Prevenindo cáries: o que você precisa saber para ter um sorriso saudável!

Antes de mais nada, ter um sorriso saudável e bonito é o sonho de todos nós, mas sabemos que não é algo que se conquista do dia para noite e exige alguns cuidados especiais. A cárie é um dos problemas mais comuns, mas você sabe como é possível estar prevenindo cáries?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre a cárie: o que é, como se forma, como podemos prevenir, como tratar e quais são os fatores de risco para que ela possa surgir. Ficou curioso e deseja saber mais? Basta continuar lendo este artigo e, se preciso, pode anotar as informações que você considerar relevante. Boa leitura!

O que é a cárie dentária?

Certamente, você já ouviu falar na tão famosa cárie, um problema bucal bastante corriqueiro nos consultórios odontológicos. Mas você saberia explicar, ao certo, o que é uma cárie dentária? Não? Fica tranquilo(a), pois a Corretora Cedro vai te explicar!

De antemão, a cárie é uma deterioração causada na estrutura dentária e acontece justamente quando as bactérias começam a se proliferar na boca. Se não tratada adequadamente e rapidamente, as camadas do dentes serão atingidas e pode trazer sérias consequências para a saúde bucal do paciente.

Como se forma?

Você sabia que a nossa cavidade bucal está sempre repleta de bactérias? Pois é, mas não precisa se assustar! Apesar disso ser normal, o problema está quando elas começam a se desenvolver e acabam atingindo o dente.

A adesão dessas bactérias no elemento dental ocorre justamente através da famosa placa bacteriana, o que pode provocar uma série de doenças bucais, tais como: gengivite, tártaro e as cáries, óbvio.

A deterioração dental acontece decorrente da interação das bactérias com os alimentos ingeridos a fim de produzir resíduos em forma de ácidos, causando uma avaria na superfície do dente e, por consequência, provoca a decomposição ou deterioração da estrutura dentária.

Quais são os fatores de risco?

Em primeiro lugar, a melhor forma de combater a cárie é atuando de modo preventivo. Sendo assim, o primeiro passo é conhecer quais são os fatores de risco que contribuem com o desenvolvimento das cáries. Então, vamos lá? Confira abaixo:

  • Higiene bucal inadequada: não escovar os dentes e não fazer uso do fio dental são alguns erros comuns que precisam ser corrigidos;
  • Não visitar o dentista periodicamente: um pensamento equivocado é justamente achar que não se deve ir ao dentista por estar tudo bem aparentemente. Inicialmente, as cáries não apresentam sintomas, então a ida ao dentista vai ajudar na detecção de possíveis problemas bucais como a cárie;
  • Hábitos alimentares ruins: consumir produtos ricos em açúcar excessivamente e frequentemente é um grande fator de risco, pois aumenta a atividade bacteriana;
  • Tabagismo: o ideal é deixar de fumar, pois o tabagismo deixa os dentes mais vulneráveis às cáries dentárias, além de amarelar os dentes e torná-los mais frágeis.

Dicas para evitar as cáries

Logo após conhecer os fatores de risco, chegou o grande momento de descobrir quais são as dicas que ajudam a prevenir as cáries e anotá-las para nunca deixar de colocar em prática. Já para adiantar, nós da Corretora Cedro selecionamos dicas valiosas. Então, você não pode pular esté tópico!

A seguir, veja como é possível estar prevenindo cáries:

  • Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar;
  • Beber bastante água;
  • Fazer uma higiene bucal adequada: escovar os dentes e fazer uso do fio dental;
  • Manter uma alimentação equilibrada e rica em fibras;
  • Dar preferência para escova de dente macia;
  • Investir no consumo de alimentos “detergentes”, como: maçã, cenoura, melância, pepino e outros;
  • Não fumar;
  • Ir ao dentista regularmente (pelo menos duas vezes por ano).

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como tratar a cárie?

Primeiramente, é de suma importância que você vá ao dentista periodicamente para verificar as condições da sua saúde bucal, detectar algum problema e tratá-lo o quanto antes. Quando uma cárie é detectada, existem duas formas de tratá-la. Veja:

  1. Restauração dentária: a restauração visa reconstruir o dente que sofreu algum dano e teve a sua função comprometida. Atualmente, o material utilizado para preencher o local danificado é a resina.
  2. Tratamento de canalapesar de ser um dos procedimentos mais temidos pelos pacientes, o tratamento de canal pode ser extremamente necessário em alguns casos. Geralmente, esta forma de tratamento é indicada para aquelas situações em que a cárie seja profunda e já tenha atingido a polpa do dente.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Prevenindo cáries: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você gostou de descobrir como é possível estar prevenindo cáries? Além deste conteúdo relevante e que deve ter te ajudado de alguma forma, saiba que é possível obter ainda mais conhecimento gratuitamente. De que forma? Basta assinar nosso newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *