Saiba mais sobre tratamento para acne e se é possível realizá-lo pelo plano de saúde

Geralmente, na correria do dia a dia, alguns hábitos de cuidado com a pele costumam ficar em segundo plano. Devido a isso, tem sido cada vez mais comuns problemas de pele em pessoas de diferente idades. Entre elas, a mais comum é a acne.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A acne é uma inflamação ocasionada por hormônios e células mortas da pele, que obstruem os poros e causam problemas dermatológicos. Ela se caracteriza por lesões na pele, espinhas, cravos e, algumas vezes, pústulas. Espinha faz parte da acne, mas a acne é muito mais do que a espinha.

No texto abaixo, saiba tudo sobre essa inflamação e conheça algumas formas de tratamento para acne.

Diagnóstico

Independente da idade, a acne costuma apresentar sintomas próprios. Entre eles estão lesões como os cravos, as espinhas, as pápulas, os nódulos e os cistos. Esses últimos atingem as camadas mais profundas da pele e podem deixar cicatrizes. No entanto, para ter certeza, o mais indicado é procurar um dermatologista

Mais do que os hormônios estrógenos e andrógenos, a acne pode ser ocasionada ou piorada por outros fatores. Estresse, muita exposição ao sol, medicamentos com muita vitamina B e uso de produtos oleosos no corpo e rosto são alguns exemplos.

Além deles, o inverno costuma ser a época mais propícia para aparecimento da acne.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Fatores de risco

Um hábito bastante prejudicial e que pode piorar muito as lesões é espremer cravos e espinhas. Como as nossas mãos e, principalmente as unhas, estão cheias de bactérias, a infecção pode evoluir para um quadro mais agravante.

A acne a que estamos mais acostumados é a do tipo vulgar. Comum em adolescentes e adultos jovens, costuma aparecer durante a puberdade e acabar logo depois da fase adulta. No entanto, ela pode piorar e desenvolver formas mais agressivas.

A acne conglobata é uma forma mais grave de acne. Rara, pode aparecer em homens jovens e se caracteriza por espinhas grandes que aparecem no rosto, peito, costas, braços e coxas. Mais difícil de tratar, pode deixar cicatrizes.

Além dela, a acne fulminante é uma forma mais grave de acne conglobata e aparece raras vezes em meninos adolescentes.

Nela, um grande número de espinhas surge rapidamente nas costas e no peito. Inclusive, ela não só pode deixar cicatrizes, mas também ocasiona febre e dores musculares.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento para acne

Geralmente, são indicados sabonetes e cremes com baixa oleosidade, nos casos mais comuns. No entanto, para os mais graves, como a acne conglobata e fulminante, pode ser necessário o tratamento com antibióticos.

Anticoncepcionais também são usados em alterações hormonais nas mulheres, desde que não tenha contraindicações. Evite lavar muito o rosto e as regiões afetadas com sabonetes comuns, pois isso costuma piorar as lesões.

Os planos de saúde costumam cobrir procedimentos estéticos, como redução das mamas ou correção das pálpebras. No entanto, de acordo com a Agência Nacional de Saúde, ou ANS, procedimentos clínicos ou cirúrgicos com fins estéticos estão excluídos das coberturas dos planos de saúde.

No entanto, como cada plano de saúde apresenta pacotes diferentes para cada paciente, é fundamental sempre se informar com a sua operadora. Dependendo da gravidade, o plano de saúde pode cobrir o tratamento para acne, visto ser uma questão de saúde e não somente para fins estéticos.

Dessa forma, mais do que uma questão de beleza, o tratamento para acne é uma solução para um problema de saúde, cujos sintomas podem piorar. Assim, pode ser interessante observar as coberturas dermatológicas do seu plano de saúde.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do conteúdo? Então não perca mais nenhum! Assine agora mesmo a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *