Plano de saúde dental cobre implante? A Corretora Cedro explica

Se você já sofreu com a perda de um ou mais dentes, certamente se viu em uma situação extremamente desconfortável. Nestes casos, o implante dentário é uma ótima opção para reparar a ausência dos dentes e reabilitar a dentição. Mas eis que surge a dúvida: plano de saúde dental cobre implante?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Infelizmente, muitas pessoas ainda costumam negligenciar a saúde bucal e acabam indo ao dentista apenas quando surge algum problema. Mas você sabia que isso é um comportamento prejudicial e errado?

Além dos cuidados com a saúde física e mental, também temos que nos preocupar com a saúde bucal. Mas será que você pode se valer do seu plano de saúde dental cobre implante?

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre o tema: o que é implante, quais são os tipos existentes, em quais casos o uso é recomendado, quais são os riscos e cuidados que devem ser tomados após a aplicação. Além disso, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns e você vai descobrir se o plano de saúde dental cobre implante.

Ficou interessado(a) em aprender mais? É só continuar acompanhando a leitura, pois esse artigo vai responder às suas dúvidas. Vamos lá? Boa leitura!

Implante dentário: o que é e quais são os tipos?

De antemão, perder um ou mais dentes pode causar danos tanto à saúde bucal quanto à saúde mental, pois pode diminuir drasticamente a autoestima do paciente, bem como a autoconfiança.

Primeiramente, o implante dentário é um pino de titânio semelhante a um parafuso. Ele é aplicado diretamente no osso, exatamente no local em que há a ausência do dente. De modo geral, o material utilizado no implante é biocompatível com o nosso organismo, por isso o risco de acontecer rejeição é muito pequeno.

O implante surgiu como uma forma de substituir um ou mais dentes que foram perdidos devido à presença de cáries, doenças gengivais e até mesmo algum trauma sofrido. O bom de se submeter à colocação do implante dentário é porque ele permite restituir as funções dos dentes naturais, proporcionando melhoras na mastigação, na fala e na estética do sorriso.

Quais são os tipos existentes?

Antes de mais nada, é preciso saber que existem vários tipos de implantes dentários existentes, mas cada um possui suas próprias características. Ou seja, cada tipo é indicado para uma necessidade diferente e isso deve ser respeitado.

A seguir, descubra quais são os principais tipos de implantes:

Implante unitário simples

Este tipo de implante é mais indicado para aqueles casos em que a perda foi de apenas um dentes ou de mais dentes não sequenciais. Neste caso, o implante é colocado no local do dente perdido e a prótese ou coroa só é instalada após um período de dois ou três meses.

Implante duplo

O implante duplo é recomendado para aqueles pacientes que sofreram com a perda de três dentes consecutivos. As condições dos ossos são analisadas a fim de que apenas dois implantes reparem a ausência de três dentes.

Implante com prótese protocolo

Este implante é indicado para casos mais complexos em que a maioria dos dentes está comprometida. Geralmente, o implante com prótese protocolo usa entre 4 e 8 implantes com a finalidade de sustentar uma prótese total fixa. Com relação ao resultado, ele costuma ser bem natural e trazer bastante segurança.

Implante com prótese overdenture

Este modelo vem com um custo menor do que o anterior, pois só utiliza de 2 a 6 implantes, os quais são encaixados em uma prótese total. Além disso, oferece segurança na mastigação e pode ser retirada para realizar a higienização.

Implante zigomático

Com relação a este tipo de implante, ele é mais indicado para aquele paciente que tem atrofia maxilar severa e dispensa a necessidade de um enxerto ósseo. Neste caso, a fixação do implante ocorre no osso zigomático, mais conhecido como a maçã do rosto. Além de proporcionar um resultado bastante satisfatório, o implante zigomático ainda substitui as próteses totais removíveis.

Quando devo colocar implante dentário?

Como visto anteriormente, o uso do implante dentário é recomendado quando o paciente perde um ou mais dentes, inclusive quando a perda dental é completa. Apesar de qualquer pessoa poder utilizá-lo, apenas um cirurgião-dentista pode analisar o seu caso e indicar o tipo de implante que mais atende às suas necessidades.

Existe alguma contraindicação?

Em primeiro lugar, é essencial mencionar que a colocação do implante dentário também possui suas contra indicações, assim como qualquer outro procedimento relacionado à saúde. A seguir, conheça quem NÃO pode colocar implante:

  • Crianças e jovens que ainda não tiverem o crescimento ósseo finalizado;
  • Gestantes;
  • Pacientes que façam tratamento de quimioterapia ou radioterapia;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos da classe dos bifosfonatos;
  • Indivíduos que tenham Hepatite do tipo E.

Tome nota: é possível realizar este procedimento em pacientes diabéticos, hipertensos e portadores de outras doenças crônicas. No entanto, é fundamental que a doença esteja controlada e que o indivíduo tenha acompanhamento médico.

Quais são os riscos para quem coloca implante dentário?

Você sabia que a colocação do implante pode trazer alguns riscos para o paciente que se submeteu ao procedimento? Pois é, mas a Corretora Cedro está aqui para te informar quais são. Confira abaixo:

  • Risco de quebra do implante;
  • Inflamação no implante;
  • Lesões nos nervos da face;
  • Perda óssea;
  • Infecção;
  • Hiperplasia;
  • Necrose do tecido.

Cuidados pré e pós operatórios de um implante

De modo geral, qualquer procedimento relacionado à saúde exige que alguns cuidados sejam adotados antes e depois da sua realização. Como nós estamos aqui para te ajudar no que for possível, nós trouxemos uma lista de cuidados que você deve manter no pré e pós operatório de um implante dentário. Veja:

Pré operatório

  • Anamnese: nada mais é do que a entrevista que o profissional realiza com o paciente a fim de conhecer seu histórico e suas condições de saúde;
  • Exame clínico: é fundamental que o dentista faça um exame clínico para avaliar as condições da saúde bucal do indivíduo;
  • Radiografia e Tomografia: realizar exames de imagem também são muito importantes. Através deles é possível analisar verificar a possibilidade de colocar implante e qual o tipo deve ser utilizado.
  • Medicamentos: um dos preparativos do pré-operatório de um implante dentário é justamente o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.

Pós operatório

  • Repouso: é preciso que o paciente coopere para uma boa recuperação e faça repouso nos primeiros dias. Geralmente, o profissional solicita 48 horas de repouso a fim de evitar sangramentos e outras complicações.
  • Higiene bucal: é indispensável que você faça uma limpeza bucal adequada ainda nos primeiros dias após a colocação do implante. O dentista vai te orientar a melhor forma de higienizar.
  • Não se automedique: siga à risca as orientações do profissional que está te acompanhando, ou seja, use apenas os medicamentos prescritos e não cogite a automedicação.
  • Compressa gelada: aplicar compressas geladas também é um ótimo aliado, pois ajuda a reduzir a dor e o inchaço no local. O paciente pode utilizar aquela bolsa de gel gelada vendida em farmácias ou um pano úmido com água fria.
  • Alimentação gelada e líquida: o cuidado na hora de se alimentar deve ser redobrado, porque o esforço na mastigação pode atrapalhar o sucesso do procedimento.
  • Visita ao dentista: é necessário que o paciente mantenha o acompanhamento regular com o dentista mesmo após a realização do procedimento, assim é possível avaliar a saúde bucal como um todo e a cicatrização.

Plano de saúde dental cobre implante?

Nem todo plano de saúde dental cobre implante, tendo em vista que é considerado um procedimento estético.

Entretanto, existem alguns procedimentos que são obrigatórios a todo plano de saúde, como:

  • Instalação de aparelhos ortodônticos;
  • Limpeza e raspagem;
  • Radiografia;
  • Consultas de rotina e emergenciais;
  • Cirurgias, extrações e restaurações;
  • Tratamento de canal;
  • Clareamento;
  • Tratamento na gengiva.

Porém, como dito, nem todo plano de saúde dental cobre implante, ou seja, existem alguns que cobrem. Dessa forma, é importante que você tire todas essas dúvidas ao contratar o seu plano, e caso você já tenha um e precise de um implante, consulte o seu convênio para saber a respeito.

Os planos de saúde dental são obrigados a cobrir procedimentos funcionais, ou seja, necessários, como os citados acima. Já os procedimentos estéticos, como é o caso do implante, não existe essa obrigação.

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?

É importante que se saiba a diferença entre implante e prótese dentária, principalmente na hora de contratar um plano de saúde dental.

Entenda as diferenças abaixo:

  • Implante dentário:

São estruturas metálicas seguras e com baixa taxa de rejeição pelo corpo, sendo cirurgicamente introduzida na região do maxilar.

Seu objetivo é substituir as raízes perdidas com extração ou queda de dentes, auxiliando no retorno da mastigação e também da fala, que são processos que podem ser prejudicados pela falta de algum dos dentes.

  • Prótese dentária:

As próteses são, na maioria das vezes, estruturas removíveis, com o mesmo objetivo de restituir a mastigação e da fala aos que perderam, por algum motivo, um ou mais dentes, assim como retornar com o conforto estético do paciente.

Os implantes são muito mais duráveis do que as próteses, porém, são bem mais caros.

Como funciona o procedimento do implante dentário?

Existem duas formas de implante. Uma é feita na hora, colocando o implante no dente e, na mesma consulta, anexa o dente preso ao parafuso metálico, chamada de carga imediata.

Na outra forma, chamada de carga tardia, é feita a implantação do parafuso no osso, e é necessário esperar de 28 dias a 6 meses para que esse grude no osso. Só depois disso é colocado o dente de cerâmica anexado ao implante.

Benefícios de ter um plano de saúde dental

Apesar de o plano de saúde dental não cobrir implantes, ele cobre procedimentos funcionais, portanto, é muito benéfico para o paciente ter um.

O plano de saúde dental vai facilitar o seu cuidado com a sua saúde bucal, pois lhe permitirá consultas com especialistas, realização de exames, assim como alguns procedimentos necessários.

É muito mais válido fazer todo esse cuidado através de um plano de saúde dental, levando em consideração que, se for pagar por cada procedimento separadamente, sairá muito mais caro, e normalmente deixamos de fazer por esse motivo.

Cuidados com a saúde bucal

Listamos aqui 5 cuidados fundamentais para uma boa saúde bucal:

  1. Higienização de maneira correta:

Escove os dentes pela manhã, após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Escove também a língua e faça uso de fio dental m toda escovação.

  1. Creme dental com flúor

O flúor é um minera que protege os dentes de bactérias causadoras de cáries. Uma dica importante é que não é necessário colocar muita pasta na escova, pois não é a quantidade de espuma que vai limpar seus dentes, mas, sim, fazer os movimentos corretos.

  1. Troque a escova periodicamente

O ideal é que a escova de dentes seja trocada a cada 3 meses ou menos, pois com as cerdas gastas, a escovação não é feita de maneira eficaz.

  1. Tenha uma alimentação saudável

Alguns alimentos são nocivos a nossa saúde física e também bucal. Evite alimentos com amido e açúcares, principalmente aqueles mais grudentos, como brigadeiro.

  1. Visite o dentista regularmente

A visita ao dentista deve ocorrer como forma preventiva, e não remediativa. Caso haja algum problema, é mais fácil resolver quando detectado no início.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde dental cobre implante: mitos e verdades

Agora, que tal conhecer um pouco quais são os mitos e verdades sobre o implante dentário e se o plano de saúde dental cobre? Nós deixamos este tópico exclusivamente para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o tema. Acompanhe:

Dói colocar implante?

Mito! Devido à anestesia, o paciente não sente dor durante o procedimento. Já no pós-operatório, é possível sentir algum desconforto que pode ser controlado com o uso dos medicamentos prescritos pelo dentista.

É necessário internação para fazer o implante?

Tanto pode ser mito quanto verdade. A resposta para esta pergunta vai depender da técnica utilizada pelo cirurgião e da clínica a ser realizada. De modo geral, a internação não é necessária, visto que muitos consultórios modernos são tão seguros quanto um hospital. Apenas o profissional escolhido pode responder essa dúvida com mais precisão.

Os pacientes que não tem osso podem receber implantes?

Verdade! No entanto, é preciso cautela: se não há osso para que aconteça a instalação dos implantes na posição ideal, é possível que o profissional recomende uma cirurgia de enxerto ósseo no local em que o implante será colocado.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Plano de saúde dental cobre implante: saiba mais

No decorrer deste artigo, você pôde descobrir se plano de saúde dental cobre implante e muitas outras informações relacionadas ao procedimento em si. Nosso intuito foi de esclarecer as suas dúvidas e te ajudar no que for possível, sempre trazendo informações confiáveis e relevantes.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Curte os nossos artigos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *