Qual melhor plano odontológico?

Em primeiro lugar, é essencial que você saiba que quando a saúde bucal não vai bem, isso reflete no corpo inteiro, inclusive aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Diante disso, ter um plano odontológico é de suma importância. Dessa forma, você garante a sua segurança e tranquilidade ao cuidar dos seus dentes!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Além disso, também é válido ressaltar que o sorriso possui forte influência na autoestima do indivíduo, porque quando o paciente não está satisfeito, tem vergonha de sorrir e não está feliz consigo mesmo, a tendência é que ele/ela se afaste mais do convívio social por inúmeras razões. Mas cuidar da saúde bucal não é só estética, viu?

Dentes tratados também são sinal de saúde! Você sabia? Por isso, pensando na sua saúde bucal, o blog da Cedro resolveu comparar os diversos tipos de plano odontológico disponíveis no mercado.

Por isso, hoje, você vai descobrir qual plano odontológico possui a melhor cobertura de dentistas do Brasil e muito mais.

Ainda neste artigo, você vai descobrir o que acontece quando não vamos ao dentista e quais são os problemas bucais mais comuns de acordo com a faixa etária do paciente, bem como dicas para conquistar uma saúde bucal perfeita e como escolher o melhor plano odonto de acordo com o seu perfil. Ficou interessado(a)? Então, vamos lá. Boa leitura!

Porque é importante cuidar da sua saúde bucal?

Em primeiro lugar, cuidar da boca é mais do que necessário. Afinal, ela é responsável por funções que repercutem na saúde de todo o seu corpo.

Os problemas bucais são dolorosos e podem causar doenças sérias, além de agravar doenças cardiovasculares e diabetes.

Por isso, se previna diariamente. Mantenha uma alimentação saudável, não consuma muitos doces e não fume.

Porém, apesar desses cuidados, você ainda vai precisar ir ao dentista. Nem que seja para uma consulta de rotina. Não é mesmo?

O que acontece quando não vamos ao dentista?

Antes de mais nada, o ideal é que você vá ao dentista regularmente, com frequência de pelo menos uma vez a cada seis meses. Só assim será possível diagnosticar problemas ainda em sua fase inicial e tratá-los o quanto antes, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Mas, afinal, o que será que acontece quando negligenciamos a saúde bucal e não vamos ao dentista com regularidade? Bom, quando ficamos dois anos sem ir ao dentista, por exemplo, nós acabamos proporcionando um ambiente perfeito para que doenças bucais se instalem e se desenvolvem de tal forma que, às vezes, os tratamentos dentários necessitam ser mais complexos, o que implica em um valor mais alto também.

Você lembra que falamos logo no início que uma má saúde bucal impacta negativamente o corpo todo? Pois é! Se você vai ao dentista com a periodicidade certa, você ainda evita problemas cardíacos, visto que muitas bactérias que vivem na boca também podem atacar o coração.

Por fim, não adianta negar, pois a prevenção ainda é o melhor remédio para assegurar uma boa saúde para o corpo inteiro, inclusive para seus dentes e boca. Indo além, prevenir é um dos principais benefícios de ir ao dentista com regularidade e, por consequência disso, você usufrui de outras vantagens também, como: mais tranquilidade, menos gastos, tratamentos mais simples e muito mais!

Atenção: uma pequena lesão na boca ou nos dentes, se negligenciada, pode evoluir e se tornar um câncer bucal. Então, todo cuidado é pouco!

Problemas bucais mais comuns de acordo com a idade

De modo geral, os problemas bucais podem surgir em qualquer fase da vida. Apesar disso, existem algumas doenças que são mais comuns em determinada faixa etária devido a alguns hábitos adotados.

Diante disso, nós preparamos este conteúdo especialmente para você conhecer quais são os principais problemas dentários que surgem de acordo com cada fase. Vem conferir!

Em crianças

De antemão, um problema bastante comum nas crianças está relacionado à mordida e uma série de fatores pode comprometer esta função, tais como: uso prolongado de mamadeiras e chupetas, chupar dedo, postura inadequada da língua e respiração bucal.

Devido ao consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e uma má higiene bucal, a criança também pode sofrer com a perda precoce dos dentes causada pelo desenvolvimento de cáries.

Em adolescentes

Em primeiro lugar, se você é adolescente e não realiza uma higiene bucal adequada, saiba que você está contribuindo para a formação de placa bacteriana, a qual parece inofensiva, mas pode se transformar em tártaro quando não é removida.

Outro problema bucal comum na adolescência são os dentes desalinhados, os quais podem trazer uma série de complicações quando o jovem não faz uso do aparelho ortodôntico. Quando isso é negligenciado, o paciente pode sofrer com dores, maior incidência de cáries e, até mesmo, perda dentária.

Por fim, os sisos costumam aparecer justamente no final da adolescência, o que pode ser um tanto quanto incômodo, especialmente se não houver espaço suficiente na arcada dentária. Sendo assim, a extração dos sisos pode ser recomendada pelo seu dentista.

Em adultos

De antemão, chegar na fase adulta não significa estar livre de cáries e doenças gengivais. Inclusive, os dentes merecem ainda mais atenção e cuidado, porque com o passar do tempo, eles enfraquecem e se tornam mais frágeis.

Nesta fase, as cáries são bastante recorrentes, bem como a gengivite, a qual pode evoluir para um quadro de periodontite quando não é tratada e correndo o risco de perda dentária também. Então, decida priorizar sua saúde bucal enquanto é tempo!

Devido ao estresse causado pela correria do dia a dia, o bruxismo é outra doença bucal comum na fase adulta. Trata-se do ranger dos dentes durante a noite e pode causar alguns sintomas bastante incômodos, como: dores de cabeça, zumbido nos ouvidos, dores nos maxilares, desgaste dentário e, consequentemente, perda dos dentes.

Em idosos

Como dito anteriormente, o corpo vai se tornando frágil com o avanço da idade. Sendo assim, é justamente na terceira idade que os problemas dentários se acentuam e isso se agrava ainda mais quando o paciente possui enfermidades associadas como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão.

Nesta fase da vida, os idosos têm uma tendência maior a sofrer com retração gengival e xerostomia, também conhecida como boca seca e pode ser causada pelo uso de determinados medicamentos e pela presença de algumas doenças.

Dicas para conquistar uma saúde bucal perfeita!

Antes de mais nada, você precisa ter consciência de que cuidar da saúde bucal é tão importante quanto a do restante do corpo e isso você pôde comprovar com as informações que trouxemos até aqui. Após a decisão de priorizar cuidar do seu sorriso, você precisa ter conhecimento de algumas dicas que serão extremamente úteis neste processo. Confira!

  • Escolher uma escova dental de cabo reto, cabeça pequena e cerdas macias;
  • Escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições;
  • Não exagerar na quantidade de creme dental;
  • Ir ao dentista com regularidade, uma vez a cada seis meses pelo menos;
  • Evitar alimentos que contribuem com o surgimento de cáries;
  • Não esquecer de escovar as línguas para evitar o mau hálito;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Ficar atento(a) às alterações que surgirem na boca como um todo;
  • Aumentar a sua ingestão de água.

Em suma, com todas essas dicas e acompanhamento de um dentista de sua confiança, sofrer com doenças bucais e severas consequências será muito difícil. Então, que tal dar o primeiro passo em busca de um sorriso saudável e bonito?

Escolhendo o melhor plano odontológico para você

Por essas razões, ter um plano odontológico vai te trazer uma tranquilidade a mais! Sendo assim, se proteja de imprevistos com um plano odonto.

E quais seriam as melhores opções para você e sua família se sentirem seguros?

Antes de escolher, dê atenção aos seguintes pontos:

  • Amplitude de cobertura disponível na sua região;
  • Custo-benefício dos serviços oferecidos;
  • Valores do contrato;
  • Tempo de carência;
  • Canais de assistência ao cliente.

Análise esses requisitos básicos que um bom plano precisa para ter! Logo após, não se esqueça de também verificar as coberturas básicas de cada operadora.

Os serviços de emergência estão incluídos? Veja atentamente. Afinal, nunca sabemos quando aquela dor de dente inesperada vai chegar.Por isso, observe quais são os pontos adicionais do seu contrato ( como, por exemplo, o valor cobrado para cada adicional familiar).

Por fim, que tal conferir algumas opções e características de planos odonto?

Plano Odontológico Individual

Amil Dental: Ampla cobertura e atendimento de urgência e emergência, 24 horas após a contratação. Sem coparticipação nos serviços. Também oferece plano odontológico por adesão

Bradesco Dental: Sem coparticipação. Pontuado com qualidade nota 10 na Agência Suplementar de saúde(ANS). Oferece um clube de vantagens.

Hapvida Odonto: Cobertura Nacional. Agendamento online de consultas e planos com preços mensais populares.

Planos Empresariais

E, se você é dono de uma empresa, já pensou em oferecer um benefício extra para seus funcionários? Uma opção de plano odontológico para seus colaboradores é do SulAmérica:

– Ampla rede de atendimento, com cerca de 28 mil opções de atendimento em todos os estados e capitais do país.

– Condições especiais para implantes e clareamentos.

– Central de Atendimento 24h.

– Reembolso em casos de consulta ou exame fora da rede credenciada.

– Descontos em medicamento.

Novidade: a SulAmérica Odonto desenvolveu um aplicativo onde você tem acesso à dados da apólice, carteirinha digital e um lista de toda rede credenciada.

Além da operadora, a Hapvida e o Bradesco também oferecem um plano odontológico na versão empresarial.

Os melhores planos odontológicos

Primeiramente, nós queremos trazer um conteúdo completo para você, inclusive no que diz respeito aos melhores planos de saúde odontológicos que existem no mercado atualmente. Pensando nisso, trouxemos a lista abaixo. Veja:

Vale ressaltar que o melhor plano sempre será o que atende às suas necessidades. Afinal, não adianta ter um convênio que não vai dar a assistência que você necessita. Pense nisso!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano odontológico e saúde bucal: perguntas frequentes

Agora que já te entregamos informações bem detalhadas sobre plano odontológico e saúde bucal, que tal partirmos para a parte em que esclarecemos toda e qualquer dúvida que, porventura, tenha restado? Dá uma olhada!

Qual é a causa do mau hálito?

De antemão, o mau hálito é causado pelo acúmulo de bactérias na boca que, por sua vez, ocorre devido a uma má higiene bucal. Para evitá-lo, capriche na escovação dos dentes e no uso do fio dental!

As gestantes também podem fazer tratamento odontológico?

A boa notícia é que as gestantes podem realizar algum tratamento dentário sim. No entanto, especialistas afirmam que o melhor período para isso é a partir do segundo trimestre de gestação.

Quando as crianças devem começar a escovar os dentes?

De modo geral, a escovação deve acontecer a partir do nascimento dos primeiros dentes de leite e as crianças devem ir ao dentista ainda nesta mesma fase.

Posso substituir a escovação pelo antisséptico bucal?

Nunca! Vale ressaltar que o uso de antissépticos bucais não substituem a escovação e devem ser utilizados com moderação, visto que o uso excessivo pode contribuir para manchar e escurecer os dentes.

Preciso esperar meia hora após as refeições para escovar os dentes?

Sim! Isso acontece porque a saliva precisa de um tempo para neutralizar o PH dos alimentos e proteger os dentes contra desgastes.

Plano odontológico pode ser com coparticipação?

Sim! Existem diversas opções no mercado de plano de saúde dental, tanto com quanto sem coparticipação.

Plano odontológico cobre aparelho ortodôntico?

De antemão, o aparelho ortodôntico não faz parte da cobertura mínima obrigatória, a operadora pode fornecer este procedimento dentro da sua cobertura sim, inclusive de forma adicional.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tenha um plano odontológico para chamar de seu!

No decorrer deste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre este universo do plano odontológico e da saúde bucal. Trouxemos bastante informação por acreditarmos que o conhecimento também salva. Desejamos que o conteúdo tenha sido útil!

Quer saber mais sobre eles? Então, não perca tempo: contrate o seu plano odonto hoje! As opções são muitas, mas a Cedro Corretora de Seguros está aqui para te ajudar. Por isso, fale com um de nossos consultores por aqui. Vamos te ajudar a contratar um  plano odontológico que atenda a sua necessidade.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Bom custo benefício e saúde estão aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *