Plano de saúde dental cobre implante? A Corretora Cedro explica

Além dos cuidados com a saúde física e mental, também temos que nos preocupar com a saúde bucal. Mas será que você pode se valer do seu plano de saúde dental cobre implante?

Esse artigo vai responder a essa dúvida.

Plano de saúde dental cobre implante?

Nem todo plano de saúde dental cobre implante, tendo em vista que é considerado um procedimento estético.

Entretanto, existem alguns procedimentos que são obrigatórios a todo plano de saúde, como:

  • Instalação de aparelhos ortodônticos;
  • Limpeza e raspagem;
  • Radiografia;
  • Consultas de rotina e emergenciais;
  • Cirurgias, extrações e restaurações;
  • Tratamento de canal;
  • Clareamento;
  • Tratamento na gengiva.

Porém, como dito, nem todo plano de saúde cobre implantes, ou seja, existem alguns que cobrem. Dessa forma, é importante que você tire todas essas dúvidas ao contratar o seu plano, e caso você já tenha um e precise de um implante, consulte o seu convênio para saber a respeito.

Os planos de saúde dental são obrigados a cobrir procedimentos funcionais, ou seja, necessários, como os citados acima. Já os procedimentos estéticos, como é o caso do implante, não existe essa obrigação.

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?

É importante que se saiba a diferença entre implante e prótese dentária, principalmente na hora de contratar um plano de saúde dental.

Entenda as diferenças abaixo:

  • Implante dentário:

São estruturas metálicas seguras e com baixa taxa de rejeição pelo corpo, sendo cirurgicamente introduzida na região do maxilar.

Seu objetivo é substituir as raízes perdidas com extração ou queda de dentes, auxiliando no retorno da mastigação e também da fala, que são processos que podem ser prejudicados pela falta de algum dos dentes.

  • Prótese dentária:

As próteses são, na maioria das vezes, estruturas removíveis, com o mesmo objetivo de restituir a mastigação e da fala aos que perderam, por algum motivo, um ou mais dentes, assim como retornar com o conforto estético do paciente.

Os implantes são muito mais duráveis do que as próteses, porém, são bem mais caros.

Como funciona o procedimento do implante dentário?

Existem duas formas de implante. Uma é feita na hora, colocando o implante no dente e, na mesma consulta, anexa o dente preso ao parafuso metálico, chamada de carga imediata.

Na outra forma, chamada de carga tardia, é feita a implantação do parafuso no osso, e é necessário esperar de 28 dias a 6 meses para que esse grude no osso. Só depois disso é colocado o dente de cerâmica anexado ao implante.

Benefícios de ter um plano de saúde dental

Apesar de o plano de saúde dental não cobrir implantes, ele cobre procedimentos funcionais, portanto, é muito benéfico para o paciente ter um.

O plano de saúde dental vai facilitar o seu cuidado com a sua saúde bucal, pois lhe permitirá consultas com especialistas, realização de exames, assim como alguns procedimentos necessários.

É muito mais válido fazer todo esse cuidado através de um plano de saúde dental, levando em consideração que, se for pagar por cada procedimento separadamente, sairá muito mais caro, e normalmente deixamos de fazer por esse motivo.

Cuidados com a saúde bucal

Listamos aqui 5 cuidados fundamentais para uma boa saúde bucal:

  1. Higienização de maneira correta:

Escove os dentes pela manhã, após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Escove também a língua e faça uso de fio dental m toda escovação.

  1. Creme dental com flúor

O flúor é um minera que protege os dentes de bactérias causadoras de cáries. Uma dica importante é que não é necessário colocar muita pasta na escova, pois não é a quantidade de espuma que vai limpar seus dentes, mas, sim, fazer os movimentos corretos.

  1. Troque a escova periodicamente

O ideal é que a escova de dentes seja trocada a cada 3 meses ou menos, pois com as cerdas gastas, a escovação não é feita de maneira eficaz.

  1. Tenha uma alimentação saudável

Alguns alimentos são nocivos a nossa saúde física e também bucal. Evite alimentos com amido e açúcares, principalmente aqueles mais grudentos, como brigadeiro.

  1. Visite o dentista regularmente

A visita ao dentista deve ocorrer como forma preventiva, e não remediativa. Caso haja algum problema, é mais fácil resolver quando detectado no início.

Curte os nossos artigos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui.

 

Assine nosso conteúdo, é grátis

Vamos escrever os melhores conteúdos para você

Mais de 5.000 pessoas já recebem nossos textos de especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *