Saiba mais sobre Infecção urinária: causas, diagnóstico, sintomas e tratamento

A infecção urinária é uma doença bastante comum em homens e mulheres. No entanto, acomete mais o sexo feminino. Porém, mesmo sendo conhecida, ainda gera dúvidas na maioria da população. Especialmente no que se refere às as suas causas e sintomas, que podem ser confundidos com outras patologias.

Essa infecção pode ser conhecida também como uretrite, cistite ou pielonefrite. Normalmente, ela é causada por micro-organismos que ficam nas fezes e que, por algum motivo, entram no canal urinário.

Hoje vamos falar mais sobre a infecção urinária. Continue acompanhando e saiba mais sobre essa doença tão comum, mas que ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Boa leitura!

O que é infecção urinária e quais as suas causas?

A infecção urinária é uma doença que afeta os órgãos do trato urinário, sendo mais comum na bexiga. Ela é facilmente tratada quando descoberta no início. Há casos em que essa infecção afeta os rins e, por isso, necessita de tratamento prolongado.

Há pessoas que são afetadas mais vezes pela infecção urinária. Existem casos que uma pessoa pega a cada seis meses ou a cada três. Quando ele é muito recorrente, deve ser feito exames para investigar a causa mais a fundo.

As causas da infecção urinária são:

  • Bactérias, as mais comuns são Escherichia coli, Enterococcus, Proteus e Klebsiella;
  • Fungos;
  • Por vírus ou parasitas são mais raros, mas existem casos.

Sintomas da infecção urinária

Veja abaixo os principais sintomas gerais causados por essa infecção:

  • Necessidade urgente de urinar constantemente;
  • Pouca urinação nas vezes que vai ao banheiro;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, costas ou abaixo do ventre;
  • Febre;
  • Em casos mais graves, há sangue na urina.

Infecção urinária na mulher

Como já dissemos, as mulheres são mais propensas a contrair essa infecção, pois possuem a uretra mais curta e próxima da vagina e do ânus. Normalmente, essa infecção no sexo feminino ocorre por contaminação de micro-organismos na região vaginal ou perianal. Além disso, a relação sexual potencia a introdução de bactérias para o interior da vagina, o que facilita o aparecimento de infecção urinária.

Infecção urinária nos homens

Já no homem os casos são mais raros. Porém, existem e, a maioria dos casos, é por prender demais a urina. No sexo masculino, essa infecção pode transmitir-se à próstata, epidídimo e testículo e, nesses casos, o tratamento é mais prolongado.

Infecção urinária na criança

As crianças costumam ter infecção urinária, sendo uma das infecções bacterianas mais comuns. Nessa fase esse tipo de infecção pode ser devido à manifestação de malformações do trato urinário ou defeitos funcionais nos órgãos.

Tratamento

A infecção urinária tem cura e o tratamento, na maioria dos casos é bem simples. A base é usar antibióticos para combater a bactéria e beber bastante líquido. Em casos de dor e febre, o médico pode receitar analgésico.

No entanto, é preciso ir a um médico para saber o grau em que a infecção se encontra para ele indicar o tratamento correto. A automedicação não é indicada. Quando a infecção está mais avançada, é possível que o paciente seja internado.

Ficou alguma dúvida? Para receber mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter. Fique por dentro de todas as dicas de saúde em nosso blog que está sempre atualizado.