Saiba mais sobre Infecção urinária: causas, diagnóstico, sintomas e tratamento

Sabe aquela dor e/ou ardor ao urinar? É um sintoma bastante incômodo e, apesar de ser mais comum nas mulheres, os homens também podem sofrer com infecção urinária. Mas será que tem como prevenir? Existem fatores de risco? A Corretora Cedro explica!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A infecção urinária é uma doença bastante comum em homens e mulheres. No entanto, acomete mais o sexo feminino. Porém, mesmo sendo conhecida, ainda gera dúvidas na maioria da população. Especialmente no que se refere às as suas causas e sintomas, que podem ser confundidos com outras patologias.

Essa infecção pode ser conhecida também como uretrite, cistite ou pielonefrite. Normalmente, ela é causada por micro-organismos que ficam nas fezes e que, por algum motivo, entram no canal urinário.

Hoje vamos falar mais sobre a infecção urinária. Continue acompanhando e saiba mais sobre essa doença tão comum, mas que ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Boa leitura!

Infecção urinária: tudo que você precisa saber!

Antes de tudo, queremos fazer uma breve explicação sobre o que será abordado neste tópico. Vale ressaltar que a nossa intenção é trazer as informações necessárias para uma boa compreensão, sobretudo para te ajudar a conquistar uma melhor qualidade de vida.

Ao terminar a leitura deste tópico, você terá respostas para as seguintes perguntas: O que é infecção urinária? Quais são as causas? Quais são os principais sintomas? Existem fatores de risco? Portanto, fique aí e não perca nenhuma informação!

O que é infecção urinária? Quais são as suas causas?

Você sabia que, aproximadamente, 30% das mulheres vão apresentar algum episódio de infecção urinária em algum momento da vida? Isso acontece porque as mulheres têm 50 vezes mais chances de desenvolver esse quadro clínico, seja caso leve ou grave.

A infecção urinária é uma doença que afeta os órgãos do trato urinário, sendo mais comum na bexiga. Ela é facilmente tratada quando descoberta no início. Há casos em que essa infecção afeta os rins e, por isso, necessita de tratamento prolongado.

Trata-se de uma doença infecciosa e pode ocorrer em qualquer órgão do sistema urinário, como: rins, ureteres, uretra e bexiga. Além disso, é conhecida por Infecção do Trato Urinário (ITU) e pode ser dividida em vários tipos. A seguir, confira os pontos principais de cada um.

Cistite

  • Infecção bacteriana que ocorre na bexiga ou trato urinário inferior;
  • Apesar da relação sexual pode levar à cistite, você não precisa estar sexualmente ativo para desenvolvê-la;
  • Todas as mulheres possuem risco de ter cistite, devido a anatomia do próprio corpo: curta distância entre uretra e ânus;

Pielonefrite

  • Tipo de Infecção do Trato Urinário (ITU) que, geralmente, começa na bexiga ou uretra e migra para os rins (um ou ambos);
  • Se não tratada da forma correta, pode provocar prejuízos permanentes aos rins e, se a bactéria se espalhar na corrente sanguínea, pode causar uma infecção fatal;

Uretrite

  • Nada mais é do que uma inflamação ou infecção na uretra;
  • A uretrite é decorrente de bactérias do próprio sistema gastrointestinal, mas outras infecções podem causá-la, tais como: herpes, gonorreia e clamídia.

Há pessoas que são afetadas mais vezes pela infecção urinária. Existem casos que uma pessoa pega a cada seis meses ou a cada três. Quando ele é muito recorrente, deve ser feito exames para investigar a causa mais a fundo.

Com relação às causas da infecção urinária, ela geralmente acontece quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra. A seguir, conheça quais são as causas da infecção urinária são:

  • Bactérias, as mais comuns são Escherichia coli, Enterococcus, Proteus e Klebsiella;
  • Fungos;
  • Por vírus ou parasitas são mais raros, mas existem casos.

Principais sintomas da infecção urinária

A verdade é que nem todas as pessoas vão manifestar sintomas. Apesar disso, é importante conhecê-los para poder identificar quando algo estranho estiver acontecendo.

Veja, abaixo, os principais sintomas gerais causados por essa infecção:

  • Necessidade urgente de urinar constantemente;
  • Pouca urinação nas vezes que vai ao banheiro;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, costas ou abaixo do ventre;
  • Febre;
  • Urina com forte odor;
  • Urina em tonalidade escura;
  • Náuseas e vômitos;
  • Corrimento uretral;
  • Incontinência urinária;
  • Em casos mais graves, há sangue na urina.

Tome nota: os sintomas podem variar conforme o tipo de infecção.

Será que posso ter infecção urinária?

Você sabia que existem alguns fatores de risco que contribuem para o aparecimento de um quadro de infecção urinária? Pois é, chegou a hora de conhecê-los e ficar alerta:

  • Gênero: pessoas com a uretra menor tem mais chances de apresentar Infecção do Trato Urinário (ITU), como é o caso das mulheres.
  • Contraceptivos: o uso de alguns contraceptivos pode ser considerado como um fator de risco. Como exemplo, podemos citar os espermicidas.
  • Bloqueio: bloqueios no trato urinário também podem causar infecção urinária, tais como: pedras nos rins e aumento da próstata.
  • Cateter: a utilização do cateter também pode ocasionar quadros infeciosos.
  • Vida sexual ativa: apesar da vida sexual ativa não ser obrigatória, ela pode facilitar o desenvolvimento de uma infecção urinária.
  • Menopausa: a queda no nível dos hormônios após a menopausa também pode contribuir para que uma infecção urinária apareça, pois deixa o trato urinário mais vulnerável.

Infecção urinária na mulher

Como já dissemos, as mulheres são mais propensas a contrair essa infecção, pois possuem a uretra mais curta e próxima da vagina e do ânus. Normalmente, essa infecção no sexo feminino ocorre por contaminação de micro-organismos na região vaginal ou perianal. Além disso, a relação sexual potencia a introdução de bactérias para o interior da vagina, o que facilita o aparecimento de infecção urinária.

Com relação à infecção urinária na mulher, nós separamos 4 coisas que você precisa saber:

  • Você precisa de um médico: se você sente aquele desconforto ao urinar, ir ao médico é indispensável. É preciso evitar que a infecção se espalhe pelo corpo e o tratamento deve ser realizado o quanto antes. Se você está grávida, é preciso ficar em alerta, pois a infecção urinária pode causar o parto prematuro.
  • Pode acontecer mais de uma vez: a verdade é que a infecção urinária recorrente é bastante comum e, o maior problema está relacionado com o tratamento não concluído. Se você não toma os medicamentos receitados, as bactérias podem se multiplicar e, por consequência, reiniciar o quadro infeccioso.
  • Não depende de faixa etária: o que isso significa? Isso quer dizer que mulheres mais velhas também correm risco de desenvolver infecção urinária, mesmo que não tenham uma vida sexual ativa.
  • Sexo também pode causá-la: apesar de não ser uma Infecção Sexualmente Transmissível, o ato físico do sexo pode provocar uma infecção urinária. Como forma de ajudar, você pode urinar antes e após as relações sexuais.

Infecção urinária nos homens

Já no homem os casos são mais raros. Porém, existem e, a maioria dos casos, é por prender demais a urina. No sexo masculino, essa infecção pode transmitir-se à próstata, epidídimo e testículo e, nesses casos, o tratamento é mais prolongado.

Assim como no tópico anterior, aqui também temos alguns pontos para mencionarmos. Vamos lá?

  • É mais comum em homens com mais de 50 anos de idade;
  • Homens que praticam sexo anal;
  • Homens não circuncidados;
  • Aqueles que possuem algum bloqueio para a saída da urina ou usam sonda para urinar.

Outros fatores de risco da infecção urinária no homem: diabetes, beber pouco líquido, ter insuficiência renal crônica, tumores no trato urinário, ter a próstata aumentada, sofrer de alguma doença neurológica e outros.

Infecção urinária na criança

As crianças costumam ter infecção urinária, sendo uma das infecções bacterianas mais comuns. Nessa fase esse tipo de infecção pode ser devido à manifestação de malformações do trato urinário ou defeitos funcionais nos órgãos.

Você sabia que os sintomas podem variar conforme a idade da criança? Para te ajudar, veja quais são os sintomas de acordo com cada fase:

  • Bebês até 2 anos: febre pode ser o único sintoma, mas pode estar associada à recusa de alimentos e redução na atividade. No recém nascido, ele pode não querer mamar, respiração mais cansada, olhos mais fundos e febre.
  • Criança acima de 2 anos: ardor ou dor ao urinar, aumento na frequência da ida ao banheiro, perda involuntária de urina e dor na região inferior do abdômen.

Infecção urinária na gravidez

Você sabia que, segundo o I Encontro da Rede Mãe Paranaense, a infecção urinária na gravidez atinge entre 5% e 15% das mulheres? Sendo assim, é bom ficar atento e manter todos os cuidados necessários!

De antemão, a infecção urinária na gravidez pode ser causada por mudanças no corpo (nível elevado de progesterona e compressão do útero gravídico), bactérias do intestino e, até mesmo, as relações sexuais.

Infecção do Trato Urinário: diagnóstico e tratamento

Em primeiro lugar, é essencial mencionar que o diagnóstico deve ser feito apenas por um médico através de exames. Mas, afinal, quais são esses exames? Após o diagnóstico, como deve ser o tratamento? Calma, pois vamos te explicar tudo!

Diagnóstico

O profissional especializado pode solicitar o exame de urina e a cultura de urina. Além disso, outros exames também podem ser pedidos, tais como: exames de imagem (tomografia, ultrassom ou ressonância magnética) e citoscopia (utilizado para avaliar as partes internas da uretra e da bexiga).

Tratamento

A infecção urinária tem cura e o tratamento, na maioria dos casos é bem simples. A base é usar antibióticos para combater a bactéria e beber bastante líquido. Em casos de dor e febre, o médico pode receitar analgésico.

No entanto, é preciso ir a um médico para saber o grau em que a infecção se encontra para ele indicar o tratamento correto. A automedicação não é indicada. Quando a infecção está mais avançada, é possível que o paciente seja internado.

Quais são os medicamentos?

Primeiramente, é indispensável que você vá ao médico para se consultar e diagnosticar a infecção urinária. Após isso, apenas o profissional pode te recomendar qual é a melhor forma de tratar essa infecção de acordo com o seu caso.

Entretanto, nós podemos citar alguns exemplos de remédios que são, comumente, prescritos. Veja:

  • Cefalexina;
  • Amoxicilina + Clavulanato de potássio;
  • Cetoprofeno;
  • Cystex;
  • Nitrofen;
  • Bactrim;
  • Cefaclor.

Tome nota: a Corretora Cedro NÃO recomenda a automedicação. Nosso conselho é que você procure um médico o quanto antes, assim ele te orienta sobre o tratamento: medicamento, duração e dosagem certa. Sendo assim, NUNCA se automedique!

Infecção urinária: é possível evitá-la?

Assim como outras doenças, também podemos prevenir a infecção urinária através da adoção de algumas práticas. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas. Confira:

  • Beba muito líquido, principalmente água;
  • Urine após as relações sexuais;
  • NÃO use produtos como: sprays, ducha ou pó para higiene íntima;
  • Evite calças muito apertadas;
  • Dê preferência para calcinhas de algodão;
  • Limpe-se após urinar;
  • NÃO prenda a urina;
  • Mantenha uma boa imunidade através de uma alimentação saudável
  • Evite a higiene íntima excessiva;
  • Dê preferência aos absorventes externos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Infecção urinária: perguntas frequentes

Você ficou com alguma dúvida sobre infecção urinária? Então, chegou a hora da Corretora Cedro respondê-las. Apesar de ter sido um artigo recheado de informações e dicas, é normal que reste algumas perguntas. Acompanhe:

O que acontece quando a infecção não é tratada?

Assim como outras doenças, quando a infecção urinária não é tratada corretamente, a tendência é que ela evolua, podendo chegar até a um caso de pielonefrite. Além disso, pode provocar sepse (infecção generalizada) e formação de abscessos nos rins.

Quais são as possíveis complicações da infecção urinária na gravidez?

Se você está grávida e suspeita estar com infecção urinária, você deve procurar um médico para diagnosticar e iniciar o tratamento o quanto antes. Dessa forma, você evita que o bebê sofra algumas complicações, tais como: parto prematuro, aborto espontâneo, infecção fetal intrauterina, sepse neonatal e recém nascido com baixo peso.

Por outro lado, as complicações também podem afetar a mamãe. Os principais problemas são: septicemia, choque séptico e óbito materno.

Suco de cranberry pode prevenir Infecção do Trato Urinário?

Alguns estudos apontam que o cranberry pode reduzir a adesividade bacteriana e, a tendência é que isso se estenda para o trato urinário também. Contudo, dê preferência à água ou água de côco.

A infecção urinária é transmissível?

As bactérias causadoras da infecção urinária vivem no próprio organismo do paciente. Sendo assim, a contaminação não acontece usando banheiros públicos e não pode ser transmitida através de relações sexuais.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Infecção urinária: para concluir

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do artigo? Esperamos que sim. Agora que você já sabe tudo sobre infecção urinária, é possível se cuidar mantendo os cuidados necessários. Ficou alguma dúvida? Para receber mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter. Fique por dentro de todas as dicas de saúde em nosso blog que está sempre atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *