Reversão de vasectomia: o plano de saúde cobre?

Provavelmente você já conheça a vasectomia, uma cirurgia simples e que consiste na esterilização masculina de forma voluntária e definitiva, onde ocorre o fechamento dos canais deferentes do homem. Mas se o homem mudar de ideia, a reversão de vasectomia é possível? Será que o plano de saúde cobre?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Se você tem essas e tantas outras dúvidas, não pode deixar de ler esse artigo. Aqui, nós vamos responder as principais perguntas sobre o tema. Então, continue acompanhando!

É possível fazer reversão de vasectomia?

Antes de mais nada, são inúmeros os fatores que podem levar o homem a querer a reversão de vasectomia. Mas será que é possível? Se você é homem e fez vasectomia, mas agora deseja ter filhos, não precisa se entristecer, pois é possível fazer a reversão do procedimento.

Como funciona?

A reversão de vasectomia consiste na religação dos canais deferentes do homem, os quais são responsáveis por conduzir os espermatozoides. Por se tratar de uma microcirurgia, é necessário utilizar um microscópio cirúrgico, fios e instrumentos desse tipo de procedimento.

Além disso, reverter a vasectomia demanda mais tempo do que a própria vasectomia, geralmente dura cerca de 3 ou 4 horas.

Quando pode ser feita?

Geralmente, a reversão é indicada quando a vasectomia foi feita há menos de 14 anos, pois as chances de obter sucesso são maiores. Além disso, também é indicado quando a sua companheira não apresenta problema de fertilidade.

Quais são os cuidados do pré-operatório?

O pré-operatório é essencial, pois através dos exames feitos, é possível detectar a existência de algumas doenças, por exemplo: varicocele, tumor de testículo, hidrocele e outras.

E do pós-operatório?

O homem que passa por este procedimento, geralmente, tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte. A recuperação em casa dura aproximadamente 10 dias, com repouso absoluto nos 3 primeiros dias.

Além disso, é interessante que o homem evite ejaculação e relação sexual por um período de 45 dias, assegurando a cicatrização da sutura realizada.

Qual é a taxa de sucesso?

Primeiramente, a taxa de sucesso da reversão de vasectomia depende de vários fatores. Conheça alguns deles:

  • Tempo decorrido entre a vasectomia e sua reversão: quanto menor for esse tempo, melhores serão os resultados;
  • Técnica utilizada na vasectomia: as vasectomias que preservam melhor os canais deferentes, sem causar danos ou lesões, apresentam uma maior taxa de sucesso na reversão;
  • Qualidade de cicatrização do paciente;
  • Produção testicular de espermatozoides: geralmente é mantida após a vasectomia;
  • Líquido do deferente durante a reversão: depende do seu aspecto macroscópico e da presença de espermatozoides;
  • Profissional: também depende da experiência do urologista e de sua habilidade em microcirurgia.

E se eu não obtiver sucesso na reversão?

É uma situação bem delicada, pois você coloca todas as suas expectativas nisso. Mas não precisa se preocupar, viu? Se você fez vasectomia e deseja ter filhos, você e sua companheira podem optar pela fertilização in vitro.

Neste caso, a coleta dos espermatozoides é feita por técnicas de aspiração diretamente nos testículos (TESA) ou nos epidídimos (PESA).

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

O plano de saúde cobre reversão de vasectomia?

A reversão de vasectomia não consta no Rol de Procedimentos e Eventos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Portanto, as operadoras de planos de saúde não têm obrigação de cobrir esse procedimento.

Até o momento, a reversão também não é realizada pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Dessa forma, apenas é possível fazê-la em clínicas particulares de urologia ou reprodução humana, bem como em hospitais particulares e universitários.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Reversão de vasectomia: para concluir

Devido ao alto custo do procedimento, é válido ressaltar a importância de pensar bem antes de fazer a reversão de vasectomia. Se você quer ter filhos, deseja fazer a reversão e tem plano de saúde, entre em contato com a sua operadora e veja se é possível a cobertura.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você gostou de saber sobre reversão de vasectomia? Sabia que você pode ficar ainda mais informada? E se a gente te disser que é simples e gratuito? Então, não perde tempo e assine nosso newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *