Rotina Skincare: como o dermatologista do plano de saúde pode te ajudar

Primeiramente, é fundamental falar sobre os cuidados com a pele, tanto do rosto quanto do corpo. Muito provavelmente você já tenha ouvido falar na famosa rotina skincare, mas você sabe, ao certo, quais são os cuidados indispensáveis na hora de se cuidar? Não? Mas pode ficar tranquila, pois a Corretora Cedro chegou para te ajudar!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Muitas mulheres têm seus rituais de cuidados com a pele, a famosa rotina skincare. Não podemos esquecer que a pele é o maior órgão do corpo humano e necessita de muitos cuidados, principalmente o rosto, por ser uma que é onde ela fica mais exposta.

A verdade é que não existe uma idade mínima para começar a cuidar da pele, inclusive, o mais indicado é que você comece com os cuidados o quanto antes, sempre respeitando o seu tipo de pele e a sua idade. Afinal, você não pode usar todo e qualquer produto que as pessoas indicam, pois o que é bom para elas pode não ser para você.

Diante disso, é de suma importância que você agende uma consulta com um dermatologista de sua confiança para que este profissional examine a sua pele e possa te dar as orientações necessárias, bem como receitar as melhores opções de produtos para o seu caso.

Neste artigo, nós vamos falar um pouco sobre cada aspecto de uma rotina skincare, então já se prepare porque vai ser um conteúdo bem completo e que será muito útil para ti. Quais são as etapas do skincare? O que não se pode fazer em hipótese alguma? Quais são os benefícios? Essas e outras questões serão respondidas por nós.

Quer cuidar da pele e não sabe como? Leia este artigo e fique por dentro de algumas dicas!

O que é a rotina skincare?

Os cuidados com a pele são indicados para prevenir o envelhecimento precoce, como aparecimento de rugas, flacidez e manchas.

Existem 4 tipos de pele, a seca, a oleosa, a mista e a normal. Cada tipo de pele necessita de um cuidado especial, portanto, o ideal é que você consulte um dermatologista para saber os melhores cuidados para o seu tipo de pele.

Como montar uma rotina skincare?

Para montar uma rotina skincare, o ideal é que se divida em dois turnos: manhã e noite. Vamos te dar algumas dicas de como fazer a seguir.

plano-e-estética
  1. Limpeza de pele: Durante a noite a pele acumula suor, sebo, poeira, etc. Por isso, é importante a limpeza da pele pela manhã, dando prioridade à zona T (testa, nariz e queixo). Comece lavando bem o rosto e, após, utilize um produto indicado para os eu tipo de pele. Para pele oleosa e mista, o indicado por dermatologistas é a utilização de um gel de limpeza com ativos que previnam a produção de sebo.À noite, antes da limpeza, retire toda a maquiagem e lave bem o rosto antes de iniciar.
  2. Hidratação: Mesmo para as peles oleosas existem hidratantes que são indicados por dermatologistas, como as nanotecnologias, presentes nos produtos com mais ativos. Esse tipo de produto pode ser utilizado por todos os tipos de pele.
  3. Anti-idade: Aplique um bom produto anti-idade, e ele agirá por todo o dia. O ideal é a vitamina C, que trabalha na pele como antioxidante.
  4. Protetor solar: Deve ser o último a ser passado, e deve ser utilizado diariamente. Se os produtos dos itens acima forem nanocosméticos, o protetor solar poderá ser aplicado logo em seguida, se não, aguarde o tempo de ação do produto.

As etapas de uma rotina skincare completa

Agora que você já sabe o conceito de skincare, você precisa saber quais são as etapas corretas a serem seguidas, pois se você inverter as ordens, muito provavelmente não alcançará o resultado desejado. A seguir, confira o passo a passo para uma rotina skincare de sucesso:

  1. Demaquilante: se você estiver com maquiagem no rosto, este será o seu primeiro passo;
  2. Limpeza do rosto: este passo é fundamental para limpar a sua pele e livrá-la de todas as impurezas. Além disso, ainda age na proteção e no combate aos sinais de envelhecimento;
  3. Esfoliação: agora que a limpeza da pele já está feita, é hora de esfoliar o rosto. Mas preste muita atenção, pois este passo só deve ser feito 1 ou 2 vezes por semana. Age na redução dos poros dilatados e controle da oleosidade;
  4. Tonificação: apesar de muitas pessoas negligenciarem este passo, ele também é importante, pois recupera e reequilibra o PH da pele.
  5. Hidratação: esta é uma etapa indispensável e engana-se quem pensa que não precisa hidratar a pele oleosa. Neste caso, escolha um hidratante adequado ao seu tipo de pele.
  6. Etapa extra: se você tem produtos como creme para área dos olhos, anti acne e/ou anti rugas, chegou a hora de aplicá-los.
  7. Proteção: a última etapa dos cuidados com a pele sempre será aplicar o protetor solar. Seu uso deve ser diário e independente da estação do ano. Além de proteger a pele de danos externos, ainda age na prevenção do envelhecimento precoce.

O que NÃO fazer: pecados da rotina skincare

Assim como tem o passo a passo que deve ser seguido para uma rotina skincare de sucesso, também temos os pecados da skincare. Mas como assim? Isso mesmo! É preciso mencionar que alguns hábitos podem prejudicar e, até mesmo, favorecer o envelhecimento no futuro.

Sendo assim, preste muita atenção no que você NÃO deve fazer na sua rotina de cuidados com a pele e pare de fazê-los se já for uma prática sua. Acompanhe:

Não usar protetor solar

Muitas pessoas costumam negligenciar esta etapa, principalmente nos dias nublados e chuvosos. Mas você sabia que as queimaduras também podem ocorrer nestes dias de outono e inverno? Isso acontece porque as nuvens absorvem, aproximadamente, 10% da radiação ultravioleta.

Usar bons produtos no momento errado

Isso quer dizer que você deve usar os produtos conforme indicação do dermatologista ou do fabricante. Se o produto é noturno, só deve ser usado à noite. Um erro bastante comum é utilizar ácidos durante o dia, pois pode deixar a pele ainda mais sensível e descamar devido a radiação solar.

Esquecer outras partes do corpo

A rotina de skincare é comumente focada no rosto, mas não podemos negligenciar áreas do nosso corpo como joelhos e cotovelos, pois sofrem os danos do mesmo jeito, os quais ocasionam o envelhecimento precoce.

Abusar dos retinoides

A verdade é que nenhum retinoide deve ser usado sem prescrição de um dermatologista, pois estamos diante de um ácido que pode causar queimadura e hipersensibilidade se não for utilizado da forma correta.

Acreditar que produtos caros são milagrosos

Outro grande erro é pensar que investir alto em produtos vai salvar sua pele. Isso acontece porque os cremes não fazem milagres e a melhor forma de cuidar da pele é consultando com um dermatologista e seguindo todas as orientações dadas. As famosas usarem determinado produto não quer dizer que seja bom para você. O segredo é confiar no profissional que está lhe acompanhando.

Quais são os benefícios de manter uma rotina skincare?

Muitas pessoas falam que é importante manter uma rotina de cuidados com a pele, mas você sabe quais são os benefícios que a rotina skincare pode proporcionar? Não? Então, sua dúvida acaba agora, porque nós vamos te contar tudo. Veja:

  • Evita o ressecamento da pele;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Proporciona uma pele mais uniforme;
  • Reduz manchas decorrentes de acne;
  • Textura macia e aveludada;
  • Facilita o processo de desintoxicação da pele;
  • Estimula a renovação celular;
  • Controla a oleosidade;
  • Previne espinhas e cravos.

Dicas incríveis para uma pele mais bonita

De antemão, constantemente vemos várias dicas para uma pele mais bonita e saudável, seja conselhos de pessoas próximas ou famosos. Mas você sabe diferenciar realmente o que faz bem ou não? Pois bem, nós chegamos com dicas valiosas que vão te ajudar a conquistar a pele dos sonhos. Confira:

  • Não abra mão de usar protetor solar diariamente;
  • Beba muita água;
  • Evite stress;
  • Nunca durma com maquiagem;
  • Hidrate a sua pele, tanto do rosto quanto do corpo;
  • Tenha cuidado com cuidados caseiros;
  • Durma bem;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Saiba qual é o seu tipo de pele e utilize os produtos adequados;
  • Evite consumir bebida alcóolica em excesso;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Faça limpeza de pele quando houver necessidade;
  • Respeite a frequência de uso dos produtos;
  • Não fume;
  • Marque uma consulta com um dermatologista e siga as orientações à risca.

Qual a melhor idade pra começar a cuidar da pele?

Os cuidados com a pele devem ser iniciados por volta dos 20 anos, já que, nesta idade, a produção de colágeno começa a diminuir.

Nesta idade, o importante é a hidratação e a proteção solar. O ideal são produtos à base de zinco e ácido salicílico. Eles ajudam a prevenir o envelhecimento, assim como o aparecimento de olheiras.

Entre os 30 e 40, utilize produtos com ácido L-ascórbico, um antioxidante rico em vitamina C.

Entre os 40 e 50 anos, dermatologistas recomendam o cuidado com a hidratação e ativos renovadores.

Após os 50 anos, as consequências da falta do uso do protetor solar aparece agora. Utilize produtos como o retinol, que ajuda na produção de colágeno.

Como o dermatologista do plano de saúde pode me ajudar?

Antes de iniciar a sua rotina skincare, a visita ao dermatologista é imprescindível.

O dermatologista é responsável por verificar se há algum fator de risco para doenças de pele. O ideal é que você tenha um plano de saúde, pois é importante sempre colocar a saúde em primeiro lugar. Mesmo que você ache que seja só estética, é o médico dermatologista quem vai lhe dizer isso com toda a certeza.

A Corretora Cedro tem planos com os melhores dermatologistas pra você, entre em contato.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Rotina skincare: dúvidas frequentes

Assim como em qualquer outro assunto, os mitos também fazem parte deste universo da rotina skincare. Isso acontece porque cada um diz uma coisa diferente e quem ouve acaba ficando com mais dúvidas ainda. Pensando nisso e em trazer ainda mais informação para você, criamos este tópico para sanar todas as dúvidas que ainda possam ter restado.

A seguir, veja as perguntas mais frequentes e suas respectivas respostas. Dá uma olhada:

Receitas caseiras funcionam?

Em primeiro lugar, tome bastante cuidado com essas receitas caseiras de skincare que circulam por aí na Internet. Para que você entenda melhor, frutas cítricas podem manchar a pele, por exemplo. Sendo assim, o ideal é consultar um dermatologista!

Como incrementar e potencializar a skincare?

Já colocou os passos básicos em prática? Pois bem, chegou a hora de incrementar e potencializar a sua rotina skincare com máscaras faciais nutritivas, hidratantes ou clareadoras. Mas devem ser usadas apenas uma vez por semana, viu? Então, nada de exageros!

A rotina skincare do verão é igual a do inverno?

Não, porque as necessidades da sua pele variam conforme a estação do ano. Enquanto a pele fica mais seca no inverno e necessita de uma hidratante mais potente, a pele ainda precisa de hidratação no verão, mas a tendência é que seja algo mais leve.

Posso fazer uma rotina skincare igual à da minha amiga?

Não! Cada pessoa tem um tipo de pele, suas próprias características e suas necessidades que devem ser supridas. Um produto ser bom para a sua amiga não significa que também será bom para você e vice-versa.

Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a reduzir a oleosidade da pele?

Não! Lavar o rosto excessivamente pode causar justamente o famoso efeito rebote e a pele vai produzir mais oleosidade a fim de repor aquela que foi tirada. Portanto, o recomendado é lavar o rosto, no máximo, duas vezes ao dia: uma ao acordar e outra antes de dormir.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Rotina skincare: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você gostou deste artigo e do tema abordado nele? Desejamos que este conteúdo tenha te ajudado a manter uma rotina skincare e que tenhamos esclarecido todas as suas dúvidas. Assim como este texto foi produzido com muita dedicação pensando em você, nós temos muitos outros e que você pode recebê-los de forma gratuita. Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *