Saiba mais sobre a cirurgia de catarata

Visão embaçada, dificuldade para enxergar mesmo em ambientes claros e troca constante de óculos sem efeito. Sintomas que atingem pessoas no mundo todo, em especial as acima dos 45 anos. O diagnóstico muitas vezes causa espanto e aflição: catarata. Será que é esse bicho papão mesmo? Então leia esse artigo e esclareça dúvidas sobre essa doença e sobre cirurgia de catarata.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A saber, catarata nada mais é do que a perda de transparência do cristalino, uma lente natural do olho cuja função é dar foco da visão em diferentes distâncias. Por isso a visão fica turva, como se fosse por um vidro.

Então, esse cristalino vai se desgastando com a idade e em muitos casos pode ser uma condição congênita, o que pode ser mapeado por procedimentos como o biohacking.

Ainda que seja uma doença comum, ela é responsável por muitos casos de cegueira no mundo pela simples falta de tratamento.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

A cirurgia

A única forma de tratar a catarata é com cirurgia. A cirurgia da catarata nada mais é do que a retirada do cristalino para implante de uma lente intraocular.

Um procedimento simples e rápido, mas que precisa ter toda a atenção e cuidado de seu plano de saúde e seu oftalmologista para que seja feita da melhor maneira possível.

O procedimento é tão pequeno que não precisa nem de cuidados ambulatoriais mais complexos. Normalmente a cirurgia é feita em até 15 minutos e não há a necessidade nem de internação, nem de repouso no hospital.

Técnicas utilizadas na cirurgia de catarata

Duas técnicas são as mais aceitas e seguras entre os médicos:

A primeira é chamada de facoemulsificação. É uma pequena incisão no olho para quebrar o cristalino que está opaco em pedaços bem pequenos, que depois são retirados para a aplicação do implante. Nessa técnica, a cirurgia de catarata necessita bisturi e a anestesia é feita com colírio.

A segunda técnica é a chamada de Laser Femtosegundo. É um equipamento que “entra” no olho e realiza todo o procedimento de retirada do cristalino e colocação do implante. Nesse tipo de cirurgia de catarata não é preciso usar bisturi, o que causa aflição nos pacientes!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Pós-operatório

Em todos os tipos de cirurgia de catarata, o pós-operatório é muito simples. Recomenda-se repouso e descanso absoluto ao paciente. Nada de exercícios físicos ou movimentos muito bruscos.

A cirurgia de catarata demanda também que não se coce o olho e o paciente evite ambientes quentes, poluídos e com vento.

Sabe aqueles tapa olhos? É um bom instrumento para proteger o olho – ainda que chame a atenção de muita gente! Recomenda-se que o período de descanso seja de três semanas a um mês.

Não há muito segredo na cirurgia de catarata. Coberta por vários planos de saúde, ela é um procedimento descomplicado, seguro e confiável e fundamental para dar qualidade de vida.

Mexer com o olho é delicado! Por isso é fundamental que você conte com o seu plano de saúde e busque a melhor assistência para que o pré e o pós operatório seja o mais tranquilo possível!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de assuntos relacionados não apenas à catarata, mas tudo envolvendo a saúde dos olhos, dicas de saúde e bem estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *