Seguro auto cobre motor fundido? Conheça as principais coberturas

Carro novo, muitas pessoas já saem da concessionária com o seguro auto feito. O ideal, inclusive, é contratá-lo antes mesmo da entrega ser efetuada. Entretanto, o seguro auto cobre motor fundido? Sistema elétrico, rodas, vidros, portas, o que o seguro parcial ou integral do seu automóvel cobre e não cobre?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A maioria dos motoristas costuma fazer seguro total ou compreensivo contra incêndio, roubo ou colisão. No entanto, para carros antigos ou importados, o seguro contra colisão fica mais caro do que os outros dois e pode ser mais vantajoso não contratá-lo.

Para saber mais sobre as coberturas de seguro auto, criamos esse texto, para você tirar essa e outras dúvidas que tiver! Confira!

O que é um motor fundido?

Essa expressão é utilizada quando o motor do veículo já está completamente travado, de forma que, ao arrancar, se ouvem as peças metálicas chocando entre si e nada acontecendo.

Quando as peças internas se quebram, danificam ou derretem pela alta temperatura do motor, só tem um jeito de reparar: trocá-lo totalmente.

imprevistos-banner-2

Geralmente, esse quadro acontece ou por defeito de fábrica ou, o mais usual, negligência do motorista. A maioria dos condutores de veículos, infelizmente, não faz a manutenção preventiva e, algumas vezes, não utilizam combustível de confiança. Isso desgasta as peças do motor, levando o motor a fundir.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Seguro auto cobre motor fundido?

O seguro de automóveis costuma cobrir apenas a estrutura geral do veículo, o que inclui chassi, carroceria, motor e caixa. Acessórios estão fora da cobertura, embora possam ser contratados por valores adicionais. Entretanto, o seguro só cobre danos feitos pelo homem ou pela natureza em condições normais.

No caso específico do motor fundido, ele é ocasionado por falta de manutenção ou defeito de fábrica. Como no exemplo do segundo caso, a garantia é que deve cobrir o problema do motor, e não o seguro. No primeiro, por ser negligência do proprietário, o seguro auto também não cobre o motor fundido.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Acionar ou não o seguro auto?

Como já foi dito, o motor fundido costuma ser causado por irresponsabilidade do motorista. Nesse caso, o seguro não cobre esse dano.

Outras ocorrências que não estão na cobertura do seguro auto são vandalismo e danos causados por tumulto. No entanto, algumas seguradoras têm um seguro especial que cobre arranhões na pintura.

Geralmente, o seguro auto cobre incêndio, roubo/ furto, danos a terceiros, passageiros do veículo, vidros, lanternas e faróis. Entretanto, antes de contratar o seguro auto, saiba direitinho o que ele cobre ou não, para não ter surpresas desagradáveis quando precisar.

Os seguros feitos no Brasil cobrem apenas sinistros em território nacional. Contudo, ao sair para países do Mercosul, o motorista é obrigado a contratar a Carta Verde. Esse seguro é voltado à indenização de terceiros por danos materiais e corporais ou o reembolso de despesas pelas quais o segurado seja civilmente responsável.

Guincho, assistência 24 horas e ajuda em caso de pane seca ou elétrica são usuais no seguro auto. Muitas seguradoras vão além e também oferecem revisão gratuita de itens do veículo, troca de pneus, carro reserva, motorista ou táxi para o segurado nos casos de sinistro e muito mais. Por isso, sempre é bom se informar antes de contratar o seguro auto.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou desse material? Então fique conosco, pois o blog da Cedro sempre tem novidades sobre bem estar, saúde e seguros. Agora que você já sabe se o seguro auto cobre motor fundido, não perca mais nenhum conteúdo! Assine agora mesmo a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *