plano de saúde deve garantir toda a cobertura hospitalar, incluindo: pré-natal, assistência ao parto e ao puerpério, bem como a internação hospitalar.

  • Escolha do parto

Antes de mais nada, as gestantes têm direito de escolher como será o seu parto. Porém, se você deseja uma cesariana, é preciso assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido contendo: indicações e riscos da cesariana, identificação completa do médico e da paciente, bem como a assinatura de ambos.

  • Cartão da gestante

O cartão da gestante é importante, principalmente se a mulher decidir ou precisar trocar de médico. Esse documento contém informações como: medicamentos que faz uso, se é diabética e/ou hipertensa, exames, peso e outras.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Mitos e verdades sobre gravidez

Muito se fala sobre o universo da gravidez, mas até que ponto todas as informações que você escuta ou lê são verdadeiras? Então, mantenha a calma e preste atenção no que vem por aí: mitos e verdades sobre gravidez. Chegou a hora de responder seus questionamentos!

As grávidas sentem mais calor?

Verdade! Isso acontece devido à aceleração no processo metabólico que acontece durante a gestação. Sendo assim, as grávidas podem sentir mais calor e suar mais.

O primeiro trimestre é o mais delicado? 

Verdade! A formação dos órgãos do feto começam justamente nesse período. Portanto, é de extrema importância redobrar os cuidados para evitar futuras complicações e assegurar a saúde da mãe e do bebê.

É proibido ter relações sexuais durante a gravidez?

Mito! Se está tudo ocorrendo bem na sua gravidez, não precisa se preocupar. Porém, se a grávida apresenta sangramento vaginal ou placenta de inserção baixa, o indicado é não fazer sexo, pois pode estimular a contração do útero e o sangramento.

Mulher grávida tem que comer por dois?

Mito! Antes de mais nada, é válido ressaltar que se a grávida come por dois, ela corre sérios riscos de engordar bastante.

É bom ter cuidado com a crença popular que a grávida come por dois, porque a obesidade é uma das complicações que pode ocorrer durante a gravidez e pode causar até um parto prematuro.

O sol pode manchar a pele das mulheres grávidas?

Verdade! Devido ao aumento na liberação de melanina, todas as grávidas têm mais tendência a ter manchas na pele. Neste caso, o ideal é fazer uso do protetor solar, principalmente no rosto e na barriga.

Chupar limão ajuda a diminuir os enjoos?

Verdade! As alterações hormonais podem deixar as papilas gustativas mais sensíveis, fazendo com que a grávida tenha aversão a alguns alimentos. Logo, chupar limão ou beber um suco da fruta aumenta a produção de saliva, ajudando a aliviar as náuseas.

A gestante pode dormir em qualquer posição?

Mito! Com relação à posição de dormir, o mais recomendado é que a gestante durma em cima do lado esquerdo. Dormir para o lado direito pode causar compressão da veia cava, o que provoca mal estar e aumento da pressão arterial.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como escolher um plano de saúde para grávida?

O melhor plano de saúde sempre será aquele que traz um melhor custo-benefício. Portanto, pesquise com calma, observe sempre os prazos de carência e converse com quem entende.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

A Cedro Corretora pode te ajudar nesta escolha. Fale com um de nossos representantes, e assine a nossa newsletter para ter acesso a nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *